Figuras de Linguagem em Movimento: Análise Visual e Verbal

Desenvolvida por: Silvan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Figuras de Linguagem

A atividade 'Figuras de Linguagem em Movimento: Análise Visual e Verbal' visa oferecer uma compreensão interdisciplinar do uso das figuras de linguagem tanto em textos verbais quanto visuais. Ao longo de cinco aulas, os alunos do 2º ano do Ensino Médio explorarão inicialmente o conceito teórico dessas figuras por meio de uma aula expositiva, captando como são usadas para enriquecer a comunicação escrita e falada. A compartilhação de diferentes interpretações será fomentada durante uma roda de debate sobre figuras de linguagem encontradas em cartazes publicitários, o que incentivará a análise crítica e o pensamento reflexivo. Na sequência, um exercício criativo permitirá que os alunos desenvolvam seus próprios cartazes, colocando em prática as teorias apreendidas e estimulando a criatividade. A sequência avança para uma aula invertida, na qual os alunos farão análise de exemplos em casa, promovendo autonomia e autoaprendizagem. A atividade se encerra com a Aprendizagem Baseada em Jogos, em que os estudantes reconhecerão e se divertirão com a identificação de figuras de linguagem em uma variedade de mídias. Esta abordagem não apenas atende objetivos didáticos, mas também encoraja uma análise crítica e integradora dos elementos comunicativos na sociedade contemporânea.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são projetados para que os alunos desenvolvam uma visão crítica sobre o uso das figuras de linguagem em diferentes contextos textuais e midiáticos. Pretende-se que eles compreendam não apenas a função estética e persuasiva dessas figuras, mas também como são utilizadas para manipular interpretações e construir significados profundos. A atividade busca fomentar habilidades interpretativas através da análise de exemplos reais e da prática criativa, além de incentivar a comunicação eficaz e a colaboração em grupo. O objetivo é integrar habilidades cognitivas e sociais previstas para essa faixa etária, promovendo uma aprendizagem que une teoria e prática e reforça competências chave do currículo de Língua Portuguesa.

  • Analisar o papel das figuras de linguagem na interpretação de textos e mídias.
  • Desenvolver habilidades de criação de textos e materiais visuais utilizando figuras de linguagem.
  • Fomentar a reflexão crítica e a comunicação oral em debates analíticos sobre o uso das figuras de linguagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foi articulado para proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem abrangente, que inclua tanto os fundamentos teóricos quanto práticas de aplicação sobre figuras de linguagem. A abordagem inicial foca-se na compreensão teórica desses elementos linguísticos, com análises sobre suas diferentes funções e usos em textos variados. Seguem-se atividades práticas que permitem experimentar a criação e identificação de figuras de linguagem em contexto, ampliando assim o repertório expressivo dos alunos. Por meio do estudo de cartazes publicitários e outras formas de comunicação visual, haverá uma valorização da convergência entre o visual e o verbal para a construção de sentidos. Por fim, a aprendizagem baseada em jogos amplia a internalização dos conceitos de maneira divertida e colaborativa, enfatizando a continuidade do aprendizado crítico fora do contexto tradicional de sala de aula.

  • Compreensão teórica das figuras de linguagem.
  • Análise crítica de textos e materiais visuais.
  • Criação de cartazes com aplicação de figuras de linguagem.
  • Discussão e reflexão em grupo sobre usos de linguagem.
  • Identificação prática de figuras de linguagem em diferentes mídias.

Metodologia

Para otimizar a aprendizagem, o plano adota metodologias ativas que promovem o envolvimento dos alunos e a aplicação prática dos conceitos tratados. A aula expositiva inicial estabelece a base teórica e contextualiza o conteúdo abordado, proporcionando aos alunos um panorama detalhado do assunto. Posteriormente, a roda de debate incentiva a troca de ideias, propiciando um espaço para o desenvolvimento da comunicação oral e crítica. A metodologia mão-na-massa vai além do simples aprendizado passivo, estimulando a criatividade e o trabalho colaborativo na criação de cartazes. Na sala de aula invertida, os alunos tornam-se protagonistas do seu aprendizado, analisando material previamente selecionado fora do horário de aula. Por fim, a aprendizagem baseada em jogos reforça o engajamento e a retenção do conhecimento através de dinâmicas divertidas e interativas.

  • Aula expositiva para introduzir teorias elementares.
  • Roda de debate para discutir interpretações.
  • Criação prática de cartazes usando figuras de linguagem.
  • Aula invertida para análise independente.
  • Aprendizagem baseada em jogos para reforço e diversão.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado deliberadamente para garantir uma progressão lógica e contínua das aprendizagens. A primeira aula estabelece as fundações teóricas sobre as figuras de linguagem, criando a base necessária para atividades mais práticas e interativas. Na segunda sessão, os alunos participam de uma roda de debate, que permite uma compreensão mais aprofundada e coletiva do tema abordado. A terceira aula oferece uma prática mais voltada para a criação, ao desenvolver sua própria comunicação visual. A quarta aula, desenhada no formato de sala de aula invertida, capacita os alunos a desenvolver autonomia sobre seus estudos, ajustando o tempo e o esforço às suas necessidades pessoais. A sequência fecha com a quinta aula, com o uso de jogos para reforçar conceitos e promover a inclusão e a dinamização dos conteúdos apreendidos, garantindo que os alunos mantenham o interesse e a motivação por toda a atividade.

  • Aula 1: Introdução teórica sobre figuras de linguagem.
  • Momento 1: Abertura e Apresentação do Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula dando as boas-vindas aos estudantes e introduza o tema da aula: Figuras de Linguagem. Explique brevemente a importância desse conteúdo na comunicação e na interpretação de textos. Permita que os alunos compartilhem o que sabem ou o que esperam aprender sobre figuras de linguagem. Observe se eles apresentam algum interesse específico e conecte isso à aula para motivá-los.

    Momento 2: Exposição Teórica sobre Figuras de Linguagem (Estimativa: 20 minutos)
    Realize uma exposição teórica sobre as principais figuras de linguagem, como metáfora, metonímia, eufemismo, hipérbole, entre outras. Utilize exemplos de uso em literatura, publicidade e comunicação cotidiana. É importante que você explique cada figura de forma clara, usando exemplos práticos que sejam do cotidiano dos alunos. Incentive a participação, pedindo que os alunos forneçam exemplos adicionais ou identifiquem as figuras em frases conhecidas.

    Momento 3: Interação e Perguntas (Estimativa: 10 minutos)
    Abrir espaço para perguntas e dúvidas. Permita que os alunos formulem questões sobre o que foi apresentado. Incentive-os a dar exemplos além dos mostrados, possibilitando, assim, uma melhor compreensão do conteúdo. Avalie o entendimento através das perguntas feitas e a qualidade das respostas que os alunos dão uns aos outros. Intervenha para corrigir possíveis mal-entendidos.

    Momento 4: Atividade de Fixação (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua uma folha impressa com frases onde os alunos deverão identificar e marcar a figura de linguagem presente em cada uma. Dê tempo suficiente para que possam trabalhar de forma concentrada. Em seguida, revise as respostas em conjunto, estimulando que os alunos expliquem suas identificações. Avalie as habilidades de reconhecimento através do exercício concluído.

    Momento 5: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula com uma breve reflexão sobre a relevância das figuras de linguagem no dia-a-dia. Pergunte aos alunos como eles poderiam utilizar esse conhecimento em diferentes contextos. Reforce a importância do reconhecimento e do uso adequado das figuras de linguagem na comunicação eficaz.

