Detetives da Informação

Desenvolvida por: Tamire… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Mídia e Informação

Na atividade 'Detetives da Informação', os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão imersos no contexto intrigante das mídias atuais, assumindo o papel de detetives investigativos com o objetivo de descortinar as camadas de significado por trás de propagandas, notícias e demais conteúdos midiáticos. Esta jornada os levará a analisar criticamente as visões de mundo, conflitos de interesse e preconceitos imbuídos nos materiais veiculados, promovendo um exercício de argumentação e interpretação acerca das intenções subjacentes aos discursos. Equipados com uma seleção diversificada de vídeos, artigos e anúncios publicitários, os grupos de estudantes se debruçarão sobre os conteúdos, aplicando técnicas de investigação para revelar as estratégias de persuasão, os apelos emocionais, ideológicos e os fins persuasivos por trás das mensagens veiculadas. A culminância do projeto se dará em um debate enriquecedor, onde cada equipe compartilhará suas descobertas, estimulando o diálogo crítico e a troca de perspectivas entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central dessa atividade é equipar os alunos com ferramentas analíticas e críticas para uma compreensão mais profunda das complexas dinâmicas presentes nas mídias. Pretende-se desenvolver habilidades de leitura crítica, incentivando os participantes a discernir entre informação e manipulação, fato e opinião, promovendo assim uma consciência maior sobre o papel ativo do receptor no processo de comunicação. Além disso, visa-se aprimorar a capacidade argumentativa e discursiva dos estudantes, preparando-os para intervir de maneira significativa em seus contextos sociais através da análise crítica de discursos mediáticos.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação crítica de textos midiáticos.
  • Analisar conflitos de interesse, preconceitos e ideologias nas mídias.
  • Estimular a argumentação embasada e crítica em contextos de comunicação.
  • Promover a capacidade de debate e reflexão sobre o impacto das mídias na sociedade.

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos incluem estudo das estruturas composicionais e estilísticas de gêneros textuais veiculados nas mídias, análise de estratégias discursivas como apelos emocionais, lógicos e éticos, além de sessões dedicadas ao entendimento de viéses, preconceitos e ideologias que permeiam discursos midiáticos. Haverá também uma introdução aos métodos de pesquisa e verificação de informações, fundamentais para a prática da crítica e interpretação mediática.

  • Estruturas composicionais e estilísticas de gêneros textuais midiáticos.
  • Análise de estratégias discursivas nas mídias.
  • Estudo de viéses, preconceitos e ideologias em conteúdos veiculados.
  • Métodos de pesquisa e verificação de informações.

Metodologia

Adotando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão divididos em grupos e orientados a investigar os materiais midiáticos apresentados, como se estivessem solucionando um caso de detetive. Esta abordagem promove engajamento, colaboração e aprendizado ativo, pois os estudantes aplicarão conceitos teóricos na análise de casos reais, formulando hipóteses, coletando dados e construindo argumentos. O uso de técnicas gamificadas estimula o pensamento crítico e a criatividade, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e participativo.

  • Dinâmicas de grupo para análise e discussão de materiais midiáticos.
  • Simulações de investigação para identificação de estratégias discursivas.
  • Sessões de debate para compartilhamento de descobertas e argumentos.
  • Criação de apresentações para sistematização e exposição das análises.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 6 horas, distribuídas ao longo de 7 sessões de 50 minutos. Inicialmente, teremos a introdução dos objetivos e metodologia. Nas sessões subsequentes, os alunos trabalharão em grupo na investigação dos materiais. A última sessão será dedicada aos debates e à reflexão coletiva sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2-5: Investigação dos materiais pelos grupos.
  • Aula 6: Preparação das apresentações dos grupos.
  • Aula 7: Debate e apresentação das descobertas.

Avaliação

A avaliação será baseada no engajamento dos alunos durante as investigações, na profundidade e originalidade de suas análises, na qualidade da argumentação evidenciada nas apresentações finais e na participação ativa nos debates. Cada grupo apresentará suas conclusões, que serão discutidas entre todos os alunos e o professor, fornecendo feedback imediato. Será dada ênfase na capacidade dos alunos de aplicar conceitos teóricos na interpretação dos materiais examinados e no desenvolvimento de uma perspectiva crítica.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto diversificado de materiais midiáticos, incluindo vídeos, artigos online e anúncios publicitários. Além disso, acesso à internet para pesquisa, computadores ou dispositivos móveis para visualização dos materiais e espaços para discussão em grupos serão fundamentais. Ferramentas de apresentação digital também serão empregadas para as conclusões finais dos grupos.

  • Seleção de vídeos, artigos e anúncios publicitários para análise.
  • Acesso à internet para pesquisa complementar.
  • Computadores ou dispositivos móveis para as atividades de grupo.
  • Ferramentas de apresentação digital (PowerPoint, Prezi, etc.).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo