A atividade 'Mergulho na Comunicação: Entendendo as Funções da Linguagem' visa oferecer aos alunos do 2º ano do Ensino Médio um panorama abrangente das diversas funções que a linguagem assume em diferentes contextos comunicativos. Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos terão o desafio de pesquisar previamente sobre as funções da linguagem - referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística, e poética - e trazer exemplos concretos do cotidiano, da publicidade, de músicas, e de filmes que ilustram cada uma dessas funções. Em sala de aula, divididos em grupos, apresentarão seus achados aos colegas, promovendo uma discussão enriquecedora sobre como a linguagem se molda a diferentes intenções e contextos. Esta atividade promete não só aprofundar o entendimento dos alunos sobre o tema, mas também desenvolver habilidades importantes como pesquisa, análise crítica e apresentação em público.
O principal objetivo desta atividade é estimular o pensamento crítico e analítico dos alunos em relação às funções da linguagem, bem como sua capacidade de identificar e explorar tais funções em diversos contextos da vida cotidiana. Através da exposição a exemplos variados, buscamos ampliar o repertório linguístico dos estudantes, preparando-os para uma comunicação mais eficaz e consciente. Além disso, a metodologia da Sala de Aula Invertida promove uma aprendizagem ativa, onde os alunos são protagonistas de seu processo educativo, encorajando a autonomia, a pesquisa e o trabalho colaborativo.
A abordagem deste conteúdo se dará por meio da análise teórica e prática das seis funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética. Os alunos serão guiados a entender como a intenção comunicativa determina a predominância de uma função sobre as demais e como isso se manifesta em diferentes tipos de texto e discursos. Essa compreensão será alcançada tanto por meio do estudo de teoria linguistic como pela exploração de exemplos práticos trazidos pelos alunos, incentivando uma aprendizagem significativa.
Neste tópico, os alunos irão participar de uma discussão em grupo para refletir sobre a predominância das funções da linguagem em diferentes contextos. Serão incentivados a analisar e comparar como as funções referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética se manifestam em situações diversas, como por exemplo, em um anúncio publicitário, em uma conversa do dia a dia, em uma canção, em um trecho de filme, entre outros. Os alunos serão desafiados a identificar e discutir as intenções por trás do uso de determinadas funções da linguagem em cada contexto, promovendo assim uma reflexão crítica e aprofundada sobre como a escolha da linguagem influencia e é influenciada pelo propósito comunicativo. A discussão em grupo proporcionará aos alunos a oportunidade de enriquecer seu repertório e sua compreensão sobre as múltiplas facetas da linguagem, permitindo que desenvolvam uma visão mais ampla e contextualizada sobre a comunicação.
Nesta etapa da atividade, os alunos serão encorajados a contribuir ativamente com exemplos concretos das funções da linguagem. Eles terão a oportunidade de compartilhar os materiais pesquisados previamente, como textos, imagens, músicas e trechos de filmes, e destacar como cada um deles demonstra as diferentes funções da linguagem. Por meio dessa contribuição, os alunos poderão aplicar na prática o conhecimento adquirido, exercitando sua capacidade de análise e síntese, e promovendo uma troca rica de experiências comunicativas. Além disso, essa atividade prática estimula a participação ativa dos estudantes, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento da autonomia e da confiança na expressão de suas ideias. Um exemplo prático pode ser a apresentação de um comercial de TV que evidencia a função emotiva, seguido de uma explicação sobre como elementos específicos do vídeo transmitem sentimentos e emoções para o público-alvo, demonstrando assim a função em ação de modo claro e tangível.
A metodologia ativa 'Sala de
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula