Produções Digitais: Transformando Texto em Arte

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Interdisciplinaridade entre Literatura, Artes Visuais e Tecnologia

Esta atividade pedagógica visa engajar alunos do 2º ano do Ensino Médio na criação de projetos artísticos digitais, como curta-metragens, podcasts ou narrativas visuais, a partir de trechos selecionados de distintos gêneros literários. Utilizando uma variedade de softwares e plataformas digitais, os estudantes serão estimulados a explorar as potencialidades expressivas das diferentes linguagens artísticas e tecnológicas, promovendo uma análise profunda das obras literárias escolhidas quanto às suas temáticas, abordagens e contexto histórico. A atividade incentiva a cooperação, à medida que os alunos trabalharão em grupos para produzir suas interpretações artísticas, fomentando uma compreensão crítica sobre a interconectividade das formas de arte e literatura, em consonância com as competências gerais da BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de análise crítica de obras literárias e incentivar a expressão dessa análise por meio de linguagens artísticas e tecnológicas diversas. Espera-se que, ao final do projeto, os estudantes demonstrem habilidade na utilização de softwares e plataformas digitais para a criação de conteúdos artísticos, valorizem o trabalho colaborativo e adquiram uma compreensão mais ampla sobre como diferentes manifestações artísticas e literárias se conectam e se influenciam mutuamente. Essa experiência busca, portanto, não somente o desenvolvimento de competências tecnológicas e artísticas, mas também o estímulo à cooperação, ao pensamento crítico e à criatividade.

  • Analisar criticamente obras literárias, explorando suas temáticas, abordagens e contextualização histórica.
  • Desenvolver habilidades no uso de tecnologias digitais para a criação de projetos artísticos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe durante o processo criativo.
  • Explorar a interdisciplinaridade entre literatura, artes visuais e tecnologia.
  • Incentivar a criatividade e expressão pessoal através da transformação de textos em diferentes formatos artísticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG703: Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
  • EM13LP50: Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.

Conteúdo Programático

A atividade abordará os principais aspectos da análise literária, explorando a forma como os textos dialogam com seu contexto histórico e com outras obras e formas de arte. Vamos trabalhar também o uso consciente e criativo das tecnologias digitais para a criação de expressões artísticas, incentivando os alunos a refletir sobre o papel da arte e da literatura na sociedade.

  • Análise de obras literárias de diferentes gêneros e épocas.
  • Práticas de leitura crítica e reflexiva.
  • Introdução ao uso de softwares e plataformas digitais para a criação artística.
  • Conceitos básicos de narrativas visuais, curta-metragens e podcasts.
  • Trabalho colaborativo e desenvolvimento de projetos em grupo.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será utilizada para estimular os alunos a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos, por meio da criação de projetos digitais. A 'Roda de Debate' será aplicada para promover diálogos construtivos sobre as obras literárias escolhidas e sobre os projetos desenvolvidos, permitindo a troca de ideias e a reflexão coletiva.

  • Seleção e análise de trechos literários para adaptação.
  • Introdução aos softwares e plataformas para criação digital.
  • Desenvolvimento de projetos em grupos, com acompanhamento do professor.
  • Apresentação dos projetos criados e discussões em Roda de Debate.
  • Feedback coletivo para aprimoramento dos projetos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de cinco sessões de 50 minutos, distribuídas em duas semanas. Inicialmente, haverá a seleção dos textos e o planejamento dos projetos. Na sequência, os alunos trabalharão na criação dos conteúdos digitais. A atividade será finalizada com a apresentação dos projetos e uma Roda de Debate para discussão e feedback.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e seleção de textos literários.
  • Aula 2: Workshop sobre ferramentas digitais e início dos projetos.
  • Aula 3: Desenvolvimento dos projetos em grupo.
  • Aula 4: Finalização dos projetos e preparação para apresentações.
  • Aula 5: Apresentação dos projetos e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo de criação, considerando a originalidade e qualidade artística dos projetos, o uso eficaz das ferramentas digitais, o engajamento na Roda de Debate e a capacidade de trabalhar colaborativamente. A criatividade, o compromisso com o tema e a qualidade da análise literária serão critérios importantes. Exemplos de rubricas de avaliação serão disponibilizadas para garantir a transparência dos critérios.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como computadores com acesso à internet, softwares de edição de vídeo e áudio, plataformas de criação de narrativas visuais e aplicativos de podcast. Além disso, materiais didáticos sobre análise literária e conceitos básicos de artes visuais e narração de histórias serão disponibilizados.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Softwares de edição de áudio e vídeo (por exemplo, Audacity, iMovie).
  • Plataformas de criação de narrativas visuais (por exemplo, Canva, Adobe Spark).
  • Aplicativos de podcast (por exemplo, Anchor, Podbean).
  • Materiais didáticos sobre análise literária e artes visuais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo