Nesta atividade, intitulada 'Diálogo Entre Gêneros', os estudantes do 2º ano do Ensino Médio serão introduzidos aos conceitos de intertextualidade e interdiscursividade, análise e reconhecimento de diferentes gêneros textuais e suas características específicas. Após uma introdução teórica, cada grupo receberá trechos de textos de diversos gêneros - literários, jornalísticos, publicitários, e científicos - todos circulando em torno de um tema centrico. Os alunos deverão, então, criar diálogos fictícios, imaginando uma conversa entre os autores dos textos fornecidos, prestando atenção nas marcas linguísticas e estilísticas únicas de cada autor/gênero. Esta atividade visa facilitar o entendimento dos estudantes sobre como diferentes discursos e gêneros textuais se intersectam e se conversam, além de fomentar um debate crítico e analítico acerca das escolhas linguísticas feitas pelos autores.
O propósito desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de identificação, análise e compreensão das diversas características e especificidades dos diversos gêneros textuais, além de promover uma reflexão crítica sobre o uso da linguagem e suas variadas formas de expressão. Através da criação de diálogos fictícios entre diferentes autores, espera-se que os estudantes consigam reconhecer, aplicar e debater sobre recursos expressivos e modalidades linguísticas específicas, além de compreender as nuances das posições enunciativas presentes nos textos.
Os conceitos de intertextualidade e interdiscursividade serão o eixo central da atividade, guiando os alunos na exploração dos diversos gêneros textuais e suas funções sociais e comunicativas. A atividade prática de criação de diálogos fictícios entre autores de diferentes textos permitirá a aplicação direta dos conceitos teóricos em um contexto dinâmico e criativo, incentivando a análise crítica e reflexiva sobre as escolhas linguísticas e estilísticas.
A atividade será desenvolvida através da metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos terão o papel central na criação de diálogos baseados nos textos de diferentes gêneros, e 'Roda de Debate', instigando os alunos a participarem ativamente na análise e discussão crítica sobre as obras produzidas por seus colegas. Essa abordagem interativa e participativa visa engajar os estudantes de forma significativa no processo de aprendizagem.
A atividade será realizada em 3 aulas de 40 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, ocorrerá a introdução teórica e a distribuição dos textos. A segunda aula será dedicada à criação dos diálogos. Na terceira aula, os grupos apresentarão seus trabalhos seguidos pela Roda de Debate.
A avaliação será baseada na criatividade, entendimento e aplicação dos conceitos de intertextualidade e interdiscursividade na criação dos diálogos, bem como na participação durante a Roda de Debate. Será considerada a habilidade dos alunos em reconhecer e utilizar as marcas linguísticas e estilísticas específicas de cada gênero textual. A capacidade de análise crítica e reflexiva sobre as posições enunciativas e escolhas linguísticas nos diálogos criados também será avaliada. Exemplos de critérios de avaliação incluem coerência e coesão dos diálogos, profundidade da análise crítica, engajamento e contribuição durante a Roda de Debate.
Para a realização desta atividade, serão necessários textos de diversos gêneros que abordem um mesmo tema, projetor para apresentações, materiais para anotação (cadernos, canetas), além do espaço adequado para a realização das rodas de debate. A seleção dos textos deve ser feita de modo a representar de forma equilibrada os diferentes gêneros textuais e permitir uma ampla discussão.
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