Jornalistas do Sertão: Criando notícias a partir de 'Vidas Secas'

Desenvolvida por: Ana Be… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Jornalismo Literário

Esta atividade pedagógica visa incentivar os alunos do 2º ano do Ensino Médio a explorar o livro 'Vidas Secas', de Graciliano Ramos, sob um olhar jornalístico, utilizando a plataforma Google Sites para criar artigos, editoriais e reportagens. Este exercício implica uma imersão profunda na obra, exigindo dos estudantes não apenas compreensão literária, mas também habilidades de escrita jornalística. Será fundamental observar aspectos como estrutura de textos noticiosos, a ética jornalística e a veracidade dos fatos, mesmo que dentro de um contexto ficcional. Os alunos deverão assumir o papel de jornalistas investigativos, que buscam não apenas narrar os eventos, mas também oferecer interpretações e análises críticas. Ao criar um site para hospedar seus conteúdos, os alunos terão a chance de experimentar com layout, design e multimídia, promovendo uma experiência completa de construção de notícias. Ao compartilharem seus sites com a turma, haverá uma rica oportunidade para discussão e crítica construtiva, estimulando a interatividade e a criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é fomentar nos alunos uma compreensão profunda de 'Vidas Secas' e suas temáticas, utilizando o jornalismo como ferramenta. Será exercitada a habilidade de escrita, focando na narrativa jornalística que encoraja a investigação, a análise crítica e a síntese de informações. Além disso, pretende-se desenvolver competências digitais no uso do Google Sites, estimulando a criatividade no design de seus jornais online, bem como a colaboração entre os alunos durante o processo de criação. Por fim, busca-se promover o pensamento crítico, a ética jornalística e a importância da veracidade e do respeito aos fatos.

  • Compreender a obra 'Vidas Secas' de Graciliano Ramos.
  • Desenvolver habilidades de escrita jornalística aplicadas ao contexto literário.
  • Explorar o uso de tecnologias digitais para a criação de conteúdo.
  • Estimular o pensamento crítico e a habilidade de análise e síntese.
  • Promover a ética jornalística e o respeito pela veracidade dos fatos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG301: Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.
  • EM13LGG302: Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
  • EM13LGG701: Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.

Conteúdo Programático

Esta atividade abrange a abordagem da obra 'Vidas Secas' sob uma perspectiva jornalística, incorporando estudos sobre a estrutura de textos noticiosos, ética na comunicação e utilização de plataformas digitais como meio de publicação. É fundamental para essa abordagem entender como transformar eventos e personagens literários em notícias que respeitem os princípios da veracidade e ética jornalística, enquanto se pratica a análise crítica e a criação de conteúdo digital.

  • Leitura e análise de 'Vidas Secas'.
  • Princípios da escrita jornalística.
  • Ética jornalística e veracidade dos fatos.
  • Criação de conteúdo digital: Google Sites.
  • Análise e crítica de publicações jornalísticas.

Metodologia

A metodologia utilizada combina a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida. Inicialmente, os alunos serão divididos em equipes para pesquisa e discussão dos temas abordados, incentivando a colaboração e o engajamento ativo. Em seguida, a criação dos sites permitirá a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. As Rodas de Debate servirão para trocar ideias, análises críticas e feedback sobre os projetos em desenvolvimento, promovendo uma aprendizagem mais profunda e participativa.

  • Atividade Mão-na-massa: Criação dos sites no Google Sites.
  • Roda de Debate: Discussão sobre os temas e análises críticas.
  • Sala de Aula Invertida: Preparação prévia e discussão em sala.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 9.6 aulas de 50 minutos, totalizando 8 horas. Nas primeiras sessões, será realizada a introdução ao projeto e a obra 'Vidas Secas'. Seguem-se aulas dedicadas à pesquisa e planejamento dos artigos. As sessões intermediárias circularão entre a produção dos conteúdos e as Rodas de Debate para análise e revisão. A finalização dos sites e a preparação para a apresentação ocuparão as últimas aulas, culminando na apresentação e avaliação dos sites criados.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e contexto de 'Vidas Secas'.
  • Aulas 2-3: Leitura e discussão em grupos da obra.
  • Aulas 4-5: Início do planejamento dos artigos e primeiros rascunhos.
  • Aulas 6-7: Desenvolvimento dos sites e conteúdo.
  • Aulas 8: Revisão e Roda de Debate sobre os sites criados.
  • Aula 9: Apresentação dos projetos e feedback coletivo.
  • Aula 9.6 (40 minutos): Reflexão final e avaliação.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como compreensão da obra literária, qualidade da escrita jornalística, originalidade e criatividade do site, aderência aos princípios éticos do jornalismo e aplicação das tecnologias digitais. Cada equipe receberá feedback construtivo que ressaltará pontos fortes e áreas para melhoria. Será incentivada a autoavaliação e a avaliação entre pares, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e reflexiva. Por exemplo, a análise crítica do uso de fontes, precisão das informações e apresentação visual pode compor o conjunto de critérios.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acesso a computadores com internet para o uso do Google Sites, cópias da obra 'Vidas Secas', material para pesquisa online e offline, e um espaço adequado para as Rodas de Debate. Esse conjunto de recursos permitirá uma imersão completa dos alunos no universo da escrita jornalística, além de propiciar o desenvolvimento das competências digitais e criativas.

  • Acesso a computadores com internet.
  • Cópias da obra 'Vidas Secas' para cada aluno.
  • Materiais de pesquisa (livros, artigos, jornais).
  • Google Sites para criação dos sites jornalísticos.
  • Espaço para as Rodas de Debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo