Diálogos Literários: Entre a Leitura e a Percepção

Desenvolvida por: Zoraid… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Interpretação textual e diálogo cultural

A atividade 'Diálogos Literários: Entre a Leitura e a Percepção' se propõe a criar um espaço de partilha e reflexão entre alunos do 2º ano do Ensino Médio sobre suas experiências pessoais com textos literários marcantes. Cada estudante será incentivado a selecionar um trecho literário que tenha tido um impacto significativo em sua jornada como leitor, preparando-se para compartilhar suas razões e impressões na roda de debate. Durante essa reunião, os alunos terão a chance de não apenas expor suas próprias percepções, mas também de ouvir e refletir sobre as visões de seus colegas. Este exercício visa promover um profundo diálogo cultural, estimular a empatia e desenvolver habilidades críticas através do confronto com diversas formas de interpretação textual.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é enriquecer o repertório cultural e literário dos alunos, permitindo-lhes explorar e compartilhar experiências significativas de leitura, ao mesmo tempo em que desenvolvem uma apreciação mais profunda pela diversidade de interpretações. Além disso, busca-se fomentar a capacidade de argumentação e o respeito por diferentes pontos de vista, estimulando o pensamento crítico e a empatia. Este exercício será uma oportunidade valiosa para os alunos praticarem a escuta ativa, a expressão clara de ideias e o engajamento construtivo em diálogos culturais abertos e respeitosos.

  • Promover a troca cultural e o respeito pela diversidade interpretativa.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e o pensamento crítico.
  • Estimular a empatia através da escuta ativa e do compartilhamento de experiências pessoais.
  • Fomentar a apreciação pela literatura e pelas práticas artísticas.
  • Incentivar a expressão individual dentro de um contexto coletivo e colaborativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG604: Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.
  • EM13LP46: Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
  • EM13LP47: Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo.

Conteúdo Programático

Ao longo desta atividade, os alunos irão mergulhar em uma ampla variedade de textos literários, explorando diferentes gêneros, estilos e períodos históricos, à medida que selecionam e compartilham trechos significativos. Essa exploração será acompanhada de uma análise crítica e do desenvolvimento da capacidade de expressar, de forma articulada, as emoções e pensamentos que emergem de suas leituras, além de serem incentivados a reconhecer e valorizar as interpretações de seus colegas.

  • Seleção e análise de trechos literários significativos.
  • Técnicas de argumentação e debate.
  • Mecanismos de escuta ativa e empatia.
  • Diversidade cultural na literatura.

Metodologia

A metodologia ativa empregada será a Roda de Debate, facilitando um ambiente dinâmico e participativo. Os alunos serão preparados antes da rodada de discussões através de atividades de leitura e reflexão, garantindo que cada um venha para a roda prontos para compartilhar e discutir. O ambiente será estruturado de modo a promover o respeito, a escuta ativa e o diálogo construtivo, com o professor atuando como mediador para garantir que todos possam expressar suas ideias e reflexões.

  • Preparação e seleção prévia de trechos literários pelos alunos.
  • Realização da Roda de Debate com a participação ativa de todos.
  • Mediação pelo professor para garantir um ambiente respeitoso e produtivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de uma hora cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira sessão, os alunos compartilharão seus trechos e impressões iniciais, enquanto que a segunda se concentrará na discussão mais aprofundada e no diálogo entre os participantes.

  • Aula 1: Apresentação dos trechos literários e impressões iniciais (60 minutos).
  • Aula 2: Debate aprofundado e compartilhamento de percepções entre os alunos (60 minutos).

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade de suas análises e na habilidade de construir argumentos coerentes e respeitosos durante o debate. Serão avaliados também a capacidade de escuta, a abertura para diferentes interpretações e o engajamento construtivo nas discussões. A contribuição individual em fomentar um ambiente dialógico e respeitoso será valorizada, além de considerar a profundidade e a originalidade nas reflexões compartilhadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como sala de aula adequada para a realização de rodas de debate, equipamento de áudio para reprodução de trechos literários, quando necessário, e materiais de apoio para anotações. Recomenda-se o uso de dispositivos digitais para facilitar o acesso a textos adicionais e fontes de pesquisa durante as discussões.

  • Sala de aula com disposição circular para facilitar a Roda de Debate.
  • Equipamento de áudio para eventuais reproduções sonoras de trechos literários.
  • Materiais de papelaria (papéis, canetas, marca-textos) para anotações.
  • Dispositivos digitais com acesso à internet para pesquisas e acesso a textos adicionais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo