O Júri dos Artigos

Desenvolvida por: Renata… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Elaboração e Avaliação de Artigos Científicos

Esta atividade pedagógica prática tem como objetivo envolver os alunos do 2º ano do Ensino Médio na elaboração e avaliação de artigos científicos fictícios, utilizando os parâmetros das normas ABNT. Os alunos serão organizados em grupos, com cada um produzindo um artigo sobre um tema livre, buscando aplicar não apenas as técnicas de escrita científica, mas também desenvolver habilidades como análise crítica, trabalho em equipe e feedback construtivo. Após a produção, os grupos trocarão os artigos entre si e atuarão como 'juízes', avaliando os trabalhos dos colegas com base em critérios de coesão, coerência, adesão às normas e originalidade, estabelecidos anteriormente. O ponto culminante da atividade será a apresentação de feedbacks construtivos para cada grupo, com vistas a promover uma atmosfera de aprendizado colaborativo e de melhorias contínuas nos processos de escrita e pesquisa.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'O Júri dos Artigos' visa proporcionar aos alunos uma experiência imersiva no mundo da pesquisa científica, aprimorando suas habilidades de escrita, argumentação e crítica. Pretende-se que, ao término desta atividade, os alunos sejam capazes de produzir textos científicos bem estruturados, seguindo as normas ABNT, e desenvolver habilidades de avaliação crítica, essenciais tanto no ambiente acadêmico quanto profissional. Além disso, busca-se fomentar o espírito colaborativo e o respeito por diferentes perspectivas e abordagens de pesquisa.

  • Elaborar artigos científicos seguindo as normas ABNT.
  • Desenvolver habilidades de escrita científica, como coesão e coerência.
  • Praticar a avaliação crítica de trabalhos acadêmicos.
  • Trabalhar em equipe para produzir e avaliar conteúdos científicos.
  • Fornecer e receber feedback construtivo para melhorar a qualidade dos trabalhos.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EM13LGG701
  • description": "Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos." }, { "code": EM13LGG703
  • description": "Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais." }, { "code": EM13LP29
  • description": Resumir e resenhar textos, por meio do uso de paráfrases, de marcas do discurso reportado e de citações, para uso em textos de divulgação de estudos e pesquisas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático será a apresentação de trabalhos técnico-científicos • orientações e normas linguísticas para a elaboração do trabalho técnico-científico (estrutura de trabalho monográfico, resenha, artigo, elaboração de referências bibliográficas).  Abordará as etapas da escrita científica, incluindo a escolha do tema, revisão de literatura, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências. O foco será na aplicação das normas ABNT e na importância dos aspectos de coesão e coerência textual. Serão também discutidos critérios de avaliação de artigos científicos, aspectos éticos da pesquisa e a importância do feedback construtivo no processo de aprendizado.

  • Normas ABNT para elaboração de artigos científicos
  • Etapas da escrita científica
  • Critérios de avaliação para artigos científicos
  • Importância do feedback construtivo
  • Aspectos éticos em pesquisa

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será a base deste plano de aula. Os alunos serão divididos em grupos e guiados numa jornada de aprendizado prático, desde a concepção até a avaliação de artigos científicos. As aulas serão intercaladas entre momentos de pesquisa, escrita, revisão e avaliação crítica, promovendo a autonomia dos estudantes e incentivando a colaboração e a troca de conhecimentos entre eles.

  • Trabalho em grupo para a elaboração de artigos
  • Revisão por pares e avaliação baseada em critérios claros
  • Apresentações em sala de aula para discussão e feedback
  • Uso de tecnologias digitais para pesquisa e elaboração dos artigos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em 9 aulas de 40 minutos, cobrindo desde a introdução da tarefa até a apresentação dos feedbacks. Serão destinadas aulas para discussão dos critérios de avaliação, produção dos artigos, revisão por pares e, finalmente, para a apresentação dos resultados e feedbacks.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aula 2: Discussão sobre normas ABNT e escolha dos temas
  • Aula 3-5: Elaboração dos artigos
  • Aula 6: Revisão por pares
  • Aula 7-8: Preparação e realização da 'banca avaliadora'
  • Aula 9: Apresentação dos feedbacks e considerações finais

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto. Será dada especial atenção à qualidade dos artigos produzidos, incluindo aderência às normas ABNT, clareza, coesão, coerência e originalidade. A capacidade de avaliar criticamente os trabalhos dos colegas e de fornecer feedback construtivo também será avaliada. A participação, colaboração no grupo e a aplicação dos feedbacks recebidos para melhorar o próprio trabalho serão critérios adicionais de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Esta atividade requer o uso de recursos tais como acesso à internet para pesquisa e revisão de literatura, acesso a softwares de processamento de texto que suportem as normas ABNT, e projeção para as apresentações em sala. Materiais adicionais de apoio, como guias para escrita científica e critérios de avaliação, serão fornecidos.

  • Acesso à Internet
  • Computadores ou dispositivos móveis
  • Softwares de processamento de texto
  • Projetor para apresentações
  • Guias de escrita científica e normas ABNT

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo