Nesta atividade, intitulada 'Expedição Narrativa: Uma Jornada de Criação', os alunos do 2º ano do Ensino Médio são convidados a embarcar em uma viagem pelo universo da escrita, tornando-se autores de suas próprias histórias curtas ou ensaios. A proposta é focar no desenvolvimento de textos com sólida coerência, continuidade e progressão temática. Para tanto, antes de entrar na sala de aula, cada aluno terá a tarefa de ler previamente uma seleção de textos de diferentes gêneros, com o objetivo de identificar os elementos e recursos coesivos que integram as partes do texto, tais como elementos de coesão e o estilo de composição. Já em sala, munidos desta inspiração e do conhecimento prévio, utilizarão estas observações como alicerce para o processo de escrita criativa de suas próprias narrativas. Esta etapa será sucedida por uma fase de compartilhamento em grupos, onde os textos produzidos serão lidos, analisados e discutidos entre os pares, permitindo um rico feedback coletivo e análise construtiva.
O principal objetivo desta atividade é fomentar no aluno a capacidade de produzir textos escritos considerando as diversas estruturas e estilos, assegurando a coesão e a coerência textual. Além disso, busca-se desenvolver a habilidade de análise crítica através da leitura e discussão de textos de variados gêneros, incentivando a introspecção e a expressão da individualidade por meio da escrita criativa. Dessa forma, pretende-se que os estudantes aprimorem não apenas sua competência lingüística, mas também seu senso crítico, reflexivo e criativo.
Esta atividade pedagógica incorpora estudos sobre elementos de coesão textual, técnicas de escrita criativa, e análise crítica de textos, alinhando-se às demandas curriculares de desenvolvimento de competências linguísticas avançadas. A abordagem proposta visa não somente ao aprimoramento da habilidade de escrita, mas também ao desenvolvimento de uma perspectiva analítica sobre os diversos estilos e estruturas textuais existentes.
Adotando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, esta atividade propõe que o processo de aprendizado inicie em casa, com a leitura e análise preliminar de textos. Na sala de aula, os estudantes são incentivados a aplicar o conhecimento adquirido na construção de suas próprias narrativas, seguindo-se de uma etapa coletiva de compartilhamento, análise e feedback em grupo. Este método possibilita uma experiência educacional mais participativa, crítica e reflexiva.
A atividade se desdobrará ao longo de 13.5 aulas de 40 minutos, começando com orientações e definição das leituras de casa, seguidas por sessões dedicadas à escrita individual, discussões em grupo, revisões críticas e, por fim, apresentação dos trabalhos finalizados. Este cronograma está desenhado para equilibrar adequadamente o tempo entre as etapas de preparação, prática e revisão, assegurando um aprendizado profundo e significativo.
A avaliação se dará por meio da análise da evolução da escrita do aluno, considerando a coerência, coesão e criatividade demonstradas. Será levado em conta o envolvimento nas dinâmicas de grupo e a capacidade de incorporar o feedback recebido. A participação e progresso nas discussões em grupo, bem como a qualidade da autoanálise e das revisões feitas após o feedback, também serão critérios importantes. Esta metodologia de avaliação objetiva valorizar o esforço individual e coletivo, propiciando uma visão holística do desenvolvimento do aluno.
Para a condução desta atividade serão utilizados materiais de leitura pré-selecionados (textos de diferentes gêneros), recursos para a escrita manual ou digital, bem como recursos de áudio e vídeo para a apresentação dos textos finais. A seleção variada busca estimular a criatividade e oferecer diferentes formas de expressão aos alunos.
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