Falas em Ação: Debates Dinâmicos

Desenvolvida por: Oscar … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Funções da Linguagem

Nesta atividade, intitulada 'Falas em Ação: Debates Dinâmicos', os alunos do 2º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de vivenciar o uso prático das funções da linguagem através de um cenário de debate estimulante. Inicialmente, será feita uma exposição sobre as seis funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética. Após essa contextualização, os alunos serão divididos em grupos, com cada um representando uma das funções da linguagem. Eles terão a tarefa de preparar e conduzir um pequeno debate sobre um tema atual e relevante, previamente escolhido pelo professor, fazendo uso predominante da função da linguagem designada ao seu grupo. Esta estratégia pedagógica é intencionada para que os alunos possam explorar, compreender e aplicar as diferentes funções da linguagem em uma situação de comunicação real, aprimorando suas habilidades de argumentação, persuasão e expressão em diversos contextos.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é permitir aos estudantes uma compreensão profunda sobre as variadas funções da linguagem e sua aplicabilidade em contextos reais de comunicação. Através do debate, os alunos serão encorajados a explorar como as diferentes funções impactam a mensagem transmitida e a importância de escolher a função adequada de acordo com o objetivo da comunicação. Além disso, almeja-se cultivar entre os estudantes habilidades de argumentação crítica e expressão convincente, preparando-os melhor para as exigências comunicativas cotidianas e acadêmicas. A atividade visa também promover a autoconfiança, o respeito mútuo e a capacidade de escuta ativa entre os participantes.

  • Compreender as diferentes funções da linguagem e sua aplicabilidade.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão.
  • Aprimorar a expressão oral em diferentes contextos de comunicação.
  • Fomentar o respeito mútuo e a escuta ativa.

Conteúdo Programático

A atividade será centrada na compreensão e aplicação das seis funções da linguagem, conforme definido por Roman Jakobson. Estas funções são essenciais para a análise e produção de textos, permitindo aos alunos entender como a linguagem é usada para diferentes propósitos, como informar, expressar sentimentos, persuadir, estabelecer comunicação, refletir sobre a própria linguagem e criar efeitos estéticos. Através desta atividade prática de debates, os estudantes poderão explorar estes conceitos dinamicamente, fortalecendo seu conhecimento teórico e prático sobre a linguagem.

  • Funções da Linguagem
  • Estratégias de Argumentação
  • Técnicas de Expressão Oral
  • Análise e Crítica de Argumentos

Metodologia

A metodologia a ser aplicada nesta atividade é a Roda de Debate. Este método ativador incentiva a participação ativa de todos os alunos, promovendo a troca de ideias, o respeito pelas opiniões alheias e o desenvolvimento da capacidade argumentativa. Cada grupo, representando uma função da linguagem específica, irá preparar argumentos e apresentá-los no debate, defendendo um ponto de vista sobre o tema escolhido. A preparação prévia e a discussão em grupo serão essenciais para que cada equipe consiga empregar efetivamente a função da linguagem designada, enquanto argumenta e rebate os pontos apresentados pelos outros grupos.

  • Exposição teórica sobre as funções da linguagem
  • Divisão dos alunos em grupos representativos de cada função
  • Preparação e realização dos debates
  • Feedback coletivo pós-debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas, cada uma com a duração de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a exposição sobre as funções da linguagem, a divisão dos grupos e a preparação para os debates. A segunda aula será dedicada aos debates propriamente ditos, seguidos de um momento de feedback e reflexão coletiva.

  • Aula 1: Exposição teórica e preparação para os debates
  • Aula 2: Realização dos debates e feedback

Avaliação

A avaliação será formativa, enfocando tanto o conteúdo quanto as habilidades de comunicação desenvolvidas durante os debates. Será dada atenção especial à capacidade de cada grupo de empregar corretamente a função da linguagem designada, a qualidade dos argumentos apresentados e a habilidade de interagir respeitosamente com os demais participantes. Além disso, será avaliada a participação individual dos alunos durante as fases de preparação e debate, incentivando o envolvimento ativo de todos. Exemplos de critérios de avaliação incluem: clareza da argumentação, uso eficaz da função da linguagem, engajamento construtivo no debate e contribuições relevantes para o grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos básicos, tais como um espaço adequado para a realização dos debates com boa acústica, cadeiras dispostas de modo que facilite a interação entre os grupos, quadro-negro ou digital para registrar pontos importantes discutidos, além de materiais de apoio para a preparação dos debates, como textos e artigos sobre o tema escolhido. Recursos multimídia, como projetor e caixas de som, podem ser úteis para a apresentação das funções da linguagem e exibição de exemplos práticos.

  • Espaço adequado para os debates
  • Cadeiras dispostas para facilitar a interação
  • Quadro-negro ou digital
  • Materiais de apoio para preparação dos debates
  • Recursos multimídia (projetor, caixas de som)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo