Mergulhando nas Capas: Uma Análise Crítica

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Mídia e Sociedade

Esta atividade pedagógica prática intitulada 'Mergulhando nas Capas: Uma Análise Crítica' visa engajar os alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma profunda análise das diversas maneiras como um único evento pode ser representado nas capas de jornais e revistas. Através da seleção de materiais que apresentam distintas perspectivas sobre o mesmo acontecimento, os estudantes serão divididos em pequenos grupos para discutir e identificar as escolhas visuais e textuais (imagens, títulos, chamadas) de cada capa. Este processo permitirá aos alunos reconhecer diversos pontos de vista, além de possíveis preconceitos ou ideologias embutidos nestas representações. Após as discussões em grupo, cada equipe apresentará suas análises, culminando em um debate enriquecedor sobre o poder das mídias na conformação da percepção da realidade. Este exercício tem o objetivo de desenvolver e aprimorar a capacidade crítica dos alunos, incentivando-os a questionar e interpretar de maneira crítica os discursos disseminados por diferentes meios de comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão incentivados a desenvolver habilidades analíticas e críticas pertinentes à interpretação de discursos midiáticos. Considerando as diferentes abordagens das mídias sobre um mesmo evento, os estudantes aprenderão a identificar e discutir as nuances nas escolhas editoriais, visualidades e textuais, e como estas podem revelar visões de mundo, preconceitos e ideologias. Este processo de aprendizagem visa ampliar a capacidade dos alunos de entender e questionar os efeitos da mídia na sociedade e nas suas percepções individuais, promovendo um olhar crítico sobre a informação consumida cotidianamente.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica em relação aos discursos midiáticos.
  • Identificar preconceitos e ideologias por meio das escolhas editoriais das mídias.
  • Ampliar o entendimento sobre o impacto da mídia na percepção da realidade.
  • Incentivar o debate e a discussão crítica sobre temas contemporâneos abordados pela mídia.
  • Promover a capacidade de argumentação e expressão de pontos de vista distintos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Mergulhando nas Capas: Uma Análise Crítica' engloba a análise de discursos midiáticos, focando na capacidade das mídias em moldar percepções da realidade por meio de suas representações. Os alunos serão apresentados a conceitos como visão de mundo, preconceitos, ideologias e análise crítica de textos multimodais, capacitando-os a compreender e questionar as complexidades dos discursos veiculados pelas mídias.

  • Visões de mundo nas mídias
  • Análise crítica de discursos midiáticos
  • Preconceitos e ideologias nas representações midiáticas
  • Estudo de casos de reportagens e coberturas jornalísticas
  • Debate sobre a influência da mídia na sociedade

Metodologia

A metodologia adotada para 'Mergulhando nas Capas: Uma Análise Crítica' é baseada na abordagem Atividade Mão-na-massa, promovendo uma experiência de aprendizado ativa e participativa. Através da formação de pequenos grupos, os alunos irão analisar conjuntamente várias capas de jornais e revistas, discutindo e identificando aspectos visuais e textuais significativos. Esta abordagem incentiva a colaboração, o desenvolvimento do pensamento crítico e a capacidade de argumentação e expressão de ideias, fundamental para uma ativa participação cidadã.

  • Análise em grupo de capas de jornais e revistas
  • Discussão guiada sobre escolhas editoriais e representações
  • Debate em classe para compartilhar e confrontar ideias
  • Apresentação dos resultados das análises por cada grupo
  • Reflexão coletiva sobre a influência da mídia na formação da opinião pública

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em uma aula de 90 minutos. Iniciará com uma breve introdução ao tema e objetivos da atividade, seguida pela formação dos grupos e distribuição do material. A maior parte do tempo será dedicada à análise em grupo e preparação das apresentações. O término da aula será reservado para as apresentações dos grupos e debate geral.

  • Introdução ao tema e objetivos (15 minutos)
  • Formação dos grupos e distribuição das capas (15 minutos)
  • Análise em grupo das capas (40 minutos)
  • Preparação das apresentações dos grupos (10 minutos)
  • Apresentações e debate (10 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e nas apresentações, na profundidade da análise crítica demonstrada e na habilidade de argumentação durante o debate. Será levada em consideração a capacidade dos alunos de identificar visões de mundo, preconceitos e ideologias nas capas analisadas, assim como a clareza e coerência na comunicação de suas ideias. Exemplos de critérios de avaliação incluem: contribuições relevantes durante as discussões, compreensão crítica das escolhas editoriais, coerência e persuasão nas apresentações, e engajamento construtivo durante o debate.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para 'Mergulhando nas Capas: Uma Análise Crítica' incluem uma coletânea de capas de jornais e revistas que abordam o mesmo evento de diferentes perspectivas, projetor para as apresentações das análises críticas, quadro branco ou flip chart para anotações durante a discussão, e acesso à internet caso seja necessário buscar informações adicionais ou exemplos durante a atividade.

  • Capas de jornais e revistas
  • Projetor e tela para apresentações
  • Quadro branco ou flip chart
  • Acesso à internet
  • Material de escrita para anotações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo