Esta atividade pedagógica visa engajar alunos do 2º ano do Ensino Médio na criação de projetos artísticos digitais, como curta-metragens, podcasts ou narrativas visuais, a partir de trechos selecionados de distintos gêneros literários. Utilizando uma variedade de softwares e plataformas digitais, os estudantes serão estimulados a explorar as potencialidades expressivas das diferentes linguagens artísticas e tecnológicas, promovendo uma análise profunda das obras literárias escolhidas quanto às suas temáticas, abordagens e contexto histórico. A atividade incentiva a cooperação, à medida que os alunos trabalharão em grupos para produzir suas interpretações artísticas, fomentando uma compreensão crítica sobre a interconectividade das formas de arte e literatura, em consonância com as competências gerais da BNCC.
O principal objetivo da atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de análise crítica de obras literárias e incentivar a expressão dessa análise por meio de linguagens artísticas e tecnológicas diversas. Espera-se que, ao final do projeto, os estudantes demonstrem habilidade na utilização de softwares e plataformas digitais para a criação de conteúdos artísticos, valorizem o trabalho colaborativo e adquiram uma compreensão mais ampla sobre como diferentes manifestações artísticas e literárias se conectam e se influenciam mutuamente. Essa experiência busca, portanto, não somente o desenvolvimento de competências tecnológicas e artísticas, mas também o estímulo à cooperação, ao pensamento crítico e à criatividade.
A atividade abordará os principais aspectos da análise literária, explorando a forma como os textos dialogam com seu contexto histórico e com outras obras e formas de arte. Vamos trabalhar também o uso consciente e criativo das tecnologias digitais para a criação de expressões artísticas, incentivando os alunos a refletir sobre o papel da arte e da literatura na sociedade.
A metodologia 'Mão-na-massa' será utilizada para estimular os alunos a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos, por meio da criação de projetos digitais. A 'Roda de Debate' será aplicada para promover diálogos construtivos sobre as obras literárias escolhidas e sobre os projetos desenvolvidos, permitindo a troca de ideias e a reflexão coletiva.
A atividade será desenvolvida ao longo de cinco sessões de 50 minutos, distribuídas em duas semanas. Inicialmente, haverá a seleção dos textos e o planejamento dos projetos. Na sequência, os alunos trabalharão na criação dos conteúdos digitais. A atividade será finalizada com a apresentação dos projetos e uma Roda de Debate para discussão e feedback.
A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo de criação, considerando a originalidade e qualidade artística dos projetos, o uso eficaz das ferramentas digitais, o engajamento na Roda de Debate e a capacidade de trabalhar colaborativamente. A criatividade, o compromisso com o tema e a qualidade da análise literária serão critérios importantes. Exemplos de rubricas de avaliação serão disponibilizadas para garantir a transparência dos critérios.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como computadores com acesso à internet, softwares de edição de vídeo e áudio, plataformas de criação de narrativas visuais e aplicativos de podcast. Além disso, materiais didáticos sobre análise literária e conceitos básicos de artes visuais e narração de histórias serão disponibilizados.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula