Desvendando Dialeto

Desenvolvida por: Anne S… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguística/Língua Portuguesa
Temática: Diversidade Linguística do Brasil

Esta atividade visa explorar a riqueza e a diversidade dos dialetos brasileiros através de uma abordagem prática e interativa. Os alunos serão divididos em grupos, e a cada grupo será atribuído um vídeo ou gravação de um dialeto brasileiro distinto, escolhido de uma lista previamente selecionada que pode incluir entrevistas, músicas ou documentários. Os estudantes deverão ouvir atentamente o material, esforçando-se para compreender e transcrever o que é dito, identificando as particularidades e características linguísticas do dialeto em questão. Após a transcrição, é esperado que cada grupo faça uma breve pesquisa sobre o contexto social, cultural e geográfico do dialeto, preparando para compartilhar suas descobertas. A culminância do projeto ocorre com uma Roda de Debate, onde cada grupo apresentará o que aprendeu, destacando a importância da inclusão, do respeito pela diversidade linguística e da luta contra o preconceito linguístico. O debate permitirá uma troca rica entre os alunos, incentivando o respeito mútuo e a valorização das diferenças. Esta atividade busca não apenas a conscientização sobre a diversidade linguística brasileira, mas também promover o desenvolvimento de habilidades de escuta, pesquisa, análise crítica e argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento da capacidade analítica dos alunos para reconhecer e valorizar a diversidade linguística do Brasil. Busca-se promover um ambiente de respeito e inclusão, incentivando os estudantes a refletir sobre as questões de preconceito linguístico e a importância das diferentes variantes da língua portuguesa como expressão da identidade cultural das comunidades. Além disso, visa-se aprimorar habilidades linguísticas, tanto no que se refere à compreensão auditiva quanto à expressão oral e escrita, através da transcrição e apresentação dos dialetos estudados. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de identificar características particulares dos dialetos analisados, relacionando-os aos seus contextos geográficos e culturais, e sustentar discussões significativas sobre a linguagem como fenômeno vivo e dinâmico.

  • Reconhecer e valorizar a diversidade linguística do Brasil.
  • Refletir criticamente sobre preconceito linguístico.
  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e transcrição.
  • Aprimorar a capacidade de realizar pesquisas e apresentações orais.
  • Promover a análise crítica e a argumentação construtiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG401: Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
  • EM13LP16: Produzir e analisar textos orais, considerando sua adequação aos contextos de produção, à forma composicional e ao estilo do gênero em questão, à clareza, à progressão temática e à variedade linguística empregada, como também aos elementos relacionados à fala (modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc.) e à cinestesia (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a diversidade das variedades linguísticas presentes no Brasil, explorando as características específicas dos dialetos selecionados para estudo. Serão abordados temas como a sociolinguística, focando na variação linguística como fenômeno natural e na importância do respeito às diferentes formas de expressão. Além disso, serão trabalhadas habilidades de transcrição e pesquisa, junto a técnicas de apresentação oral, visando o desenvolvimento integral dos alunos na competência linguística e na expressão crítica.

  • Diversidade linguística brasileira
  • Características dos dialetos brasileiros
  • Preconceito linguístico e inclusão
  • Técnicas de transcrição
  • Práticas de pesquisa e apresentação oral

Metodologia

A metodologia ativa será a base deste plano de aula, utilizando a Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao tema e divididos em grupos, cada qual responsável por um dialeto brasileiro. O trabalho de campo envolverá escuta ativa, transcrição e pesquisa. Os grupos discutirão suas descobertas na sala de aula invertida, preparando suas apresentações de modo colaborativo. A etapa final será a Roda de Debate, onde compartilharão insights, promovendo uma troca rica de conhecimentos e experiências. Esta abordagem visa estimular a autonomia dos alunos, o trabalho em equipe e a análise crítica.

  • Introdução ao tema e divisão de grupos
  • Análise e transcrição de dialetos
  • Pesquisa sobre o contexto do dialeto
  • Preparação coletiva para a Roda de Debate
  • Realização da Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em 2 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução ao tema, explicação da atividade e divisão em grupos, seguidos pelo início do trabalho de escuta e transcrição dos dialetos. Na segunda aula, os grupos continuarão o trabalho de transcrição se necessário, realizarão as pesquisas necessárias e prepararão suas apresentações. A Roda de Debate acontecerá no final da segunda aula, permitindo a exposição e discussão dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução, divisão dos grupos e início da transcrição
  • Aula 2: Continuação da transcrição, pesquisa e preparação para a Roda de Debate
  • Aula 3: Roda de Debate e discussão dos resultados

Avaliação

A avaliação será baseada na participação efetiva de cada aluno nas etapas da atividade, considerando a qualidade da transcrição realizada, a profundidade da pesquisa sobre o dialeto, a clareza e coerência na apresentação das descobertas durante a Roda de Debate e a capacidade de contribuição para o debate. Será valorizado o esforço de compreensão e análise dos dialetos, bem como a habilidade de trabalho em equipe e comunicação. A avaliação deverá ser formativa, servindo também como um meio de reflexão sobre o aprendizado adquirido e os desafios enfrentados durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso à internet para a pesquisa e visualização dos vídeos ou gravações dos dialetos, um projetor ou televisão para apresentar os vídeos em sala de aula, material para anotação e transcrição (como papel e caneta ou dispositivos eletrônicos), além de acesso a bibliotecas ou bases de dados online para a pesquisa sobre os dialetos. Também é importante contar com um espaço adequado para a realização da Roda de Debate, que permita a interação e participação de todos os alunos.

  • Acesso à internet
  • Projetor ou TV
  • Material de anotação
  • Acesso a bibliotecas ou bases de dados online
  • Espaço adequado para a Roda de Debate

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