Nesta atividade inovadora, alunos do 2º ano do Ensino Médio serão divididos em equipes para participar de uma dinâmica criativa e educativa conhecida como Guerra dos Substantivos: O Duelo Criativo. Utilizando conjuntos de cartas que englobam diversos tipos de substantivos - comuns, próprios, abstratos, concretos, coletivos - cada grupo enfrentará o desafio de tecer uma história envolvente que incorpore os substantivos sorteados. O objetivo não é apenas utilizar os substantivos de maneira aleatória, mas sim integrá-los de forma lógica e criativa, promovendo uma profunda análise sobre as relações de significado e a interconexão entre eles dentro do contexto narrativo. Esta atividade é projetada para estimular a construção composicional dos textos, o estilo narrativo e empregar recursos coesivos variados para garantir a fluidez, a coerência e a continuidade da história. No fim da atividade, as histórias criadas serão compartilhadas entre todos, proporcionando um rico momento de análise coletiva, abordando aspectos de intertextualidade e interdiscursividade, ampliando assim, a compreensão dos alunos sobre o uso diversificado da língua em diferentes contextos.
Esta atividade tem como principais objetivos explorar e desenvolver habilidades de construção narrativa em alunos do 2º ano do Ensino Médio, de forma lúdica e participativa. Almeja-se promover a compreensão e a correta utilização de diversos tipos de substantivos, incentivando os estudantes a construir histórias coerentes e criativas que integrem elementos linguísticos de forma significativa. Adicionalmente, busca-se fomentar a análise crítica das próprias produções e das produzidas por colegas, através do compartilhamento e discussão das narrativas, contribuindo assim para uma maior compreensão dos mecanismos de coesão e coerência textuais, como também da intertextualidade e interdiscursividade.
Este plano de aula aborda conceitos fundamentais da língua portuguesa, com ênfase na construção narrativa e análise linguística. A atividade foi cuidadosamente desenhada para proporcionar aos alunos uma experiência imersiva na utilização de substantivos de tipos diversos, promovendo não somente a prática da escrita criativa, mas também o desenvolvimento de habilidades analíticas referentes aos aspectos coesivos, coerença e estilísticos dos textos. Além disso, permitirá aos alunos explorar conceitos de intertextualidade e interdiscursividade de forma prática e contextualizada.
A metodologia aplicada nesta atividade, Aprendizagem Baseada em Jogos, promove uma imersão profunda no processo de aprendizagem através da gamificação. Os alunos serão divididos em pequenas equipes, recebendo um conjunto de cartas de substantivos variados para a criação de narrativas. Esta abordagem, além de engajar os estudantes em um ambiente colaborativo e competitivo, permite a aplicação prática dos conceitos linguísticos discutidos em sala, em um contexto de criação e análise narrativa. A troca constante entre os grupos ao longo da atividade incentiva o debate, a reflexão crítica e o desenvolvimento de soluções criativas para os desafios propostos.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas consecutivas, cada uma com duração de 60 minutos. No primeiro encontro, será feita a introdução da atividade, a divisão das equipes e a distribuição das cartas. A maior parte do tempo será dedicada à criação das narrativas pelos grupos. No segundo encontro, os grupos finalizarão suas narrativas e as compartilharão com a classe, seguido de uma sessão de feedback e análise coletiva.
A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo criativo quanto no produto final. Serão avaliados a originalidade e criatividade das histórias, a integração e utilização adequada dos substantivos sorteados, a coerência e coesão da narrativa, além da profundidade da análise realizada durante a fase de compartilhamento. A participação ativa dos estudantes nas discussões e análises também será levada em conta. Exemplos específicos de critérios de avaliação incluirão a clareza na comunicação das ideias, o uso eficaz dos recursos coesivos e a habilidade de tecer considerações críticas e construtivas sobre as produções dos colegas.
Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: cartas impressas contendo diferentes tipos de substantivos, espaços adequados para a formação dos grupos e trabalho colaborativo, quadro-branco ou flip chart para anotações durante a fase de compartilhamento e análise das narrativas. Tais recursos são cruciais para garantir o dinamismo e a interação efetiva entre os alunos, criando um ambiente propício para a criatividade, discussão e aprendizado coletivo.
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