Expedição Literária: Uma Jornada Entre Clássicos e Contemporâneos

Desenvolvida por: Respon… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem e suas Tecnologias
Temática: Literatura Mundial

A atividade Expedição Literária: Uma Jornada Entre Clássicos e Contemporâneos é uma proposta dinâmica e interativa para o 2º ano do Ensino Médio, que visa promover o engajamento dos alunos com a literatura de diferentes épocas, estilos e países através de uma pesquisa colaborativa. Cada equipe de alunos será incumbida de explorar obras literárias específicas, organizando-as em uma linha do tempo detalhada que evidencie os contextos históricos, as características literárias e as influências culturais pertinentes. Esta linha do tempo será conjunta, demandando comunicação e cooperação entre os grupos. O objetivo é que os alunos possam não apenas apresentar suas descobertas de forma criativa e informativa, mas também compreender como a literatura reflete e molda a sociedade ao longo do tempo. Espera-se que, por meio desta exploração, os estudantes desenvolvam habilidades essenciais como pesquisa, análise crítica, síntese de informações e comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito da Expedição Literária é duplo: primeiramente, visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre literatura, explorando não somente as obras em si, mas também seus contextos históricos e culturais. Em segundo lugar, objetiva desenvolver competências transversais essenciais, como a capacidade de pesquisa, análise, colaboração e apresentação eficaz. Esta atividade proporciona uma oportunidade ímpar para os estudantes exercitarem a síntese de informações complexas e a comunicação de ideias de maneira coesa e acessível, habilidades indispensáveis para o sucesso acadêmico e profissional.

  • Aprofundar conhecimento sobre a diversidade literária ao longo da história e em diferentes culturas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de textos.
  • Fomentar a colaboração e comunicação eficaz dentro de equipes.
  • Compreender a importância da literatura como reflexo e moldador da sociedade.
  • Estimular a criatividade através da apresentação de projetos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado no estudo interdisciplinar de obras literárias selecionadas, abrangendo desde clássicos da antiguidade até produções contemporâneas, de diferentes regiões do mundo. O foco será colocado não apenas nas obras em si, mas também nos movimentos literários que representam, no contexto sociocultural de sua criação, e na influência que exerceram sobre seus respectivos períodos e além. Esta abordagem permitirá aos alunos perceberem a literatura como um espelho da humanidade, refletindo suas conquistas, dilemas e transformações ao longo dos tempos.

  • Contexto histórico e cultural das obras literárias selecionadas.
  • Análise de diferentes movimentos literários.
  • Estudo das formas literárias e suas funções.
  • Influência da literatura na sociedade e vice-versa.
  • Técnicas para apresentação eficaz do projeto.

Metodologia

A metodologia empregada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, com uma abordagem Mão-na-massa. Os alunos trabalharão em equipes para pesquisar, analisar e sintetizar informações sobre as obras literárias designadas. Este processo incluirá a elaboração da linha do tempo colaborativa e a preparação da apresentação final. A atividade será desenvolvida em um ambiente de aprendizagem ativa, onde os estudantes serão encorajados a explorar, questionar e refletir criticamente sobre a literatura e seu papel na sociedade. Este enfoque prático visa promover uma compreensão mais profunda e uma apreciação genuína pelas obras estudadas.

  • Formação de equipes para pesquisa e análise de obras literárias.
  • Criação de uma linha do tempo colaborativa.
  • Preparação e execução de apresentações em grupo.
  • Discussions em classe para aprofundar o entendimento das obras.
  • Uso de recursos digitais para pesquisa e apresentação.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em 2 aulas de 50 minutos cada.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão das equipes. Início da pesquisa e elaboração da linha do tempo.
  • Aula 2: Finalização da pesquisa e preparação das apresentações dos grupos.

Avaliação

A avaliação da Expedição Literária será baseada em critérios pré-definidos, incluindo a qualidade e profundidade da pesquisa realizada, a criatividade e clareza da apresentação em grupo, a precisão histórica e literária da linha do tempo colaborativa, e a capacidade de trabalhar em equipe. Será dada uma atenção especial à demonstração de compreensão crítica das obras, bem como à habilidade de conectar as influências literárias com seus contextos sócio-históricos. Exemplos de apresentações exemplares serão discutidos em classe para realçar aspectos de sucesso.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação da linha do tempo (papel, marcadores, etc.), além de computadores ou tablets para preparar as apresentações. A biblioteca da escola e bases de dados online serão recursos valiosos para a pesquisa literária.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais para criação da linha do tempo.
  • Computadores ou tablets.
  • Acesso à biblioteca e bases de dados online.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo