Esta atividade prática propõe um mergulho na arte da retórica e na força dos discursos, dentro dos contextos de movimentos sociais, culturais ou políticos relevantes, por meio da análise crítica de falas de figuras públicas. Os alunos serão divididos em grupos, onde cada um selecionará um discurso para investigar as estratégias retóricas empregadas, figuras de linguagem e os argumentos que buscam persuadir e mobilizar as audiências. Esta análise permitirá aos estudantes identificar não somente como as palavras são escolhidas e organizadas para impactar os ouvintes, mas também refletir sobre o papel essencial da linguagem na formatação da opinião pública e na iniciativa de mudanças sociais. Após esta análise minuciosa, os grupos produzirão vídeos ou podcasts para compartilhar suas descobertas, que serão apresentados para a turma e postados em um blog ou plataforma similar, incentivando assim a discussão a prosseguir além das paredes da sala de aula.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em equipar os alunos com as habilidades para realizar análises críticas de discursos, compreender o emprego de estratégias retóricas e reconhecer os efeitos das figuras de linguagem na formação de opiniões e na mobilização social. Almejamos que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de decifrar os diversos níveis de significado em discursos públicos e compreender a influência da linguagem na configuração de ideologias e na promoção de mudanças na sociedade. Essa compreensão crítica é essencial para o desenvolvimento de cidadãos conscientes, capazes de participar mais efetivamente no debate democrático e nas decisões políticas.
O conteúdo programático abordará conceitos essenciais de retórica, incluindo tipos de discursos, estratégias retóricas comuns, e a identificação e aplicação de figuras de linguagem. Os alunos também explorarão a teoria dos movimentos sociais e a análise de discursos políticos, compreendendo a interação entre linguagem, poder e sociedade. A atividade visa desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, produção de conteúdo e comunicação eficaz.
Empregaremos uma metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes do seu aprendizado. Inicialmente, haverá uma breve explanação teórica sobre análise de discursos. Em seguida, os estudantes formarão grupos para selecionar e analisar os discursos, utilizando as ferramentas teóricas fornecidas. A produção de vídeos ou podcasts permitirá uma abordagem prática, encorajando a criatividade e a colaboração. As apresentações finais propiciarão a partilha de aprendizados e a reflexão coletiva.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá uma introdução aos conceitos chave e formação dos grupos. Na segunda aula, os grupos trabalharão na produção de seus vídeos ou podcasts, com uma breve apresentação dos trabalhos ao final.
A avaliação será baseada em três critérios principais: profundidade da análise crítica do discurso escolhido, criatividade e clareza na produção do vídeo ou podcast, e a habilidade de trabalhar colaborativamente no grupo. Cada grupo receberá um feedback construtivo, levando em consideração a qualidade da pesquisa, a aplicação dos conceitos teóricos e a eficácia da comunicação das ideias. Exemplos específicos de desempenhos destacados ou áreas para melhoria serão fornecidos para promover o aprendizado contínuo.
Para esta atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para pesquisa dos discursos, computadores ou dispositivos para a edição dos vídeos ou podcasts, e um blog ou plataforma digital para compartilhamento dos trabalhos finais. Materiais de apoio teórico sobre análise de discursos e retórica também serão fornecidos para auxiliar os alunos em suas análises.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula