Detetives Digitais: Criticando as Fake News

Desenvolvida por: Jenife… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas tecnologias
Temática: Fake News e Alfabetização Midiática

A atividade 'Detetives Digitais: Criticando as Fake News' engaja alunos do 2º ano do Ensino Médio na identificação e análise crítica de notícias digitais. Divididos em grupos, os estudantes recebem um conjunto de notícias - algumas verdadeiras e outras falsas - sobre um tema atual e relevante. Utilizando ferramentas digitais e técnicas de verificação de fatos, os alunos investigam a veracidade das informações recebidas. O processo inclui a análise de fontes, o cruzamento de dados disponíveis online e o uso de plataformas de checagem de fatos. Após a investigação, cada grupo apresenta suas descobertas à turma, compartilhando os métodos utilizados para diferenciar fatos de ficção e as dificuldades enfrentadas durante o processo. Esta atividade não só estimula o pensamento crítico e a alfabetização midiática dos estudantes, mas também fomenta a conscientização sobre o impacto das fake news na sociedade e a importância do uso crítico e responsável das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na seleção e no compartilhamento de informações. Desta forma, os alunos são capacitados a se tornarem consumidores mais informados e responsáveis de conteúdo digital.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver o pensamento crítico dos estudantes em relação aos conteúdos digitais, especialmente no que tange à veracidade das notícias. Almeja-se que, ao final deste exercício, os alunos sejam capazes de discernir entre informações verdadeiras e falsas, compreendendo a importância da verificação de fatos e do consumo consciente de mídia. Fomentar a alfabetização midiática, capacitar os alunos no uso eficiente das TDIC para pesquisa e comunicação, e sensibilizá-los sobre as implicações das fake news na sociedade são outros objetivos fundamentais desta atividade.

  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico em relação à mídia.
  • Capacitar os alunos para verificar a veracidade das informações.
  • Promover a alfabetização midiática.
  • Conscientizar sobre as consequências das fake news.
  • Incentivar o uso responsável das TDIC.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG702: Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abrange a compreensão e análise de notícias, discernimento entre fatos e ficção, e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e verificação de informações no ambiente digital. Os estudantes vão aprender e praticar técnicas de checagem de fatos, engajando-se em uma reflexão crítica sobre as fontes de informação e a importância da alfabetização midiática na sociedade contemporânea.

  • Análise de notícias digitais
  • Técnicas de verificação de fatos
  • Importância da alfabetização midiática
  • Impacto das fake news na sociedade

Metodologia

A atividade será conduzida em uma metodologia ativa, onde os alunos serão protagonistas de sua aprendizagem. Após a formação dos grupos, cada um receberá um conjunto de notícias para análise. Eles utilizarão ferramentas digitais e recursos online para investigar a veracidade dessas notícias. Finalizada a pesquisa, cada grupo preparará uma apresentação sobre suas descobertas e o processo utilizado para chegar às conclusões, promovendo um debate rico e fundamentado sobre o tema.

  • Trabalho em grupo
  • Uso de ferramentas digitais para pesquisa
  • Análise crítica de informações
  • Apresentações e debates em sala de aula

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos, receberão as notícias e iniciarão as pesquisas. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e à discussão das descobertas.

  • Aula 1: Formação dos grupos e início da investigação
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e discussão

Avaliação

A avaliação dos alunos se baseará na eficácia com que cada grupo realizar sua investigação, na clareza e fundamentação das apresentações e na participação ativa durante as discussões em sala. Serão considerados critérios como a utilização correta das ferramentas digitais, a profundidade da análise das notícias, o raciocínio crítico demonstrado na diferenciação entre notícias verdadeiras e falsas, além da capacidade de trabalhar em equipe. Exemplos práticos de critérios de avaliação incluem a precisão na identificação das fake news, a qualidade da argumentação na apresentação e o engajamento construtivo nas discussões.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessárias ferramentas digitais como acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis conectados, plataformas de checagem de fatos e acesso a bancos de dados e fontes de notícias confiáveis. Recursos adicionais como projetor para as apresentações e material de apoio sobre técnicas de pesquisa e verificação de informações também serão úteis.

  • Computadores com acesso à internet
  • Plataformas de checagem de fatos
  • Fontes de notícias confiáveis
  • Projetor para apresentações
  • Guias sobre técnicas de pesquisa e verificação

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