Memes e Tirinhas: a Arte da Interpretação

Desenvolvida por: Diane … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Interpretação de textos verbais e não verbais

Esta atividade prática tem como foco o desenvolvimento da habilidade de interpretação de textos verbais e não verbais através do uso de memes e tirinhas que são parte do cotidiano dos alunos do 2º ano do Ensino Médio. Ao explorar diferentes peças de humor gráfico, os alunos serão convidados a analisar as características comunicativas desses textos, observar as funções da linguagem, identificar figuras de linguagem e refletir sobre aspectos sintáticos e morfológicos envolvidos. Agrupados, eles terão o desafio de apresentar suas interpretações em uma Roda de Debate, fomentando a discussão sobre as diversas possibilidades de entendimento e o papel dos elementos culturais na interpretação das mensagens. Este formato visa não somente aprimorar competências linguísticas, mas também estimular o pensamento crítico, a colaboração e a capacidade de argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular nos alunos a capacidade de análise e interpretação de textos mistos (verbais e não verbais), presentes em memes e tirinhas. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes tenham desenvolvido um olhar crítico sobre o uso da linguagem em diferentes contextos, reconhecendo as peculiaridades e intenções por trás de escolhas linguísticas e imagéticas. Além disso, a atividade pretende promover o diálogo e a cooperação entre os alunos, aprimorando habilidades de comunicação e argumentação ao partilhar e debater interpretações com os colegas.

  • Analisar as características comunicativas de memes e tirinhas.
  • Identificar e interpretar figuras de linguagem e funções da linguagem presentes nos textos.
  • Discutir as inter-relações entre aspectos sintáticos, morfológicos e elementos culturais na construção de significados.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e exposição de ideias em debates.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Analisar efeitos de sentido decorrentes do uso de diferentes recursos expressivos em textos de diferentes gêneros e tipos.
  • EM13LGG703 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático cobre a análise de textos verbais e não verbais, com ênfase em memes e tirinhas, focando nas características comunicativas, funções da linguagem, figuras de linguagem, além dos aspectos sintáticos e morfológicos relevantes. Explorando esses elementos, os alunos vão compreender como textos gráficos humorísticos podem ser ricos em camadas de significado, refletindo sobre a linguagem como ferramenta de comunicação multifacetada.

  • Características comunicativas de memes e tirinhas
  • Funções da linguagem em textos mistos
  • Figuras de linguagem
  • Análise de aspectos sintáticos e morfológicos
  • Contexto cultural e sua influência na interpretação

Metodologia

A atividade será conduzida através da metodologia ativa 'Roda de Debate', onde após a análise individual e em grupo dos memes e tirinhas, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas interpretações e discutir diversas perspectivas. Esse formato promove o engajamento ativo dos estudantes, estimulando a colaboração, o pensamento crítico e a argumentação baseada em evidências textuais.

  • Divisão da classe em pequenos grupos
  • Distribuição de diferentes memes e tirinhas para cada grupo
  • Análise e discussão em grupo dos elementos linguísticos e visuais
  • Preparação de uma apresentação para a Roda de Debate
  • Roda de Debate com participação de toda a classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 1 hora, dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a análise dos memes e tirinhas e a discussão em grupo. Já na segunda aula, será realizada a Roda de Debate, onde cada grupo apresentará suas interpretações e discutirá com a turma.

  • Aula 1: Análise de memes e tirinhas em grupos (50 minutos)
  • Aula 2: Roda de Debate com apresentações dos grupos (50 minutos)

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação e engajamento dos alunos durante as discussões em grupo e na Roda de Debate, analisando a profundidade e coerência das análises apresentadas. Também será considerada a habilidade de argumentação e uso de evidências textuais para sustentar interpretações. Feedback construtivo será fornecido para melhorar as habilidades de comunicação e análise crítica dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para realização da atividade, serão necessários recursos como uma coletânea diversificada de memes e tirinhas impressas ou digitais, acesso a dispositivos com internet para pesquisa de informações adicionais, quadro branco ou digital para anotações e apresentações, e material para anotação para os alunos.

  • Coletânea de memes e tirinhas
  • Acesso à internet
  • Quadro branco ou digital
  • Material para anotação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo