Festival de Reescrita

Desenvolvida por: Gustav… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise Linguística e Semiótica

A atividade 'Festival de Reescrita' foi cuidadosamente planejada para estimular os alunos do 2º ano do Ensino Médio a aprofundarem os seus conhecimentos sobre sintaxe através da prática de reescrita de textos famosos. Trabalhando em duplas, os estudantes terão a tarefa de escolher trechos de uma seleção de textos previamente organizada pelo professor e realizar a reescrita desses trechos, aplicando diferentes estruturas sintáticas, sem modificar o sentido original. Esta atividade visa não apenas reforçar o entendimento dos estudantes sobre a estrutura das frases e a importância das escolhas sintáticas, mas também desenvolver a capacidade de análise crítica e a habilidade de trabalhar em equipe. Ao compartilhar os resultados com a classe e discutir as decisões tomadas durante a reescrita, os alunos poderão observar, na prática, como a sintaxe influencia a compreensão textual, enriquecendo assim sua experiência de aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é ampliar a compreensão dos alunos sobre a complexidade e a versatilidade da sintaxe na construção de significados em diversos contextos textuais. Pretende-se, por meio da reescrita colaborativa de trechos de textos famosos, fomentar uma reflexão crítica sobre como as variações sintáticas podem afetar a interpretação do leitor e a intencionalidade do autor. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade na manipulação da língua e capacidade analítica para discussão e argumentação sobre as escolhas linguísticas realizadas.

  • Compreender a importância da sintaxe na construção de sentidos em textos.
  • Desenvolver habilidades de análise linguística e semiótica por meio da prática de reescrita.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a discussão crítica sobre escolhas sintáticas.
  • Incentivar a criatividade na manipulação da língua sem alteração do sentido original.
  • Exercitar a capacidade argumentativa e crítica durante as discussões em classe.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará conceitos fundamentais de sintaxe, incluindo a estrutura da oração e do período, classificação dos termos da oração, coordenação e subordinação, além de noções básicas de semântica textual. Serão introduzidas técnicas de reescrita que permitem a manutenção do sentido original do texto, enquanto se altera sua estrutura sintática, incentivando uma reflexão sobre a escolha das palavras e sua ordem na eficiência comunicativa.

  • Estrutura da oração e do período
  • Classificação dos termos da oração
  • Coordenação e subordinação
  • Técnicas de reescrita com foco em sintaxe
  • Noções de semântica textual

Metodologia

A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será utilizada como base para esta experiência de aprendizagem. Os alunos trabalharão em duplas para selecionar e reescrever trechos de textos sob orientação do professor, em um processo que promove a aprendizagem ativa e colaborativa. A discussão em classe sobre as reescritas propiciará um ambiente de aprendizado participativo, onde cada dupla compartilha e recebe feedback sobre seu trabalho, estimulando a reflexão e o debate crítico sobre as escolhas linguísticas efetuadas.

  • Trabalho em duplas para escolha e reescrita dos trechos
  • Utilização da seleção de textos feita pelo professor
  • Compartilhamento e discussão das reescritas em classe
  • Feedback construtivo e reflexão crítica sobre as reescritas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 100 minutos. Na primeira aula, após uma breve introdução teórica aos conceitos de sintaxe e semântica, as duplas realizarão a seleção dos trechos e iniciarão o processo de reescrita. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas reescritas e participarão de uma sessão colaborativa de compartilhamento e discussão em grupo sobre o trabalho realizado.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início da atividade de reescrita
  • Aula 2: Finalização das reescritas e discussão em grupo

Avaliação

A avaliação levará em consideração o engajamento do aluno no processo de reescrita e discussão, bem como a capacidade de aplicar diferentes estruturas sintáticas sem alteração do sentido original. Será valorizado o esforço individual e em dupla na criatividade das reescritas, na argumentação durante as discussões em classe e no trabalho colaborativo. Os critérios específicos incluirão a adequação sintática e semântica das reescritas, a complexidade das estruturas utilizadas, e a clareza e coerência na exposição das ideias durante as discussões.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais de apoio como livros de gramática e acesso à internet para pesquisa de textos. O professor preparará a seleção de trechos de textos famosos, garantindo variedade e adequação ao nível linguístico dos alunos. Recursos adicionais incluem quadro branco para as discussões em sala, folhas de papel ou equipamentos digitais para a produção das reescritas, e sistemas de projeção para a apresentação dos trabalhos finais.

  • Livros de gramática e acessos online para pesquisa
  • Seleção de trechos de textos para reescrita
  • Quadro branco ou digital, papel e canetas
  • Equipamentos digitais para digitação das reescritas
  • Sistemas de projeção para compartilhamento das reescritas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo