Projetando Vidas Inspiradoras

Desenvolvida por: Rafael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Língua Portuguesa
Temática: Consciência Negra: Vida e Legado de Personalidades

A atividade 'Projetando Vidas Inspiradoras' é projetada para alunos do 2º ano do Ensino Médio, com o propósito de explorar a vida e o legado de personalidades importantes para a consciência negra. Os alunos, divididos em grupos, escolherão uma personalidade e realizarão uma pesquisa minuciosa sobre o contexto social, as contribuições e os desafios enfrentados por estas figuras. Com essas informações, os alunos devem criar uma ficha de trabalho detalhada e elaborar uma apresentação para compartilhar com seus colegas. Este exercício busca incentivar o pensamento crítico sobre a relevância histórica e social dessas personalidades, além de promover uma reflexão sobre questões contemporâneas de igualdade racial e justiça social.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é engajar os alunos em pesquisas aprofundadas e promover a conscientização sobre as contribuições históricas e sociais de personalidades negras. A atividade visa desenvolver competências de análise crítica e síntese de informações, bem como aprimorar a capacidade dos alunos de comunicar eficazmente suas descobertas através de textos escritos e apresentações multissensoriais. Por meio deste exercício, espera-se que os alunos desenvolvam empatia e um maior entendimento acerca dos papéis significativos desempenhados por estas figuras na sociedade contemporânea.

  • Garantir a compreensão dos contextos históricos e sociais das personalidades escolhidas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Fomentar a capacidade de comunicação através de diferentes mídias e formatos textuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP15: Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade está centrado na análise crítica de contextos sociais e históricos, capacitando os alunos a identificar as contribuições e os desafios enfrentados pelas personalidades negras estudadas. Adicionalmente, os alunos serão orientados a desenvolver habilidades de pesquisa, coesão textual e apresentação. Este módulo do curso abordará aspectos como a importância do legado dessas figuras e como suas histórias se conectam com as questões sociais atuais.

  • Contexto social e histórico das personalidades
  • Contribuições e legados das personalidades negras
  • Conexões com questões sociais contemporâneas

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade promoverá a aprendizagem ativa dos alunos, utilizando trabalho colaborativo em pequenos grupos. Outra estratégia crucial será o uso de diferentes formatos e mídias para a apresentação das pesquisas, incentivando os alunos a explorar além dos textos tradicionais, adotando abordagens multissemióticas. Assim, garante-se uma inclusão de diferentes perspectivas e estilos de aprendizagem.

  • Trabalho em grupo colaborativo
  • Pesquisa orientada e uso de fontes variadas
  • Produção de apresentações multissemióticas

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está planejado para abranger duas horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Durante estas sessões, os alunos terão tempo para discutir, pesquisar, e desenvolver suas apresentações. Este cronograma foi desenhado para possibilitar uma análise aprofundada, garantindo que os alunos tenham tempo suficiente para explorar e sintetizar informações de maneira eficaz.

  • Aula 1 da atividade: Introdução e divisão dos grupos, escolha das personalidades e início da pesquisa.
  • Aula 2 da atividade: Finalização da pesquisa, produção da ficha de trabalho e elaboração da apresentação.

Avaliação

A avaliação será realizada com base em critérios claros e objetivos, focando na compreensão e apresentação do conteúdo, a originalidade e a qualidade da ficha de trabalho e a eficácia da comunicação nas apresentações. Exemplos de critérios de avaliação incluem: a profundidade e relevância da pesquisa apresentada, a coerência e coesão do texto da ficha de trabalho, a criatividade e diversidade de mídias utilizadas na apresentação, e a capacidade de engajamento e clareza ao apresentar o tema aos demais alunos. Além disso, um componente reflexivo será incluído, onde os alunos poderão expressar o aprendizado adquirido através do projeto e sua percepção sobre o impacto das contribuições das personalidades estudadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem não apenas materiais físicos, mas também tecnológicos, que facilitarão o acesso às informações e a criação das apresentações. É importantíssimo garantir que os alunos tenham acesso a fontes confiáveis e a ferramentas que auxiliem na produção de conteúdos multissemióticos.

  • Computadores e acesso à internet para pesquisa
  • Livros e artigos acadêmicos sobre as personalidades negras
  • Materiais para apresentações visuais (projetores, software de apresentação)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo