Na atividade Mistérios dos Emojis: Decifrando Mensagens, alunos do 2º ano do Ensino Médio serão estimulados a explorar a comunicação visual por meio da criação de histórias curtas utilizando exclusivamente emojis. Este exercício prático coloca os estudantes em duplas ou pequenos grupos, desafiando-os a pensar critica e criativamente sobre como imagens podem ser usadas para transmitir mensagens complexas. Cada grupo criará uma narrativa visual e desafiará os outros a interpretá-la corretamente, promovendo uma discussão enriquecedora sobre as nuances da comunicação e interpretação visual. Após a etapa de decifração, haverá apresentações das interpretações seguidas de uma reflexão coletiva sobre as várias maneiras de entender as mesmas sequências de emojis e como estas se relacionam com a compreensão de textos multimodais. Esta atividade destina-se a aprofundar o conhecimento dos alunos sobre semiose, multimodalidade e escolhas visuais na comunicação, elementos fundamentais na era digital.
Esta atividade visa desenvolver uma compreensão aprofundada da comunicação visual e das habilidades interpretativas dos alunos, utilizando emojis como ferramenta principal. Será uma oportunidade para explorar a multimodalidade dos textos e a importância das escolhas visuais na transmissão de mensagens, fundamentando a aprendizagem na análise crítica e na criatividade. Os alunos aprenderão a valorizar diferentes modos de comunicação e a entender como as imagens podem complementar, ampliar ou até mesmo substituir o texto escrito em diversas situações de comunicação, preparando-os para uma leitura e produção de textos mais conscientes e eficientes em contextos digitais e multimodais.
Esta atividade é ancorada nos conceitos de comunicação visual, semiose, multimodalidade e análise de textos. Abordaremos a maneira como diferentes modos de comunicação (visual, verbal, gestual) interagem para criar significado, e como a escolha dos emojis pode influenciar na interpretação da mensagem. Destacaremos também a relevância da criatividade e do pensamento crítico na decodificação de mensagens complexas e na produção de discursos eficazes em vários contextos digitais, enfatizando a importância da compreensão desses elementos na era da comunicação multimodal.
Na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, utilizaremos emojis como material lúdico para fomentar o engajamento e a análise crítica dos alunos. Iniciaremos com uma introdução ao conceito de comunicação visual e multimodalidade, seguida pela formação de duplas ou pequenos grupos. Cada grupo criará uma história utilizando uma sequência de emojis, que depois será decifrada pelos outros grupos. Esta dinâmica promove a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade, elementos essenciais da Aprendizagem Baseada em Jogos. Após a apresentação das histórias e suas respectivas interpretações, será realizada uma discussão coletiva para explorar as múltiplas leituras possíveis, enfatizando a importância da perspectiva e contexto na análise de comunicações visuais.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, abordaremos os conceitos teóricos e formaremos os grupos. A segunda aula será dedicada à criação, apresentação e decifração das histórias em emojis, seguida de uma discussão coletiva para encerrar a atividade.
A avaliação desta atividade será formativa, focando na participação ativa, criatividade, habilidade de análise crítica e capacidade de trabalhar em equipe. Cada grupo será avaliado pela originalidade e clareza na criação da história com emojis, bem como pela precisão e profundidade na interpretação das histórias de outros grupos. A discussão coletiva final também será considerada, avaliando a contribuição individual e do grupo para a compreensão das diversas interpretações de textos visuais. Exemplos de critérios de avaliação incluem: engajamento com a atividade, capacidade de argumentação, respeito às interpretações dos colegas e reflexão sobre a experiência de aprendizagem.
Os recursos necessários para essa atividade incluem acesso a dispositivos digitais com capacidade para criação e visualização de emojis, uma sala ampla que permita a interação entre os grupos, e um quadro branco ou projetor para as apresentações finais. O uso de tecnologia é fundamental para a criação das histórias em emojis, enquanto o espaço físico favorece a dinâmica de grupo e a discussão coletiva. O quadro branco ou projetor será utilizado para exibir as histórias visualmente durante a decifração e discussão, permitindo uma melhor visualização e análise coletiva.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula