Esta atividade pedagógica visa incentivar os alunos do 2º ano do Ensino Médio a explorar o livro 'Vidas Secas', de Graciliano Ramos, sob um olhar jornalístico, utilizando a plataforma Google Sites para criar artigos, editoriais e reportagens. Este exercício implica uma imersão profunda na obra, exigindo dos estudantes não apenas compreensão literária, mas também habilidades de escrita jornalística. Será fundamental observar aspectos como estrutura de textos noticiosos, a ética jornalística e a veracidade dos fatos, mesmo que dentro de um contexto ficcional. Os alunos deverão assumir o papel de jornalistas investigativos, que buscam não apenas narrar os eventos, mas também oferecer interpretações e análises críticas. Ao criar um site para hospedar seus conteúdos, os alunos terão a chance de experimentar com layout, design e multimídia, promovendo uma experiência completa de construção de notícias. Ao compartilharem seus sites com a turma, haverá uma rica oportunidade para discussão e crítica construtiva, estimulando a interatividade e a criatividade.
O objetivo principal desta atividade é fomentar nos alunos uma compreensão profunda de 'Vidas Secas' e suas temáticas, utilizando o jornalismo como ferramenta. Será exercitada a habilidade de escrita, focando na narrativa jornalística que encoraja a investigação, a análise crítica e a síntese de informações. Além disso, pretende-se desenvolver competências digitais no uso do Google Sites, estimulando a criatividade no design de seus jornais online, bem como a colaboração entre os alunos durante o processo de criação. Por fim, busca-se promover o pensamento crítico, a ética jornalística e a importância da veracidade e do respeito aos fatos.
Esta atividade abrange a abordagem da obra 'Vidas Secas' sob uma perspectiva jornalística, incorporando estudos sobre a estrutura de textos noticiosos, ética na comunicação e utilização de plataformas digitais como meio de publicação. É fundamental para essa abordagem entender como transformar eventos e personagens literários em notícias que respeitem os princípios da veracidade e ética jornalística, enquanto se pratica a análise crítica e a criação de conteúdo digital.
A metodologia utilizada combina a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida. Inicialmente, os alunos serão divididos em equipes para pesquisa e discussão dos temas abordados, incentivando a colaboração e o engajamento ativo. Em seguida, a criação dos sites permitirá a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. As Rodas de Debate servirão para trocar ideias, análises críticas e feedback sobre os projetos em desenvolvimento, promovendo uma aprendizagem mais profunda e participativa.
A atividade será dividida em 9.6 aulas de 50 minutos, totalizando 8 horas. Nas primeiras sessões, será realizada a introdução ao projeto e a obra 'Vidas Secas'. Seguem-se aulas dedicadas à pesquisa e planejamento dos artigos. As sessões intermediárias circularão entre a produção dos conteúdos e as Rodas de Debate para análise e revisão. A finalização dos sites e a preparação para a apresentação ocuparão as últimas aulas, culminando na apresentação e avaliação dos sites criados.
A avaliação será baseada em critérios como compreensão da obra literária, qualidade da escrita jornalística, originalidade e criatividade do site, aderência aos princípios éticos do jornalismo e aplicação das tecnologias digitais. Cada equipe receberá feedback construtivo que ressaltará pontos fortes e áreas para melhoria. Será incentivada a autoavaliação e a avaliação entre pares, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e reflexiva. Por exemplo, a análise crítica do uso de fontes, precisão das informações e apresentação visual pode compor o conjunto de critérios.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso a computadores com internet para o uso do Google Sites, cópias da obra 'Vidas Secas', material para pesquisa online e offline, e um espaço adequado para as Rodas de Debate. Esse conjunto de recursos permitirá uma imersão completa dos alunos no universo da escrita jornalística, além de propiciar o desenvolvimento das competências digitais e criativas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula