Mergulho na Comunicação: Entendendo as Funções da Linguagem

Desenvolvida por: Lenira… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Funções da Linguagem

A atividade 'Mergulho na Comunicação: Entendendo as Funções da Linguagem' visa oferecer aos alunos do 2º ano do Ensino Médio um panorama abrangente das diversas funções que a linguagem assume em diferentes contextos comunicativos. Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos terão o desafio de pesquisar previamente sobre as funções da linguagem - referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística, e poética - e trazer exemplos concretos do cotidiano, da publicidade, de músicas, e de filmes que ilustram cada uma dessas funções. Em sala de aula, divididos em grupos, apresentarão seus achados aos colegas, promovendo uma discussão enriquecedora sobre como a linguagem se molda a diferentes intenções e contextos. Esta atividade promete não só aprofundar o entendimento dos alunos sobre o tema, mas também desenvolver habilidades importantes como pesquisa, análise crítica e apresentação em público.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular o pensamento crítico e analítico dos alunos em relação às funções da linguagem, bem como sua capacidade de identificar e explorar tais funções em diversos contextos da vida cotidiana. Através da exposição a exemplos variados, buscamos ampliar o repertório linguístico dos estudantes, preparando-os para uma comunicação mais eficaz e consciente. Além disso, a metodologia da Sala de Aula Invertida promove uma aprendizagem ativa, onde os alunos são protagonistas de seu processo educativo, encorajando a autonomia, a pesquisa e o trabalho colaborativo.

  • Estimular a análise crítica das funções da linguagem
  • Identificar as diversas funções da linguagem em contextos variados
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Fomentar a colaboração e apresentação em público
  • Criar um ambiente de aprendizagem ativo e participativo

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LP06: Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.

Conteúdo Programático

A abordagem deste conteúdo se dará por meio da análise teórica e prática das seis funções da linguagem: referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética. Os alunos serão guiados a entender como a intenção comunicativa determina a predominância de uma função sobre as demais e como isso se manifesta em diferentes tipos de texto e discursos. Essa compreensão será alcançada tanto por meio do estudo de teoria linguistic como pela exploração de exemplos práticos trazidos pelos alunos, incentivando uma aprendizagem significativa.

  • Introdução às Funções da Linguagem
  • Análise de texto: Identificando as funções da linguagem em materiais do cotidiano
  • Discussão em grupo: Reflexão sobre a predominância das funções da linguagem em diferentes contextos
  • Neste tópico, os alunos irão participar de uma discussão em grupo para refletir sobre a predominância das funções da linguagem em diferentes contextos. Serão incentivados a analisar e comparar como as funções referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética se manifestam em situações diversas, como por exemplo, em um anúncio publicitário, em uma conversa do dia a dia, em uma canção, em um trecho de filme, entre outros. Os alunos serão desafiados a identificar e discutir as intenções por trás do uso de determinadas funções da linguagem em cada contexto, promovendo assim uma reflexão crítica e aprofundada sobre como a escolha da linguagem influencia e é influenciada pelo propósito comunicativo. A discussão em grupo proporcionará aos alunos a oportunidade de enriquecer seu repertório e sua compreensão sobre as múltiplas facetas da linguagem, permitindo que desenvolvam uma visão mais ampla e contextualizada sobre a comunicação.

  • Aplicação prática: Contribuições dos alunos com exemplos das funções da linguagem
  • Nesta etapa da atividade, os alunos serão encorajados a contribuir ativamente com exemplos concretos das funções da linguagem. Eles terão a oportunidade de compartilhar os materiais pesquisados previamente, como textos, imagens, músicas e trechos de filmes, e destacar como cada um deles demonstra as diferentes funções da linguagem. Por meio dessa contribuição, os alunos poderão aplicar na prática o conhecimento adquirido, exercitando sua capacidade de análise e síntese, e promovendo uma troca rica de experiências comunicativas. Além disso, essa atividade prática estimula a participação ativa dos estudantes, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento da autonomia e da confiança na expressão de suas ideias. Um exemplo prático pode ser a apresentação de um comercial de TV que evidencia a função emotiva, seguido de uma explicação sobre como elementos específicos do vídeo transmitem sentimentos e emoções para o público-alvo, demonstrando assim a função em ação de modo claro e tangível.

Metodologia

A metodologia ativa 'Sala de

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo