Falas do Brasil: Um Tour Linguístico

Desenvolvida por: Claudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Diversidade Linguística

Nesta atividade, propõe-se uma imersão nas variedades linguísticas presentes no Brasil, promovendo o reconhecimento e a valorização das diferenças culturais que influenciam a maneira como o português é falado em diferentes regiões do país. Os alunos serão divididos em grupos, e a cada um será atribuída a tarefa de explorar a linguagem característica de uma região brasileira específica. Eles deverão investigar não apenas os aspectos linguísticos, como sotaques e gírias, mas também elementos culturais que permeiam essas formas de expressão. Será encorajado o uso de recursos criativos nas apresentações, como encenações, vestimentas típicas e até mesmo a produção de pequenos documentários. Após as apresentações, será realizada uma roda de debate para discutir as descobertas, refletir sobre a riqueza linguística e cultural do Brasil e debater a importância de respeitar e valorizar as diversas maneiras de se expressar. Essa atividade visa não só ampliar o conhecimento dos alunos sobre a língua portuguesa e sua variabilidade, mas também fomentar uma postura de respeito às diferenças culturais.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o reconhecimento da diversidade linguística brasileira como parte fundamental da identidade cultural do país, estimulando o respeito pelas diferentes formas de expressão presentes em nosso território. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação, ao mesmo tempo em que ampliam sua compreensão sobre a variedade da língua portuguesa e os fatores culturais que a influenciam. Almeja-se também fomentar o desenvolvimento da empatia, da colaboração e do respeito mútuo, habilidades sociais essenciais em um mundo cada vez mais plural.

  • Reconhecer e valorizar a diversidade linguística e cultural do Brasil.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise sobre variedades linguísticas regionais.
  • Aprimorar a capacidade de comunicação e expressão criativa.
  • Promover habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Fomentar o respeito pelas diferenças e a empatia.

Conteúdo Programático

A atividade abordará conceitos essenciais sobre linguística, ênfase nas variedades linguísticas e na socio linguística, mapeando o modo como aspectos culturais, históricos e sociais influenciam a linguagem. Através de uma abordagem prática e criativa, os alunos terão a oportunidade de explorar as diferentes maneiras de falar português no Brasil, compreendendo que essas variações são reflexo da diversidade cultural e histórica do país.

  • Conceitos básicos de sociolinguística e linguística.
  • Diversidade linguística no Brasil.
  • Impacto da cultura regional na linguagem.
  • Análise de expressões e sotaques regionais.
  • Importância do respeito às diferenças linguísticas.

Metodologia

Esta atividade será conduzida por meio de uma metodologia ativa, 'Mão-na-massa', onde os estudantes serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Iniciará com a formação de grupos e a atribuição das regiões. Os alunos, então, mergulharão em uma pesquisa abrangente, explorando não apenas aspectos linguísticos, mas também culturais das regiões estudadas. Após a coleta de informações, cada grupo preparará uma apresentação criativa, que poderá incluir encenações e outros recursos visuais. Finalizando a atividade, a roda de debate permitirá a troca de experiências, ampliando o conhecimento coletivo sobre a riqueza das variedades linguísticas do país.

  • Divisão dos alunos em grupos para pesquisas dirigidas.
  • Preparação de apresentações criativas sobre as variedades linguísticas.
  • Condução de roda de debate para discussão e reflexão.
  • Uso de recursos multimídia para suporte das apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema, a divisão dos grupos e o início das pesquisas. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e à roda de debate final.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão de grupos e início das pesquisas.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como criatividade das apresentações, profundidade da pesquisa linguística e cultural, habilidade de comunicação durante a apresentação e participação ativa na roda de debate. Serão considerados também o trabalho em equipe e a capacidade de resposta a questionamentos durante a discussão. Exemplos de aspectos a serem avaliados incluem: clareza na exposição das variedades linguísticas, originalidade na escolha dos recursos de apresentação e engajamento com o tema proposto.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets, projetores e tela para as apresentações, além de materiais para confecção de vestimentas ou outros acessórios que os alunos queiram utilizar em suas apresentações. O uso de softwares de edição de vídeo ou plataformas de apresentação também é encorajado para a elaboração dos documentários ou slides.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Projetores e telas para apresentações.
  • Materiais diversos para confecção de vestimentas ou adereços.
  • Softwares de edição de vídeo e plataformas de apresentação.

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