  • Aula 2: Debate sobre a interpretação de figuras em cartazes publicitários.
  • Momento 1: Abertura e Introdução ao Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula dando as boas-vindas aos alunos e apresentando o objetivo do debate: interpretar e analisar o uso de figuras de linguagem em cartazes publicitários. Explique a importância de entender a comunicação visual e verbal nas mídias contemporâneas. Pergunte aos alunos quem já percebeu ou teve experiências com figuras de linguagem em anúncios, incentivando-os a compartilhar suas observações.

    Momento 2: Apresentação dos Cartazes (Estimativa: 15 minutos)
    Exiba diferentes cartazes publicitários impressos na sala. Divida os alunos em pequenos grupos e atribua a cada grupo um cartaz para análise. É importante que cada cartaz contenha exemplares variados de figuras de linguagem. Peça que os grupos identifiquem as figuras presentes e discutam entre si suas interpretações sobre o impacto e a intenção do uso dessas figuras na mensagem do cartaz.

    Momento 3: Roda de Debate (Estimativa: 25 minutos)
    Reúna todos os alunos em um círculo para a roda de debate. Permita que cada grupo apresente suas conclusões sobre o cartaz analisado. Incentive os alunos a discutirem questões como: 'Quais figuras de linguagem foram identificadas?', 'Qual foi o impacto delas na compreensão do cartaz?', 'Algumas figuras têm um efeito mais poderoso que outras?'. Intervenha quando necessário para guiar o debate, esclarecer pontos e garantir que todos se sintam à vontade para participar. Avalie o entendimento observando a capacidade dos alunos de identificar, interpretar e argumentar suas ideias de maneira clara e estruturada.

    Momento 4: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula solicitando aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam no debate e como essa análise pode ser útil para a compreensão crítica de mensagens midiáticas. Pergunte como o uso de figuras de linguagem pode ser relevante em outras áreas do conhecimento e no cotidiano deles. Encerre incentivando-os a continuar observando e analisando ativamente as comunicações diárias que os cercam.

  • Aula 3: Criação de cartazes usando figuras de linguagem.
  • Momento 1: Introdução à Criação de Cartazes (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula dando as boas-vindas e esclareça que o objetivo é criar cartazes utilizando figuras de linguagem previamente estudadas. Explique a importância do trabalho criativo como forma de expressão e comunicação. Apresente exemplos curtos e claros de cartazes que usam figuras de linguagem para motivar e inspirar os alunos.

    Momento 2: Planejamento e Ideação (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua papel e instrumentos de desenho. Oriente os alunos a trabalharem em duplas para pensar e rascunhar a ideia do cartaz, destacando as figuras de linguagem que desejam incluir. Incentive-os a discutir como essas figuras contribuirão para a mensagem e o impacto visual do cartaz. Circule pela sala, oferecendo insights e sugestões conforme necessário, e guie-os se parecerem perdidos ou inseguros.

    Momento 3: Criação do Cartaz (Estimativa: 25 minutos)
    Peça que as duplas comecem a trabalhar na criação dos cartazes, refinando suas ideias em um produto mais acabado. Forneça materiais como canetas coloridas, lápis e réguas para ajudá-los. Observe se todos os alunos estão colaborando de forma eficaz e auxilie no esclarecimento de dúvidas técnicas ou conceituais que possam surgir. Incentive a originalidade e a aplicação correta das figuras de linguagem escolhidas.

    Momento 4: Apresentação e Feedback Coletivo (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a atividade pedindo que cada dupla apresente seu cartaz para a turma, explicando a escolha e a aplicação das figuras de linguagem. Promova feedback construtivo, destacando aspectos positivos e sugerindo melhorias de forma respeitosa e encorajadora. Avalie a compreensão dos alunos através da originalidade, da pertinência e da aplicação correta das figuras de linguagem nos cartazes apresentados.

  • Aula 4: Análise de exemplos em casa (aula invertida).
  • Momento 1: Revisão dos Exemplos Analisados em Casa (Estimativa: 20 minutos)
    Instrua os alunos a formarem pequenos grupos para discutir as análises que fizeram dos exemplos de figuras de linguagem em casa. Oriente-os a comparar suas observações e a discutir as diferentes interpretações possíveis. É importante que o professor circule pelas equipes, ouvindo algumas discussões e intervindo quando perceber mal-entendidos ou interpretações equivocadas.

    Momento 2: Plenária para Compartilhamento (Estimativa: 20 minutos)
    A seguir, reúna a turma em uma plenária. Convide representantes de cada grupo para compartilhar as principais conclusões e qualquer insight interessante que obtiveram durante a discussão em grupo. Incentive a contribuição de todos e faça perguntas para provocar a reflexão e a revisão crítica das interpretações discutidas.

    Momento 3: Análise Crítica Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Com base nas discussões, escolha um ou dois exemplos particularmente ricos em conteúdo para conduzir uma análise mais detalhada coletivamente. Solicite a participação dos alunos para que expressem suas opiniões e argumentos sobre o material analisado. Facilite a troca de ideias, incentivando os alunos mais tímidos a contribuírem e mostrando apoio a todas as opiniões.

    Momento 4: Reflexão e Conclusão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula com uma reflexão sobre o aprendizado obtido com a análise em aula invertida. Pergunte como a atividade contribuiu para o entendimento das figuras de linguagem em contextos diferentes e o impacto na apreciação crítica das mesmas. Reforce a importância de continuar praticando essa análise em diferentes textos e mídias.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos se beneficiem da atividade, avalie se algum aluno teve dificuldades com a atividade em casa, e dê um suporte extra, se necessário. Você pode fornecer exemplos adicionais ou suporte visual para clarear conceitos mais complexos discutidos por eles. Caso algum aluno tenha dificuldades com a leitura ou escrita, considere permitir que façam suas análises de maneira auditiva ou através de desenhos e gráficos que representem suas interpretações. Mantenha o ambiente acolhedor e seguro para que todos se sintam à vontade em compartilhar suas ideias, independente de quão desenvolvidas estejam.

  • Aula 5: Reconhecimento de figuras em diferentes mídias (jogo).
  • Momento 1: Introdução à Aprendizagem Baseada em Jogos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que irão aprender a identificar figuras de linguagem através de um jogo interativo. Ressalte a importância de reconhecer essas figuras em diversas mídias para fortalecer a interpretação crítica. Forneça um breve resumo das regras e objetivos do jogo que será jogado na aula.

    Momento 2: Formação de Grupos e Explicação do Jogo (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos e distribua um conjunto de cartões de figuras de linguagem para cada grupo. Explique que cada cartão contém um exemplo de figura de linguagem para ser identificado. Detalhe a dinâmica do jogo, na qual os grupos irão competir para ver quem consegue identificar corretamente mais figuras em um tempo determinado. Permita que os alunos façam perguntas para garantir que todos compreendem as regras.

    Momento 3: Início do Jogo (Estimativa: 20 minutos)
    Dê início ao jogo e monitore os grupos enquanto eles discutem e identificam as figuras de linguagem nos cartões. Circule entre os grupos para observar o trabalho em equipe, oferecendo ajuda ou esclarecendo dúvidas conforme necessário. É importante que você garanta que todos os alunos participem e colaborem na tarefa. Registre observações sobre o desempenho dos grupos para posteriores comentários.

    Momento 4: Avaliação e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize o jogo e peça que os grupos contem quantas figuras eles identificaram corretamente. Anote as pontuações e declare gentilmente o grupo vencedor. Proporcione um feedback construtivo, destacando as estratégias eficazes e sugerindo melhorias. Encoraje os alunos a refletirem sobre como essa dinâmica os ajudou a entender melhor o conteúdo.

    Momento 5: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma rápida discussão em que os alunos podem compartilhar suas experiências com o jogo e o que aprenderam sobre figuras de linguagem. Pergunte como eles poderiam aplicar esse conhecimento ao se depararem com diferentes mídias diariamente. Reforce a relevância de reconhecer figuras de linguagem na comunicação cotidiana para uma interpretação mais rica e crítica. Agradeça a participação ativa de todos e finalize a aula.

Avaliação

A avaliação desta atividade adota uma abordagem diversificada e contínua, que busca reconhecer o progresso dos alunos de maneira abrangente e construtiva. Inicialmente, a avaliação formativa ocorreria durante a roda de debate, em que atitudes como argumentação lógica e cooperação serão observadas e orientadas com feedback imediato. Elementos como a criatividade e a consistência conceitual dos cartazes produzidos serão avaliados por meio de uma rubrica detalhada, priorizando a comunicação de ideias e a integração de figuras de linguagem. O feedback também será oferecido na análise dos materiais estudados em casa, valorizando a reflexão crítica e a articulação coerente de ideias. Por último, o componente lúdico dos jogos permitirá avaliação por meio da observação direta do envolvimento e compreensão dos alunos, oferecendo oportunidades de feedback coletivo que encorajem a colaboração e a construção de novos conhecimentos. As estratégias de avaliação são adaptáveis e priorizam a inclusão e o respeito às individualidades dos alunos, visando garantir a todos a oportunidade de demonstrar suas aprendizagens de diferentes formas.

  • Avaliação formativa durante a roda de debate.
  • Rubrica para avaliação dos cartazes criados.
  • Feedback dos materiais analisados na aula invertida.
  • Observação e feedback na aprendizagem baseada em jogos.

Materiais e ferramentas:

Nesta atividade, foram cuidadosamente selecionados recursos que oferecem suporte adequado à prática educativa, sem exigir o uso de tecnologias digitais que possam ser onerosas ou difíceis de acessar. O principal material de apoio será composto por exemplos impressos de cartazes publicitários, para facilitar a análise e discussão em sala de aula. Serão disponibilizados papéis, lápis e canetas para a etapa de criação dos cartazes pelos alunos, promovendo uma prática condizente com a realidade de muitos ambientes escolares. O jogo a ser utilizado na última aula será adaptado a partir de materiais simples, como cartões com figuras de linguagem e exemplos correspondentes. Esta seleção de recursos assegura uma experiência acessível e centrada nas aprendizagens pretendidas, ao mesmo tempo em que é sensível às limitações usuais de muitos ambientes escolares.

  • Exemplos impressos de cartazes publicitários.
  • Papel, lápis e canetas para criar cartazes.
  • Cartões de figuras de linguagem para jogos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga diária de trabalho dos professores é pesada e que encontrar tempo para focar na inclusão pode ser desafiador. No entanto, é crucial garantir que todos os alunos participem integralmente da atividade. Para assegurar isso sem o uso de recursos digitais, é recomendável que o professor adapte as atividades de forma a valorizá-las. Durante a roda de debate, por exemplo, os grupos podem ser formados de forma a assegurar que todos os estudantes tenham a oportunidade de expressar suas ideias, ouvindo diferentes perspectivas, sem que ninguém fique de fora. Na atividade de criação de cartazes, os estudantes podem trabalhar em pares, incentivando a colaboração e assegurando que as ideias de todos sejam consideradas. Além disso, fornecerá rascunhos e orientações claras antes do início do trabalho. Durante a atividade de jogos, manter um ambiente de suporte e encorajamento será fundamental, assegurando que todos os alunos possam experimentar e aprender no seu próprio ritmo, celebrando várias formas de saber. Estas recomendações visam facilitar o engajamento de todos os alunos, oferecendo suporte individual necessário e promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo.

  • Formação de grupos heterogêneos na roda de debate.
  • Trabalho colaborativo em pares na criação dos cartazes.
  • Rascunhos e orientações claras antes da prática.
  • Ambiente de suporte durante jogos e atividades práticas.
  • Textos ou poemas 
     

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