A atividade 'Projetando Vidas Inspiradoras' é projetada para alunos do 2º ano do Ensino Médio, com o propósito de explorar a vida e o legado de personalidades importantes para a consciência negra. Os alunos, divididos em grupos, escolherão uma personalidade e realizarão uma pesquisa minuciosa sobre o contexto social, as contribuições e os desafios enfrentados por estas figuras. Com essas informações, os alunos devem criar uma ficha de trabalho detalhada e elaborar uma apresentação para compartilhar com seus colegas. Este exercício busca incentivar o pensamento crítico sobre a relevância histórica e social dessas personalidades, além de promover uma reflexão sobre questões contemporâneas de igualdade racial e justiça social.
O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é engajar os alunos em pesquisas aprofundadas e promover a conscientização sobre as contribuições históricas e sociais de personalidades negras. A atividade visa desenvolver competências de análise crítica e síntese de informações, bem como aprimorar a capacidade dos alunos de comunicar eficazmente suas descobertas através de textos escritos e apresentações multissensoriais. Por meio deste exercício, espera-se que os alunos desenvolvam empatia e um maior entendimento acerca dos papéis significativos desempenhados por estas figuras na sociedade contemporânea.
O conteúdo programático para esta atividade está centrado na análise crítica de contextos sociais e históricos, capacitando os alunos a identificar as contribuições e os desafios enfrentados pelas personalidades negras estudadas. Adicionalmente, os alunos serão orientados a desenvolver habilidades de pesquisa, coesão textual e apresentação. Este módulo do curso abordará aspectos como a importância do legado dessas figuras e como suas histórias se conectam com as questões sociais atuais.
A metodologia adotada nesta atividade promoverá a aprendizagem ativa dos alunos, utilizando trabalho colaborativo em pequenos grupos. Outra estratégia crucial será o uso de diferentes formatos e mídias para a apresentação das pesquisas, incentivando os alunos a explorar além dos textos tradicionais, adotando abordagens multissemióticas. Assim, garante-se uma inclusão de diferentes perspectivas e estilos de aprendizagem.
O cronograma desta atividade está planejado para abranger duas horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Durante estas sessões, os alunos terão tempo para discutir, pesquisar, e desenvolver suas apresentações. Este cronograma foi desenhado para possibilitar uma análise aprofundada, garantindo que os alunos tenham tempo suficiente para explorar e sintetizar informações de maneira eficaz.
A avaliação será realizada com base em critérios claros e objetivos, focando na compreensão e apresentação do conteúdo, a originalidade e a qualidade da ficha de trabalho e a eficácia da comunicação nas apresentações. Exemplos de critérios de avaliação incluem: a profundidade e relevância da pesquisa apresentada, a coerência e coesão do texto da ficha de trabalho, a criatividade e diversidade de mídias utilizadas na apresentação, e a capacidade de engajamento e clareza ao apresentar o tema aos demais alunos. Além disso, um componente reflexivo será incluído, onde os alunos poderão expressar o aprendizado adquirido através do projeto e sua percepção sobre o impacto das contribuições das personalidades estudadas.
Os recursos necessários para a atividade incluem não apenas materiais físicos, mas também tecnológicos, que facilitarão o acesso às informações e a criação das apresentações. É importantíssimo garantir que os alunos tenham acesso a fontes confiáveis e a ferramentas que auxiliem na produção de conteúdos multissemióticos.
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