Expedição Narrativa: Uma Jornada de Criação

Desenvolvida por: Analu … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Escrita Criativa e Análise Textual

Nesta atividade, intitulada 'Expedição Narrativa: Uma Jornada de Criação', os alunos do 2º ano do Ensino Médio são convidados a embarcar em uma viagem pelo universo da escrita, tornando-se autores de suas próprias histórias curtas ou ensaios. A proposta é focar no desenvolvimento de textos com sólida coerência, continuidade e progressão temática. Para tanto, antes de entrar na sala de aula, cada aluno terá a tarefa de ler previamente uma seleção de textos de diferentes gêneros, com o objetivo de identificar os elementos e recursos coesivos que integram as partes do texto, tais como elementos de coesão e o estilo de composição. Já em sala, munidos desta inspiração e do conhecimento prévio, utilizarão estas observações como alicerce para o processo de escrita criativa de suas próprias narrativas. Esta etapa será sucedida por uma fase de compartilhamento em grupos, onde os textos produzidos serão lidos, analisados e discutidos entre os pares, permitindo um rico feedback coletivo e análise construtiva.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fomentar no aluno a capacidade de produzir textos escritos considerando as diversas estruturas e estilos, assegurando a coesão e a coerência textual. Além disso, busca-se desenvolver a habilidade de análise crítica através da leitura e discussão de textos de variados gêneros, incentivando a introspecção e a expressão da individualidade por meio da escrita criativa. Dessa forma, pretende-se que os estudantes aprimorem não apenas sua competência lingüística, mas também seu senso crítico, reflexivo e criativo.

  • Aprofundar a compreensão sobre os elementos que conferem coesão e coerência aos textos
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa focadas na expressão individual
  • Estimular a análise crítica de textos de diferentes gêneros
  • Promover a prática de feedback construtivo entre os pares
  • Incentivar a capacidade de autoanálise e reflexão sobre a própria escrita

Conteúdo Programático

Esta atividade pedagógica incorpora estudos sobre elementos de coesão textual, técnicas de escrita criativa, e análise crítica de textos, alinhando-se às demandas curriculares de desenvolvimento de competências linguísticas avançadas. A abordagem proposta visa não somente ao aprimoramento da habilidade de escrita, mas também ao desenvolvimento de uma perspectiva analítica sobre os diversos estilos e estruturas textuais existentes.

  • Elementos de coesão e coerência textual
  • Técnicas de escrita criativa
  • Estilos de composição em diferentes gêneros literários
  • Dinâmicas de feedback coletivo e análise crítica
  • Reflexão sobre a escrita e expressão individual

Metodologia

Adotando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, esta atividade propõe que o processo de aprendizado inicie em casa, com a leitura e análise preliminar de textos. Na sala de aula, os estudantes são incentivados a aplicar o conhecimento adquirido na construção de suas próprias narrativas, seguindo-se de uma etapa coletiva de compartilhamento, análise e feedback em grupo. Este método possibilita uma experiência educacional mais participativa, crítica e reflexiva.

  • Leitura e marcação de textos como tarefa de casa
  • Escrita criativa individual em sala de aula
  • Compartilhamento e discussão em grupos pequenos
  • Feedback coletivo e revisão com base na análise do grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade se desdobrará ao longo de 13.5 aulas de 40 minutos, começando com orientações e definição das leituras de casa, seguidas por sessões dedicadas à escrita individual, discussões em grupo, revisões críticas e, por fim, apresentação dos trabalhos finalizados. Este cronograma está desenhado para equilibrar adequadamente o tempo entre as etapas de preparação, prática e revisão, assegurando um aprendizado profundo e significativo.

  • Aula 1: Orientações sobre atividades prévias e apresentação dos objetivos
  • Aula 2-3: Leitura e análise de textos selecionados como tarefa de casa
  • Aula 4-6: Escrita criativa individual dos textos
  • Aula 7-9: Compartilhamento dos textos nos grupos e discussão inicial
  • Aula 10-12: Revisão baseada no feedback e aprimoramento das narrativas
  • Aula 13-13.5: Apresentação final dos textos aprimorados e reflexão coletiva

Avaliação

A avaliação se dará por meio da análise da evolução da escrita do aluno, considerando a coerência, coesão e criatividade demonstradas. Será levado em conta o envolvimento nas dinâmicas de grupo e a capacidade de incorporar o feedback recebido. A participação e progresso nas discussões em grupo, bem como a qualidade da autoanálise e das revisões feitas após o feedback, também serão critérios importantes. Esta metodologia de avaliação objetiva valorizar o esforço individual e coletivo, propiciando uma visão holística do desenvolvimento do aluno.

Materiais e ferramentas:

Para a condução desta atividade serão utilizados materiais de leitura pré-selecionados (textos de diferentes gêneros), recursos para a escrita manual ou digital, bem como recursos de áudio e vídeo para a apresentação dos textos finais. A seleção variada busca estimular a criatividade e oferecer diferentes formas de expressão aos alunos.

  • Textos literários e não literários para análise
  • Cadernos, canetas e/ou computadores para escrita
  • Projetor e sistema de som para as apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo