Nesta atividade prática, planejada para o 2º ano do Ensino Médio, os alunos serão introduzidos ao mundo das figuras de linguagem de uma maneira interativa e envolvente através do 'Tribunal das Figuras de Linguagem'. Antes da sessão, os estudantes receberão materiais educativos abordando diferentes figuras de linguagem, suas definições, exemplos e aplicações em diversos contextos, como publicidade, literatura e cotidiano. Os alunos serão divididos em grupos, onde cada um será responsável por defender a importância e a aplicabilidade de uma figura de linguagem específica. Usando o formato de um grande tribunal na sala de aula, cada grupo apresentará seus argumentos, buscando convencer os demais da relevância de sua figura. Através de exemplos reais ou criativos, eles argumentarão sua utilidade, propiciando debates acalorados entre os grupos. No encerramento da atividade, será realizada uma votação para destacar as argumentações mais convincentes, promovendo assim um aprendizado ativo, crítico e participativo sobre o tema.
O objetivo desta atividade é promover um entendimento profundo sobre as figuras de linguagem, não apenas em teoria, mas também em aplicação prática. Os alunos desenvolverão habilidades de argumentação, defesa de ideias e persuasão, ao mesmo tempo em que exercitam a escuta ativa e o respeito pelas opiniões alheias. A atividade visa, por meio do debate e da interação entre grupos, facilitar a compreensão da utilidade das figuras de linguagem em diferentes contextos, incentivando os alunos a perceber a riqueza e a diversidade da língua portuguesa.
A estruturação do conteúdo para esta atividade gira em torno das figuras de linguagem, abarcando as metáforas, metonímias, onomatopeias, hiperboles, ironias, entre outras. Cada figura será explorada em termos de sua definição, exemplos clássicos e modernos, e principalmente, sua aplicação prática em textos literários, anúncios publicitários e no cotidiano. A atividade proporciona uma revisão abrangente desses conceitos, incentivando os alunos a pensar de forma crítica sobre como a linguagem é utilizada para moldar a percepção do mundo ao seu redor.
Para a realização desta atividade, adotaremos uma abordagem centrada no aluno, utilizando metodologias ativas como a Roda de Debate e a Sala de Aula Invertida. Inicialmente, os alunos receberão materiais de estudo e serão incentivados a pesquisar sobre sua figura de linguagem designada antes da aula, conformando a prática da Sala de Aula Invertida. Posteriormente, cada grupo terá tempo para apresentar e defender a importância de sua figura de linguagem perante a classe, organizada em forma de tribunal. A utilização da Roda de Debate permitirá que os grupos interajam, debatam e argumentem suas posições, promovendo uma aprendizagem participativa e colaborativa.
A atividade 'Tribunal das Figuras de Linguagem' será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. A primeira aula será dedicada à preparação e ao início dos debates, enquanto a segunda aula continuará com as apresentações de defesa, seguidas pelos debates acalorados e pela votação final.
A avaliação da participação dos alunos nessa atividade será baseada em critérios como clareza de argumentação, uso correto e criativo das figuras de linguagem, habilidade de defesa e de rebater argumentos, além da capacidade de trabalhar em equipe. Serão utilizados exemplos concretos e análises de performances individuais e em grupo para compor as notas. Além disso, a contribuição para o debate e a participação ativa serão consideradas, incentivando os alunos a se engajarem plenamente na atividade.
Para a execução dessa atividade, serão necessários materiais de apoio sobre as figuras de linguagem, que podem incluir slides de PowerPoint, vídeos explicativos e documentos com exemplos textuais. Além disso, um espaço de sala de aula que possa ser adaptado para simular um tribunal, com cadeiras e mesas organizadas apropriadamente, será essencial para facilitar a imersão dos alunos no cenário de debate.
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