Debatendo o Poder da Retórica

Desenvolvida por: Lindal… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação e Produção de Texto

A atividade proposta, intitulada Debatendo o Poder da Retórica\

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para Debatendo o Poder da Retórica visam promover a compreensão das técnicas retóricas e sua aplicabilidade no discurso persuasivo, desenvolvendo habilidades críticas e argumentativas nos alunos. Os estudantes serão capazes de identificar e avaliar a eficácia dos diferentes elementos da retórica utilizados em discursos históricos, contribuindo para uma análise crítica mais ampla da comunicação em contextos diversos. Além disso, a atividade fomenta a habilidade de trabalhar efetivamente em grupo para discutir e apresentar ideias, integrando habilidades sociais e comunicativas com o conteúdo curricular. Este enfoque multidimensional não só fortalece o poder analítico dos alunos, mas também amplia sua capacidade de comunicarem ideias de forma estruturada e persuasiva.

  • Analisar e identificar técnicas retóricas em discursos.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Fomentar o trabalho em grupo e a comunicação efetiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade se concentra nas técnicas retóricas e suas aplicações práticas em discursos históricos influentes. Os alunos explorarão discursos reconhecidos por seu impacto sociopolítico, permitindo uma análise detalhada de como diferentes técnicas persuasivas estruturam-se para engajar e convencer o público. Esta abordagem permitirá que os alunos adquiram um entendimento profundo da retórica dentro de um contexto histórico e contemporâneo, relacionando os conteúdos às suas implicações práticas no mundo real. A análise dos discursos será seguida de um debate, promovendo a argumentação articulada e a crítica construtiva, essenciais às competências comunicativas.

  • Técnicas retóricas e persuasivas.
  • Análise de discursos históricos.
  • Debate e argumentação.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade faz uso da aula invertida e do trabalho em grupo para facilitar a construção colaborativa do conhecimento. Com a sala de aula invertida, os alunos terão acesso prévio a vídeos sobre discursos históricos, o que lhes permitirá preparar-se antecipadamente para as discussões em sala. A formação de grupos para análise e debate dos discursos estimula a colaboração, o diálogo coletivo e a troca de ideias, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento da comunicação oral e escrita. Esta metodologia ativa é escolhida para engajar os alunos em um processo de aprendizagem dinâmico e inspirador, que valoriza o protagonismo estudantil e a autonomia no conhecimento.

  • Sala de aula invertida.
  • Trabalho em grupo.
  • Apresentação de debates.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está estruturada em uma única aula de 60 minutos, organizada para otimizar cada fase do aprendizado. A primeira etapa consiste em uma breve recapitulação do trabalho realizado pelos alunos em casa ao assistirem aos vídeos dos discursos. Seguida pela divisão da turma em grupos para análise colaborativa das técnicas retóricas. Finalmente, será realizada a apresentação dos grupos, juntamente com um debate aberto, promovendo a troca de argumentos e a construção de novos entendimentos. Este cronograma flexível permite que todas as etapas sejam abordadas com a devida profundidade, focando na participação ativa e no engajamento dos alunos durante todo o processo.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos, análise dos discursos e debate.
  • Momento 1: Introdução à Retórica e Formação de Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula introduzindo o tema da retórica. Explique brevemente o poder da retórica na comunicação e em influenciar decisões. É importante que você destaque a relevância das técnicas retóricas na história e na atualidade. Em seguida, forme grupos de 4 a 5 alunos. Observe se a composição dos grupos promove diversidade de pensamentos e habilidades. Estimule a troca de ideias iniciais sobre o que já sabem ou ouviram sobre retórica. Avalie a participação dos alunos através de observações informais e tome nota de suas percepções.

    Momento 2: Análise dos Discursos Históricos (Estimativa: 20 minutos)
    Utilize o projetor para exibir vídeos de discursos históricos. Selecione discursos reconhecidos que exemplifiquem o uso eficaz de técnicas retóricas e persuasivas. Peça aos alunos que tomem notas observando quais técnicas retóricas são utilizadas. Permita que eles discutam em seus grupos as observações feitas e compartilhem insights. Incentive cada grupo a escolher um exemplo de técnica retórica observada para apresentar brevemente. Utilize intervenções para destacar aspectos que possam ter sido ignorados pelos grupos. As notas e discussões dos grupos servem como formas informais de avaliação.

    Momento 3: Debate e Argumentação (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua temas polêmicos ou questões contemporâneas para cada grupo, incentivando que argumentem a favor ou contra, usando as técnicas retóricas analisadas. É importante que dê tempo hábil para as equipes se prepararem e organizarem suas ideias. Após a preparação, faça um rodízio e promova pequenos debates entre os grupos, permitindo a todos participarem. Durante os debates, observe se estão aplicando as técnicas retóricas de forma eficaz. Dê feedback imediato após os debates para enriquecer o aprendizado. Esta atividade não é avaliada de forma formal, mas o feedback contínuo é essencial para o desenvolvimento das habilidades dos alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja alunos com condições específicas nesta turma, certifique-se de que todos os materiais audiovisuais utilizados tenham legendas. Forneça versões impressas das transcrições dos discursos para os alunos consultarem. Durante as discussões em grupo, promova um ambiente onde todos se sintam à vontade para contribuir, garantindo que vozes mais tímidas também sejam ouvidas. Lembre-se de que é integral manter um canal aberto para apoiar qualquer aluno que manifeste a necessidade de assistência adicional, encorajando-os ativamente a procurar suporte sempre que preciso. Seu papel é fundamental na facilitação de um espaço acolhedor e adaptável para todos!

Avaliação

A avaliação da atividade Debatendo o Poder da Retórica será diversificada para captar as diferentes dimensões do aprendizado dos alunos. Um dos métodos propostos é a avaliação formativa contínua, onde o feedback será oferecido durante a atividade com base em observações sobre o envolvimento dos alunos no trabalho em grupo e a qualidade das análises e debates apresentados. Critérios como coerência do argumento, participação ativa e uso adequado de técnicas retóricas serão considerados. Além disso, uma avaliação somativa poderá ser realizada com base na apresentação final, onde se espera que cada grupo demonstre compreensão dos conceitos discutidos e habilidades de argumentação eficazes. A prática do feedback formativo visa promover um entendimento contínuo e o desenvolvimento das habilidades críticas dos alunos, alinhando-se aos objetivos de protagonismo estudantil e reflexão crítica.

  • Observação formativa durante atividades de grupo.
  • Apresentação final dos grupos.
  • Feedback contínuo e construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para dar suporte à atividade, serão utilizados diversos recursos didáticos que enriquecem o aprendizado e facilitam o acesso à informação. Os vídeos dos discursos históricos constituem a principal fonte de conteúdo, provendo um material audiovisual que serve tanto de inspiração como de base para as análises dos alunos. Além disso, recursos online e apresentações digitais são recomendados para apoiar as apresentações dos grupos e o debate subsequente. Esses recursos são escolhidos por sua capacidade de engajar os alunos de forma dinâmica e interativa, promovendo a autonomia e o desenvolvimento de competências digitais e comunicativas.

  • Vídeos de discursos históricos.
  • Recursos online para pesquisa e apresentação.
  • Projetor e computador para exibição dos vídeos.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos que o papel do professor é desafiador e, portanto, valorizamos estratégias práticas e de baixo custo para aumentar a inclusão e a acessibilidade. Embora a turma não apresente condições ou deficiências específicas, recomenda-se a criação de um ambiente de aprendizado acessível a todos, incorporando práticas que assegurem equidade e participação ativa. Isso pode incluir o uso de legendas nos vídeos para melhor compreensão, a disponibilização antecipada de todos os materiais didáticos para revisão individual, e garantir a acessibilidade tecnológica. Promover o diálogo inclusivo durante os debates também é essencial para assegurar que todos os alunos tenham voz e possam compartilhar suas perspectivas, apoiando um ambiente educacional equitativo.

  • Uso de legendas nos vídeos.
  • Divulgação antecipada de materiais didáticos.
  • Estímulo a um diálogo inclusivo nos debates.

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