Palavras com Poder: A Oratória que Inspira

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Oratória e Persuasão

A habilidade de comunicar-se de modo eficaz é fundamental em diversas áreas da vida, especialmente no ambiente de trabalho. Por meio da análise de discursos famosos, esta atividade visa desenvolver habilidades de oratória nos alunos do 2º ano do Ensino Médio, utilizando estratégias de comunicação eficazes para capturar a atenção e transmitir mensagens de forma clara e convincente. Os alunos aprenderão sobre as diferentes funções da linguagem e como aplicá-las para aprimorar suas habilidades discursivas. Posteriormente, eles terão a oportunidade de criar e apresentar seus próprios discursos, emulando situações reais de ambiente de trabalho onde necessitam exercitar a persuasão, informação ou motivação de uma equipe. O ciclo da atividade será concluído com uma Roda de Debate, onde técnicas utilizadas serão discutidas, avaliando-se o impacto da escolha de linguagem e o efeito da oratória sobre o público.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de comunicar-se de maneira eficaz, utilizando técnicas de oratória e reconhecer as funções da linguagem para enriquecer suas apresentações. Será trabalhado o desenvolvimento da autoconfiança ao falar em público, além de aprender a estruturar discursos claros e persuasivos para diferentes contextos. Os alunos também exercitarão a escuta crítica, analisando discursos para identificar estratégias de comunicação e como elas influenciam a recepção da mensagem pelo público.

  • Analisar e compreender a estrutura e técnicas de oratória de discursos famosos.
  • Entender e aplicar as funções da linguagem para aprimorar a oratória.
  • Desenvolver habilidades de comunicação eficaz e persuasão.
  • Planejar e executar um discurso dentro de um contexto simulado de ambiente de trabalho.
  • Avaliar o impacto da oratória e da escolha de linguagem sobre o público.

Conteúdo Programático

A atividade se inicia com o estudo de discursos famosos, fornecendo aos alunos modelos de como os grandes oradores estruturam suas apresentações. A seguir, será proposto um estudo aprofundado sobre as funções da linguagem, entendendo como cada uma pode contribuir para tornar um discurso mais efetivo. Os alunos serão então incentivados a aplicar estes conceitos na criação de seus próprios discursos, focando em estruturar um conteúdo que seja persuasivo, informativo ou motivacional, conforme a situação proposta. A prática da oratória será complementada com a discussão coletiva na Roda de Debate, onde serão analisadas as técnicas utilizadas por eles e seus pares, promovendo um rico intercâmbio de feedbacks.

  • Análise de discursos famosos.
  • Estudo das funções da linguagem.
  • Criação e apresentação de discursos.
  • Roda de Debate.

Metodologia

A metodologia ativa empregada, Roda de Debate, favorece a participação ativa dos alunos, incentivando a discussão crítica e a troca de experiências. Após as apresentações individuais dos discursos criados, os alunos participarão de uma Roda de Debate, onde terão a oportunidade de discutir as estratégias de oratória utilizadas, receber feedbacks e refletir sobre o impacto da sua apresentação no público. Esta abordagem promove o desenvolvimento de habilidades discursivas de forma prática, reflexiva e colaborativa.

  • Análise de discursos.
  • Estudo e discussão sobre as funções da linguagem.
  • Criação e prática de discursos.
  • Roda de Debate com feedback e análise crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária da atividade será de 20 horas, distribuídas em 30 aulas de 40 minutos cada.

  • Aula 1-2: Introdução à oratória e análise de discursos famosos.
  • Aulas 3-5: Estudo das funções da linguagem.
  • Aulas 6-10: Planejamento e criação dos discursos.
  • Aulas 11-29: Apresentação dos discursos pelos alunos.
  • Aula 30: Roda de Debate e feedback.

Avaliação

A avaliação será baseada na análise qualitativa dos discursos apresentados pelos alunos, considerando critérios como coerência, clareza, persuasão, uso efetivo das funções da linguagem e capacidade de manter a atenção do público. Além disso, será considerada a participação ativa na Roda de Debate, tanto na apresentação do próprio discurso quanto na contribuição para o debate e na capacidade de fornecer feedback construtivo aos colegas. Será incentivada a autoavaliação, onde os alunos refletirão sobre seu desempenho e o que podem melhorar em futuras apresentações.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos como acesso a discursos famosos, seja por meio de textos ou gravações de vídeo, material para estudo das funções da linguagem, equipamento de áudio e vídeo para a apresentação dos discursos e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate.

  • Textos e vídeos de discursos famosos.
  • Material didático sobre funções da linguagem.
  • Equipamento de áudio e vídeo.
  • Espaço para apresentação e debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo