Gramática em Ação!

Desenvolvida por: Eliete… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Sintaxe e Gramática Normativa

Nesta dinâmica, o intuito é propiciar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma experiência prática e envolvente para a revisão e aprendizado da sintaxe e gramática normativa da língua portuguesa. A atividade ‘Gramática em Ação!’ permitirá que os estudantes, organizados em grupos, utilizem cartões coloridos contendo palavras variadas - tais como substantivos, adjetivos, verbos e advérbios - para montarem frases tanto coesas quanto coerentes diretamente no quadro da sala. Cada cartão representará um elemento específico da sintaxe, auxiliando na visualização da estrutura frasal. Após a montagem, espera-se que cada grupo explique as escolhas sintáticas feitas, identificando e detalhando a função de cada palavra na construção das frases. Essa etapa objetiva não apenas consolidar o conhecimento adquirido de maneira ativa, mas também fomentar uma discussão produtiva sobre o uso e a importância dos diferentes elementos que compõem uma frase. Ademais, para agregar um elemento lúdico e competitivo à atividade, propõe-se a pontuação das equipes com base na correção gramatical e criatividade das frases produzidas, promovendo, assim, um ambiente estimulante e desafiador.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Gramática em Ação!' visa promover uma compreensão profunda e aplicada dos conceitos básicos de sintaxe e gramática normativa entre os estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Objectiva-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de identificar e aplicar corretamente diferentes categorias gramaticais na construção de frases, reconhecer a importância da ordem das palavras para a coesão e coerência textual, e desenvolver habilidades de análise e interpretação textual através da exploração ativa dos elementos que compõem a estrutura frasal. Espera-se, também, que a dinâmica estimule o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes, à medida que trabalham em equipe para construir e explicar suas frases, incentivando, assim, o aprendizado colaborativo e a comunicação efetiva.

  • Identificar e aplicar corretamente diferentes categorias gramaticais na construção de frases.
  • Compreender a importância da ordem das palavras para a coesão e coerência textuais.
  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação textual.
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade.
  • Promover o aprendizado colaborativo e a comunicação efetiva entre os alunos.

Conteúdo Programático

A atividade abordará conceitos fundamentais de sintaxe e gramática normativa, incluindo a classificação e função das palavras em uma frase (substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, entre outros), a estrutura frasal e a organização de ideias de maneira coesa e coerente. Este conteúdo programático está alinhado ao currículo do Ensino Médio, visando fortalecer o domínio dos estudantes sobre a língua portuguesa, e prepará-los para aplicar este conhecimento de maneira eficaz em diferentes contextos comunicacionais.

  • Classificação e função das palavras (substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, etc.).
  • Estrutura frasal e organização de ideias.
  • Coesão e coerência textual.
  • Análise e interpretação de textos.

Metodologia

Esta atividade, baseada nas metodologias ativas 'Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', engaja os alunos em uma experiência de aprendizado prático e colaborativo. Através do uso de cartões coloridos para montar frases no quadro, os alunos terão uma participação ativa na construção e análise de estruturas frasais, facilitando uma compreensão intuitiva e integrada dos conceitos de sintaxe e gramática. Esta abordagem enfatiza a aprendizagem através da ação e da reflexão sobre o fazer, promovendo tanto a autonomia do estudante quanto uma interação significativa entre os pares.

  • Divisão dos alunos em grupos para fomentar a colaboração.
  • Utilização de cartões coloridos representando diferentes categorias gramaticais para a construção das frases.
  • Discussão em grupo sobre as escolhas sintáticas e explicação no quadro.
  • Competição baseada na criatividade e correção das frases para engajar e motivar os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, será introduzida a dinâmica e os alunos serão divididos em grupos, recebendo os cartões coloridos para começarem a montar as frases. A segunda aula será dedicada à conclusão da montagem das frases, discussão das escolhas sintáticas por cada grupo e à avaliação das frases conforme os critérios estabelecidos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da montagem das frases.
  • Aula 2: Conclusão da montagem, discussão das frases e avaliação.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Gramática em Ação!' será baseada tanto na participação ativa dos alunos durante a realização da tarefa, quanto na correção gramatical e criatividade das frases construídas. Serão definidos critérios claros de avaliação, incluindo a adequação ao tema proposto, a correta utilização das categorias gramaticais, a coesão e coerência das frases, e o nível de criatividade. A explicação das escolhas sintáticas por parte de cada grupo também será considerada, valorizando o processo de reflexão e justificativa das decisões tomadas. Esses critérios buscam não somente avaliar o resultado final, mas também o engajamento dos estudantes no processo de aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários cartões coloridos de papel ou cartolina, cada um contendo uma palavra de diferentes categorias gramaticais (substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, etc.). O uso de cores distintas para cada categoria facilitará a identificação e seleção das palavras durante a montagem das frases. Além dos cartões, é imprescindível a disponibilidade de um quadro na sala de aula para que as frases sejam construídas e discutidas coletivamente.

  • Cartões coloridos contendo palavras de diferentes categorias gramaticais.
  • Quadro para a construção e discussão das frases.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo