Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio são desafiados a mergulhar no universo da literatura brasileira clássica, escolhendo uma obra para recriá-la no formato de peça teatral. A atividade promoverá o entrelaçamento entre literatura, artes e linguagens, através da divisão de papéis entre atores, diretores e roteiristas. Os estudantes serão estimulados a estudar o contexto histórico e social da obra escolhida, analisando seus personagens e reinventando diálogos, com uma ênfase especial na fidelidade às temáticas originais. A adaptação para a linguagem contemporânea permitirá aos alunos não apenas uma compreensão mais aprofundada dos textos, mas também uma imersão nas diversas camadas de significado que a literatura brasileira oferece. A culminância do projeto se dará na apresentação da peça, um momento em que as habilidades de interpretação textual, criatividade e colaboração são postas em prática, fornecendo uma vivência interdisciplinar enriquecedora.
O objetivo desta atividade é permitir aos alunos a profundidade de interpretação textual, análise literária e expressão criativa por meio da recriação de obras clássicas da literatura brasileira. Será uma oportunidade para trabalhar competências como colaboração, pensamento crítico e habilidades comunicativas, enquanto os estudantes navegam pelo processo de trazer um texto literário para a contemporaneidade. Eles aprenderão a apreciar e respeitar a multiplicidade de interpretações que um texto pode suscitar, ao mesmo tempo que desenvolvem uma apreciação pelas nuances da literatura brasileira e sua relevância no contexto social e histórico atual.
O conteúdo programático abrange desde o estudo das características principais de obras literárias clássicas brasileiras até técnicas de adaptação dessas obras para peças teatrais contemporâneas. Além da literatura, os alunos estudarão elementos básicos da artes cênicas, como atuação, direção e roteiro, visando uma compreensão integrada de como a literatura e o teatro podem se complementar. A análise de personagens, temáticas e contextos histór
A metodologia será uma combinação de Sala de Aula Invertida, Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, será solicitado aos alunos que façam uma pesquisa prévia sobre possíveis obras a serem adaptadas, trazendo para a sala de aula suas impressões e análises. Com as obras escolhidas, os grupos serão formados e cada um assumirá diferentes papéis no processo de criação da peça. O desenvolvimento da peça será orientado por atividades práticas e iterativas, onde feedbacks dos colegas e do professor serão fundamentais. Atividades lúdicas e jogos de improvisação também serão utilizados para estimular a criatividade e a coesão do grupo.
A atividade será distribuída ao longo de três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução do projeto, seleção das obras e formação dos grupos. A segunda aula será dedicada à pesquisa, elaboração do script e início dos ensaios. A última aula concluirá com os ensaios finais e a apresentação das peças para a classe.
A avaliação será baseada em critérios claros e pré-estabelecidos, contemplando a pesquisa e compreensão da obra original, criatividade e fidelidade na adaptação, colaboração entre os membros do grupo, qualidade da representação e do roteiro, além da capacidade de engajar a audiência. Será dada ênfase à reflexão crítica sobre o processo de adaptação e o desempenho na apresentação, com momentos dedicados ao feedback coletivo para promover a autoavaliação e o aprendizado conjunto.
Os recursos incluirão acesso a bibliotecas e acervos digitais para pesquisa das obras literárias, materiais para construção de cenários e figurinos, além de espaços adequados para ensaio e apresentação das peças. Serão também utilizadas plataformas digitais para o compartilhamento de materiais, roteiros e a organização do trabalho colaborativo entre os grupos.
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