Nesta atividade interativa e colaborativa, os alunos do 2º ano do Ensino Médio embarcarão numa jornada através do tempo e do espaço para desvendar o poder da propaganda. Antes da aula, os estudantes assistirão a uma série de propagandas cuidadosamente selecionadas pelo professor, que abrangem diversas épocas e contextos. Em sala de aula, utilizando a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, os alunos discutirão as estratégias de persuasão observadas, focando na forma como palavras, imagens e sons são empregados para exercer influência sobre o receptor. A seguir, em grupos, os estudantes terão a tarefa de escolher um produto e criar sua própria propaganda. Este exercício permitirá aos alunos aplicar os conceitos linguísticos e semióticos analisados anteriormente, estimulando a reflexão crítica e a criatividade. Por fim, cada grupo apresentará seu trabalho para a turma, dando origem a um debate enriquecedor sobre a eficácia das estratégias de persuasão empregadas em cada criação. Este diálogo fomentará não apenas a compreensão crítica das mensagens midiáticas, mas também a habilidade de articulação e argumentação dos estudantes.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreender e analisar de forma crítica as estratégias de persuasão presentes nas propagandas. Espera-se que os estudantes reconheçam como a escolha cuidadosa de palavras, imagens e sons pode influenciar as percepções e decisões do público. A criação de suas próprias propagandas permitirá aos alunos a oportunidade de aplicar esses conceitos na prática, desenvolvendo habilidades de comunicação, criatividade e pensamento crítico. Este exercício também visa fortalecer a capacidade dos estudantes de trabalhar em equipe e de apresentar e defender ideias de forma articulada em público.
Ao longo desta atividade, os alunos explorarão conceitos fundamentais de linguagem, semiótica e retórica, com foco especial nas estratégias de persuasão utilizadas em mídias publicitárias. A análise de propagandas de diferentes épocas e contextos proporcionará uma compreensão aprofundada de como as mensagens são construídas para influenciar a audiência. Além disso, o processo de criação de uma propaganda incentivará os estudantes a aplicarem práticas de escrita, seleção de imagens e utilização de sons de forma estratégica, potencializando o entendimento sobre o poder da comunicação.
Utilizando a metodologia de Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a assistir a uma seleção de propagandas antes da aula, preparando-se para uma discussão ativa e análise em grupo. Durante a aula, a Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada, promovendo a análise crítica e a criação de propagandas em um ambiente lúdico e colaborativo. Esta abordagem prática e interativa visa não apenas facilitar a compreensão dos conceitos, mas também engajar os alunos de maneira significativa.
A atividade será realizada em 3 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos discutirão as propagandas assistidas previamente, identificando estratégias de persuasão. Na segunda, serão divididos em grupos para começar a criação de suas próprias propagandas. Na terceira e última aula, os grupos apresentarão suas criações e participarão de um rico debate sobre as diversas estratégias empregadas.
A avaliação desta atividade será baseada em critérios como engajamento nas discussões, profundidade da análise crítica das propagandas estudadas, criatividade e eficácia da propaganda criada, assim como a qualidade da apresentação e defesa. Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo, considerando tanto a contribuição para o projeto quanto a participação no debate. A criatividade, o uso eficaz de estratégias de persuasão e a capacidade de reflexão crítica serão especialmente valorizados.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como uma seleção de propagandas de diferentes épocas e contextos, acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação de propagandas (papel, canetas, computadores com software de edição de imagens e vídeo, se possível), e um espaço para a exposição e discussão das criações. Estes recursos permitirão aos alunos explorar e aplicar conceitos de forma prática e criativa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula