O Debate dos Gêneros Textuais

Desenvolvida por: Rubem … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros textuais e funções da linguagem

Nesta atividade interativa e dinâmica, intitulada 'O Debate dos Gêneros Textuais', alunos do 2º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos com o objetivo de explorar e defender a eficácia comunicativa de diferentes gêneros textuais (notícia, artigo de opinião, poema, entre outros) através das funções da linguagem. Cada grupo receberá um gênero textual diverso para analisar e preparar uma apresentação, destacando como esse gênero é eficaz na comunicação de ideias e emoções. Os alunos deverão empregar conceitos das funções da linguagem para fundamentar suas defesas, proporcionando uma compreensão ampla e crítica sobre como diferentes textos cumprem distintos propósitos comunicativos. Após as apresentações, será aberto um espaço para perguntas e debates entre os grupos, incentivando o pensamento crítico e a articulação verbal, além de permitir a exploração profunda das características e funcionalidades dos vários gêneros textuais apresentados. Esta atividade busca não apenas o desenvolvimento das habilidades de análise literária, mas também o aprimoramento de competências comunicativas e argumentativas dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa engajar os alunos na exploração e compreensão profunda dos diversos gêneros textuais e suas eficácias comunicativas, usando para isso as funções da linguagem. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar e analisar as características distintas de cada gênero textual escolhido, compreendendo como cada um se adapta a diferentes contextos e propósitos comunicativos. Além disso, a atividade pretende desenvolver habilidades de argumentação e apresentação oral, bem como estimular o pensamento crítico e a capacidade de debate. Esse exercício colaborativo fomentará ainda habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a escuta ativa, fundamentais para a realização das tarefas.

  • Identificar e analisar características de diferentes gêneros textuais.
  • Compreender as funções da linguagem e aplicá-las na análise dos gêneros textuais.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e apresentação oral.
  • Estimular o pensamento crítico e a habilidade de debate.
  • Promover o trabalho em equipe e a escuta ativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101 - Compreender as condições de produção e de circulação dos textos em diferentes mídias, para fazer escolhas conscientes e críticas nas situações de leitura e produção.
  • EM13LGG703 - Utilizar adequadamente, em situações de comunicação, oral e escrita, as diversas linguagens e tecnologias, considerando suas implicações éticas, sociais e estéticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo detalhado dos gêneros textuais, suas características, estruturas e objetivos específicos. Será dada ênfase especial às funções da linguagem, permitindo aos estudantes compreender como essas funções operam nos diferentes gêneros para alcançar sua eficácia comunicativa. Também será discutido o papel desses gêneros textuais na sociedade e como são percebidos e utilizados em diversos contextos comunicativos.

  • Definição e características dos gêneros textuais principais.
  • Estudo das funções da linguagem.
  • Análise da eficácia comunicativa dos diferentes gêneros.
  • Aplicação prática das teorias em apresentações e debates.

Metodologia

A metodologia desta atividade está baseada em princípios de aprendizado ativo, onde os alunos são incentivados a serem protagonistas na construção do seu conhecimento através da experiência prática e do envolvimento direto. Serão formados grupos para promover a colaboração e o aprendizado peer-to-peer. Cada grupo estudará um gênero textual especificado e preparará uma apresentação usando recursos visuais, seguida de uma sessão de debate. Este formato promove não apenas a compreensão conceitual, mas também habilidades sociais e comunicativas.

  • Trabalho em grupo para estudar os gêneros textuais.
  • Preparação e apresentação de slides sobre o gênero estudado.
  • Debate entre os grupos a respeito das apresentações.
  • Sessão de feedback da turma e do professor.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira aula, ocorrerá a formação dos grupos, distribuição dos gêneros textuais e início das pesquisas e preparações das apresentações. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos, seguidas de debate e feedback.

  • Aula 1: Formação dos grupos e início das preparações.
  • Aula 2: Apresentações, debates e feedback.

Avaliação

A avaliação será baseada na profundidade da análise apresentada por cada grupo sobre seu gênero textual, no uso adequado das funções da linguagem para defender a eficácia comunicativa do gênero, na qualidade da apresentação (clareza, organização, uso de recursos visuais) e na participação ativa durante os debates. Será considerada também a habilidade de trabalhar em equipe e de responder questões de forma articulada durante o debate. Exemplos específicos e referências teóricas deverão ser utilizados para fundamentar os argumentos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários um projetor e um computador com acesso à internet para pesquisas e preparação das apresentações. Materiais para anotações, como cadernos e canetas, também serão úteis. Podem ser indicados textos e vídeos como materiais de apoio para aprofundamento nos temas abordados.

  • Projetor e computador com acesso à Internet.
  • Materiais para anotações (cadernos, canetas).
  • Textos e vídeos de apoio sobre gêneros textuais e funções da linguagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo