A habilidade de comunicar-se de modo eficaz é fundamental em diversas áreas da vida, especialmente no ambiente de trabalho. Por meio da análise de discursos famosos, esta atividade visa desenvolver habilidades de oratória nos alunos do 2º ano do Ensino Médio, utilizando estratégias de comunicação eficazes para capturar a atenção e transmitir mensagens de forma clara e convincente. Os alunos aprenderão sobre as diferentes funções da linguagem e como aplicá-las para aprimorar suas habilidades discursivas. Posteriormente, eles terão a oportunidade de criar e apresentar seus próprios discursos, emulando situações reais de ambiente de trabalho onde necessitam exercitar a persuasão, informação ou motivação de uma equipe. O ciclo da atividade será concluído com uma Roda de Debate, onde técnicas utilizadas serão discutidas, avaliando-se o impacto da escolha de linguagem e o efeito da oratória sobre o público.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de comunicar-se de maneira eficaz, utilizando técnicas de oratória e reconhecer as funções da linguagem para enriquecer suas apresentações. Será trabalhado o desenvolvimento da autoconfiança ao falar em público, além de aprender a estruturar discursos claros e persuasivos para diferentes contextos. Os alunos também exercitarão a escuta crítica, analisando discursos para identificar estratégias de comunicação e como elas influenciam a recepção da mensagem pelo público.
A atividade se inicia com o estudo de discursos famosos, fornecendo aos alunos modelos de como os grandes oradores estruturam suas apresentações. A seguir, será proposto um estudo aprofundado sobre as funções da linguagem, entendendo como cada uma pode contribuir para tornar um discurso mais efetivo. Os alunos serão então incentivados a aplicar estes conceitos na criação de seus próprios discursos, focando em estruturar um conteúdo que seja persuasivo, informativo ou motivacional, conforme a situação proposta. A prática da oratória será complementada com a discussão coletiva na Roda de Debate, onde serão analisadas as técnicas utilizadas por eles e seus pares, promovendo um rico intercâmbio de feedbacks.
A metodologia ativa empregada, Roda de Debate, favorece a participação ativa dos alunos, incentivando a discussão crítica e a troca de experiências. Após as apresentações individuais dos discursos criados, os alunos participarão de uma Roda de Debate, onde terão a oportunidade de discutir as estratégias de oratória utilizadas, receber feedbacks e refletir sobre o impacto da sua apresentação no público. Esta abordagem promove o desenvolvimento de habilidades discursivas de forma prática, reflexiva e colaborativa.
A carga horária da atividade será de 20 horas, distribuídas em 30 aulas de 40 minutos cada.
A avaliação será baseada na análise qualitativa dos discursos apresentados pelos alunos, considerando critérios como coerência, clareza, persuasão, uso efetivo das funções da linguagem e capacidade de manter a atenção do público. Além disso, será considerada a participação ativa na Roda de Debate, tanto na apresentação do próprio discurso quanto na contribuição para o debate e na capacidade de fornecer feedback construtivo aos colegas. Será incentivada a autoavaliação, onde os alunos refletirão sobre seu desempenho e o que podem melhorar em futuras apresentações.
Para a execução desta atividade serão necessários recursos como acesso a discursos famosos, seja por meio de textos ou gravações de vídeo, material para estudo das funções da linguagem, equipamento de áudio e vídeo para a apresentação dos discursos e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate.
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