Numerais em Ação: Criando Notícias

Desenvolvida por: Emylly… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática
Temática: Produção textual e Numerais

A atividade 'Numerais em Ação: Criando Notícias' é uma proposta interdisciplinar que objetiva explorar o uso de numerais na construção de notícias fictícias, porém realistas, com o intuito de desenvolver habilidades relacionadas à expressão escrita e ao raciocínio matemático dos alunos do 2º ano do Ensino Médio. Durante a atividade, os estudantes serão divididos em grupos e desafiados a criar um artigo jornalístico que integre, de maneira criativa e coerente, diferentes categorias de numerais (ordinais, cardinais, fracionários e multiplicativos) para enriquecer a narrativa e conferir precisão aos detalhes reportados. Após a produção, os textos serão compartilhados com a turma, promovendo um espaço de análise e reflexão sobre a importância da escolha e do uso adequado dos numerais na clareza de informações e na compreensão dos fatos relatados. Esta abordagem busca não apenas reforçar a compreensão sobre os diferentes tipos de numerais, mas também fomentar a habilidade dos alunos de aplicar conceitos matemáticos em contextos variados, melhorando suas competências em leitura, escrita e pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover uma aprendizagem significativa sobre o uso de diferentes tipos de numerais em contextos reais, como a produção jornalística, permitindo que os alunos do 2º ano do Ensino Médio desenvolvam competências linguísticas e matemáticas integradas. Busca-se estimular a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que se potencializa a habilidade dos estudantes de empregar de forma adequada e eficaz os numerais cardinais, ordinais, fracionários e multiplicativos na expressão de ideias e informações. Além disso, a atividade visa incentivar a análise crítica dos alunos acerca do impacto da escolha e do uso dos numerais na clareza da comunicação e na precisão do reporte de acontecimentos.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e precisa.
  • Reforçar o conhecimento sobre os diferentes tipos de numerais e suas aplicações.
  • Estimular o pensamento crítico na análise da importância dos numerais na comunicação.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Promover a integração de conhecimentos matemáticos em situações do cotidiano.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EM13LGG101
  • description": "Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos." }, { "code": EM13LGG102
  • description": Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.

Conteúdo Programático

A atividade se baseia na interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa e Matemática, explorando o uso de numerais na elaboração de textos jornalísticos. A reflexão crítica sobre o papel dos numerais para a precisão, clareza e riqueza da informação está no cerne do conteúdo programático, preparando os estudantes para a aplicação prática de conceitos matemáticos em situações do cotidiano, além de desenvolver habilidades de escrita, leitura crítica e argumentação.

  • Tipos de numerais: cardinais, ordinais, fracionários e multiplicativos.
  • A estrutura de uma notícia: lead, corpo e fechamento.
  • Técnicas de escrita criativa e precisão informativa.
  • Revisão de conceitos matemáticos associados aos diferentes tipos de numerais.
  • Leitura crítica de notícias: avaliando a importância dos numerais na comunicação dos fatos.

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa e prática, a atividade 'Mão-na-massa' encoraja os alunos a serem protagonistas do processo de aprendizagem. Divididos em grupos, eles serão guiados a explorar as funções dos numerais em contextos realistas, por meio da criação de notícias fictícias. A colaboração e o intercâmbio de ideias entre os membros do grupo fortalecerão o aprendizado. A apresentação e discussão dos textos favorecerão a análise crítica e a reflexão sobre a aplicação dos conceitos aprendidos.

  • Divisão dos alunos em grupos para promover a colaboração.
  • Criação de notícias fictícias incorporando diferentes tipos de numerais.
  • Discussão em grupo sobre as notícias criadas e a decisão sobre qual será apresentada.
  • Apresentação das notícias para a turma e feedback coletivo.
  • Reflexão guiada sobre a importância dos numerais na clareza da informação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos.

  • Aula 1 da atividade: Divisão em grupos, criação, apresentação e discussão das notícias.

Avaliação

A avaliação será formativa e basear-se-á no envolvimento dos alunos ao longo da atividade. Será considerado o esforço na criação da notícia, a criatividade, a correta utilização dos numerais dentro do texto e a participação durante a discussão e apresentação dos trabalhos. A capacidade de reflexão sobre a importância e uso correto dos numerais também será avaliada. Feedbacks construtivos serão oferecidos, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Recursos didáticos incluem acesso à internet para pesquisa, quadro-negro para anotações durante a discussão, e materiais de escrita para a elaboração das notícias. Além disso, exemplos de notícias reais serão disponibilizados para inspiração e análise.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Quadro-negro ou quadro branco.
  • Materiais de escrita (papel, canetas).
  • Exemplos impressos de notícias reais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo