Esta atividade prática tem como foco o desenvolvimento da habilidade de interpretação de textos verbais e não verbais através do uso de memes e tirinhas que são parte do cotidiano dos alunos do 2º ano do Ensino Médio. Ao explorar diferentes peças de humor gráfico, os alunos serão convidados a analisar as características comunicativas desses textos, observar as funções da linguagem, identificar figuras de linguagem e refletir sobre aspectos sintáticos e morfológicos envolvidos. Agrupados, eles terão o desafio de apresentar suas interpretações em uma Roda de Debate, fomentando a discussão sobre as diversas possibilidades de entendimento e o papel dos elementos culturais na interpretação das mensagens. Este formato visa não somente aprimorar competências linguísticas, mas também estimular o pensamento crítico, a colaboração e a capacidade de argumentação.
O objetivo desta atividade é estimular nos alunos a capacidade de análise e interpretação de textos mistos (verbais e não verbais), presentes em memes e tirinhas. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes tenham desenvolvido um olhar crítico sobre o uso da linguagem em diferentes contextos, reconhecendo as peculiaridades e intenções por trás de escolhas linguísticas e imagéticas. Além disso, a atividade pretende promover o diálogo e a cooperação entre os alunos, aprimorando habilidades de comunicação e argumentação ao partilhar e debater interpretações com os colegas.
O conteúdo programático cobre a análise de textos verbais e não verbais, com ênfase em memes e tirinhas, focando nas características comunicativas, funções da linguagem, figuras de linguagem, além dos aspectos sintáticos e morfológicos relevantes. Explorando esses elementos, os alunos vão compreender como textos gráficos humorísticos podem ser ricos em camadas de significado, refletindo sobre a linguagem como ferramenta de comunicação multifacetada.
A atividade será conduzida através da metodologia ativa 'Roda de Debate', onde após a análise individual e em grupo dos memes e tirinhas, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas interpretações e discutir diversas perspectivas. Esse formato promove o engajamento ativo dos estudantes, estimulando a colaboração, o pensamento crítico e a argumentação baseada em evidências textuais.
A atividade terá duração total de 1 hora, dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a análise dos memes e tirinhas e a discussão em grupo. Já na segunda aula, será realizada a Roda de Debate, onde cada grupo apresentará suas interpretações e discutirá com a turma.
A avaliação será realizada com base na participação e engajamento dos alunos durante as discussões em grupo e na Roda de Debate, analisando a profundidade e coerência das análises apresentadas. Também será considerada a habilidade de argumentação e uso de evidências textuais para sustentar interpretações. Feedback construtivo será fornecido para melhorar as habilidades de comunicação e análise crítica dos estudantes.
Para realização da atividade, serão necessários recursos como uma coletânea diversificada de memes e tirinhas impressas ou digitais, acesso a dispositivos com internet para pesquisa de informações adicionais, quadro branco ou digital para anotações e apresentações, e material para anotação para os alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula