Nesta atividade dinâmica e interativa, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão desafiados a mergulhar em temas contemporâneos por meio da criação de infográficos. Trabalhando em equipe, cada grupo selecionará um tema de seu interesse para investigar e coletar dados reais e relevantes. O desafio está em analisar criticamente essas informações, interpretá-las de forma criativa e transformar tudo isso em um infográfico visualmente atraente e informativo. A atividade culminará com uma apresentação onde cada equipe compartilhará seu trabalho com a classe, que então votará nos infográficos mais inovadores, informativos e bem explicados em diversas categorias. Esta proposta pedagógica não apenas promove a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar informações criticamente, mas também estimula a sua criatividade e habilidade em se expressar através de linguagens visuais, seguindo a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos.
O principal objetivo desta atividade é orientar os alunos na compreensão e análise crítica de informações através da pesquisa e produção colaborativa de infográficos sobre temas atuais. Busca-se com isso desenvolver competências ligadas à interpretação de dados, criatividade na apresentação de informações e capacidade de comunicação visual. Além disso, ao estimular o trabalho em equipe, objetiva-se promover habilidades socioemocionais como colaboração e respeito mútuo. Por fim, a apresentação dos infográficos visa desenvolver a oratória e a capacidade de argumentação dos alunos, preparando-os para desafios futuros em diferentes campos de atuação social.
Este projeto atravessa diversas áreas do conhecimento, integrando habilidades de leitura, análise de texto, pesquisa e interpretação de dados, design gráfico e comunicação visual. Abordaremos a importância de fontes confiáveis de informação, discussões sobre como representar dados de maneira ética e clara, além de técnicas para criação de infográficos que sejam ao mesmo tempo informativos e chamativos. Além disso, repassaremos conceitos básicos de design, enfatizando o uso de cores, formas e hierarquia visual para melhorar a comunicação de ideias complexas de forma simplificada.
Adotaremos a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, transformando a elaboração de infográficos numa competição amigável. Inicialmente, os estudantes receberão uma introdução sobre a importância dos infográficos na comunicação moderna. Após formarem as equipes, selecionarão os temas e iniciarão a pesquisa. O processo de criação será orientado por critérios que estimulam a inovação e precisão. As apresentações serão estruturadas como um campeonato, onde os grupos defenderão suas criações e um painel popular, formado pelos próprios alunos, votará nos melhores trabalhos. Esse formato potencializa o engajamento e estimula o aprendizado significativo.
Este projeto será desenvolvido ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução ao tema e aos objetivos da atividade, seguida pela formação das equipes e início da pesquisa. A segunda aula será dedicada à finalização dos infográficos e à apresentação dos trabalhos para a classe, culminando na votação e premiação.
A avaliação desta atividade será processual e participativa, contemplando diferentes aspectos do desenvolvimento do projeto. Serão avaliados a qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e originalidade na apresentação dos dados, a precisão das informações representadas e a clareza e eficácia comunicativa do infográfico. Além disso, a habilidade de trabalhar em equipe e a qualidade da apresentação oral serão igualmente consideradas. A votação final pelos melhores infográficos em diferentes categorias também fará parte do processo de avaliação, reforçando o aspecto lúdico da aprendizagem e o reconhecimento pelos pares.
Para a realização desta atividade, utilizaremos recursos que incluem acesso à internet para pesquisa de informações e elaboração dos infográficos, computadores ou tablets, softwares de design gráfico ou plataformas online de criação de infográficos, como Canva ou Piktochart. Também serão fornecidos materiais para apoio, como artigos, vídeos tutoriais sobre criação de infográficos e guias de design básico, para auxiliar os alunos no processo criativo e técnico.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula