Figuras de Linguagem na Música: Análise e Criação

Desenvolvida por: Regina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Figuras de linguagem e música

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao estudo das figuras de linguagem de uma maneira inovadora e interativa, por meio da análise e criação musical. O objetivo é explorar diferentes gêneros musicais, permitindo aos estudantes ouvir, analisar e identificar as diversas figuras de linguagem presentes nas letras. Esta abordagem busca desenvolver habilidades de interpretação, análise crítica e criatividade, além de proporcionar uma compreensão mais profunda sobre como as figuras de linguagem são aplicadas de forma prática. Após a análise, grupos de alunos serão formados com o desafio de compor suas próprias músicas ou criar paródias de músicas existentes, incorporando as figuras de linguagem estudadas. O trabalho colaborativo e a criatividade serão estimulados ao longo do processo. A atividade culminará com a apresentação das composições, permitindo uma valiosa troca de conhecimento entre os alunos através da música.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é permitir que os estudantes compreendam e análisem de maneira crítica o uso das figuras de linguagem na música, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades interpretativas e criativas. Além disso, a atividade visa a promover o trabalho em equipe e a expressão pessoal através da composição musical, incentivando os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos de forma prática e inovadora. Este processo pedagógico tem como meta também a valorização da diversidade cultural presente nos diferentes gêneros musicais e a ampliação do repertório linguístico e cultural dos estudantes.

  • Identificar e analisar figuras de linguagem em letras de músicas de diversos gêneros.
  • Desenvolver habilidades de interpretação e crítica sobre o uso dos recursos estilísticos na música.
  • Estimular a criatividade e expressão pessoal na composição de músicas ou paródias.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os estudantes.
  • Valorizar a diversidade cultural e ampliar o repertório linguístico e cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LP03: Analisar relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a explicitação de relações dialógicas, a identificação de posicionamentos ou de perspectivas, a compreensão de paráfrases, paródias e estilizações, entre outras possibilidades.

Conteúdo Programático

A atividade será pautada no estudo aprofundado das figuras de linguagem, com especial atenção para suas aplicações em contextos musicais. Os estudantes terão a oportunidade de explorar como metáforas, metonímias, aliterações, entre outras, são empregadas nas letras de músicas, proporcionando uma compreensão mais rica e variada do texto musical. Além disso, o processo de composição musical e a criação de paródias servirão como meios práticos para a aplicação das figuras de linguagem, permitindo uma experiência de aprendizagem ativa e significativa.

  • Introdução às figuras de linguagem: definição e classificação.
  • Análise de músicas: identificação das figuras de linguagem em letras de diferentes gêneros.
  • Processos criativos em música: composição e paródia.
  • Técnicas de apresentação musical e feedback construtivo.

Metodologia

A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será aplicada, favorecendo a aprendizagem através da experimentação direta. Inicialmente, os alunos ouvirão uma seleção variada de músicas e, em grupos, realizarão análises das letras, identificando figuras de linguagem. Posteriormente, cada grupo será desafiado a criar uma música ou paródia, aplicando os conceitos estudados. Este processo permitirá aos estudantes não apenas absorver o conteúdo de forma passiva, mas também aplicá-lo de maneira criativa e crítica. O trabalho em equipe será essencial para o desenvolvimento das composições, incentivando a troca de ideias e o apoio mútuo entre os alunos.

  • Escuta ativa de músicas de diferentes gêneros.
  • Análise coletiva das letras de músicas e identificação de figuras de linguagem.
  • Criação em grupo de músicas ou paródias incorporando as figuras de linguagem analisadas.
  • Apresentação das composições e feedback da turma e do professor.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos farão a escuta e análise das músicas, iniciando a criação de suas composições. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas obras e as apresentarão para a turma.

  • Aula 1: Apresentação do projeto, escuta e análise das músicas.
  • Aula 2: Criação das composições pelos grupos e apresentação final.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, levando em consideração a participação ativa dos alunos durante as análises e a criação musical. A originalidade, a aplicação correta das figuras de linguagem e a colaboração dentro dos grupos serão critérios importantes. A apresentação final das composições permitirá avaliar a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento adquirido de maneira criativa. Será estimulado um ambiente de feedback construtivo, onde os alunos poderão comentar as composições dos colegas, contribuindo para o aprendizado coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários um computador com acesso à internet para a busca de letras e músicas, um projetor e caixas de som para a audição coletiva das músicas. Materiais para anotações, como cadernos e canetas, serão úteis durante a análise das letras. Além disso, instrumentos musicais disponíveis em sala de aula ou aplicativos de criação musical podem ser utilizados durante a fase de composição das músicas pelos grupos.

  • Computador com acesso à internet.
  • Projetor e caixas de som.
  • Cadernos e canetas.
  • Instrumentos musicais ou aplicativos de criação musical.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo