Esta atividade pedagógica prática tem como objetivo envolver os alunos do 2º ano do Ensino Médio na elaboração e avaliação de artigos científicos fictícios, utilizando os parâmetros das normas ABNT. Os alunos serão organizados em grupos, com cada um produzindo um artigo sobre um tema livre, buscando aplicar não apenas as técnicas de escrita científica, mas também desenvolver habilidades como análise crítica, trabalho em equipe e feedback construtivo. Após a produção, os grupos trocarão os artigos entre si e atuarão como 'juízes', avaliando os trabalhos dos colegas com base em critérios de coesão, coerência, adesão às normas e originalidade, estabelecidos anteriormente. O ponto culminante da atividade será a apresentação de feedbacks construtivos para cada grupo, com vistas a promover uma atmosfera de aprendizado colaborativo e de melhorias contínuas nos processos de escrita e pesquisa.
A atividade 'O Júri dos Artigos' visa proporcionar aos alunos uma experiência imersiva no mundo da pesquisa científica, aprimorando suas habilidades de escrita, argumentação e crítica. Pretende-se que, ao término desta atividade, os alunos sejam capazes de produzir textos científicos bem estruturados, seguindo as normas ABNT, e desenvolver habilidades de avaliação crítica, essenciais tanto no ambiente acadêmico quanto profissional. Além disso, busca-se fomentar o espírito colaborativo e o respeito por diferentes perspectivas e abordagens de pesquisa.
O conteúdo programático será a apresentação de trabalhos técnico-científicos • orientações e normas linguísticas para a elaboração do trabalho técnico-científico (estrutura de trabalho monográfico, resenha, artigo, elaboração de referências bibliográficas). Abordará as etapas da escrita científica, incluindo a escolha do tema, revisão de literatura, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências. O foco será na aplicação das normas ABNT e na importância dos aspectos de coesão e coerência textual. Serão também discutidos critérios de avaliação de artigos científicos, aspectos éticos da pesquisa e a importância do feedback construtivo no processo de aprendizado.
A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será a base deste plano de aula. Os alunos serão divididos em grupos e guiados numa jornada de aprendizado prático, desde a concepção até a avaliação de artigos científicos. As aulas serão intercaladas entre momentos de pesquisa, escrita, revisão e avaliação crítica, promovendo a autonomia dos estudantes e incentivando a colaboração e a troca de conhecimentos entre eles.
A atividade será distribuída em 9 aulas de 40 minutos, cobrindo desde a introdução da tarefa até a apresentação dos feedbacks. Serão destinadas aulas para discussão dos critérios de avaliação, produção dos artigos, revisão por pares e, finalmente, para a apresentação dos resultados e feedbacks.
A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto. Será dada especial atenção à qualidade dos artigos produzidos, incluindo aderência às normas ABNT, clareza, coesão, coerência e originalidade. A capacidade de avaliar criticamente os trabalhos dos colegas e de fornecer feedback construtivo também será avaliada. A participação, colaboração no grupo e a aplicação dos feedbacks recebidos para melhorar o próprio trabalho serão critérios adicionais de avaliação.
Esta atividade requer o uso de recursos tais como acesso à internet para pesquisa e revisão de literatura, acesso a softwares de processamento de texto que suportem as normas ABNT, e projeção para as apresentações em sala. Materiais adicionais de apoio, como guias para escrita científica e critérios de avaliação, serão fornecidos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula