A atividade 'Poesia Viva: A Voz dos Silenciados' propõe uma imersão literária e socioeducativa através da obra 'A cor da ternura', incentivando os alunos do 2º ano do Ensino Médio a explorarem suas habilidades de escrita criativa e empatia. Após a leitura coletiva de capítulos selecionados do livro, que narra as lutas e vivências de sua protagonista diante de adversidades e o confronto com questões de gênero, os estudantes serão estimulados a produzir poemas ou pequenas histórias. Esses textos deverão refletir os sentimentos, erros e lutas retratadas na leitura, assim como também devem buscar evocar a sensibilidade para com situações vivenciadas por mulheres em contextos adversos. Concluindo a atividade, os trabalhos serão apresentados em um sarau literário, que poderá ocorrer online ou presencialmente, servindo como um espaço de expressão, escuta ativa e reflexão sobre as questões abordadas.
Este plano de aula busca despertar no aluno a capacidade de interpretar, analisar e se expressar sobre temas relacionados às experiências femininas, adversidades e resiliência, tal como se apresentam na obra 'A cor da ternura'. Os objetivos incluem: fomentar a leitura crÃtica, estimular a criatividade e a capacidade escrita através da produção de textos poéticos e narrativos, promover a conscientização e a empatia para com as lutas retratadas, e incentivar o compartilhamento de perspectivas e reflexões em um ambiente coletivo de respeito e escuta.
O conteúdo programático orbita ao redor da análise literária de 'A cor da ternura', abordando temas como gênero, desafios sociais e emocionais, lutas individuais e coletivas, e o papel da literatura como ferramenta de expressão e mudança social. Esta análise será a base para o desenvolvimento de competências de escrita criativa e expressão emocional.
A metodologia ativa será aplicada nesta atividade, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem, incentivando a participação ativa, a colaboração e a reflexão individual e em grupo. Após a leitura coletiva, discussões em pequenos grupos ajudarão na digestão dos temas, seguidas por sessões de escrita individual e revisão por pares que fomentarão a criação literária. O sarau literário servirá como um espaço de expressão e compartilhamento das criações, estimulando a confiança e a argumentação oral.
A carga horária total será de 2 horas, divididas em 3 aulas de 40 minutos. Na primeira aula ocorrerá a leitura coletiva e discussão; na segunda, os alunos trabalharão na produção dos textos; e, na terceira, acontecerá o sarau literário.
A avaliação se dará de maneira formativa, focando no processo criativo dos alunos e na participação ativa durante todas as fases da atividade. Aspectos como a qualidade da reflexão presente nos textos, a originalidade, a capacidade de se expressar diante do grupo no sarau, e a participação nas discussões serão levados em conta. Feedbacks construtivos serão oferecidos após a apresentação dos trabalhos, e a autoavaliação também será incentivada para fomentar o autoconhecimento e a reflexão sobre o próprio aprendizado.
Os principais recursos incluirão cópias da obra 'A cor da ternura' para leitura coletiva, ambiente preparado para as discussões em grupo e o sarau literário (podendo ser uma sala de aula adaptada ou uma plataforma online), material para escrita criativa (papel, canetas, acesso a computadores) e um espaço acolhedor e inspirador para a realização do sarau.
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