Recriando Clássicos: Uma Exposição Multimídia

Desenvolvida por: Jose R… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Literatura Clássica e Multimídia

Esta atividade visa proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio a oportunidade de mergulhar no universo da literatura brasileira e portuguesa de forma criativa e inovadora, aplicando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos. Os estudantes serão incentivados a escolher obras clássicas dessas literaturas e reimaginá-las utilizando recursos multimídia, tais como softwares de edição de imagem e vídeo, plataformas de narrativa digital e tecnologias assistivas. O projeto busca não apenas recontar as histórias, mas também modernizá-las, adaptando o contexto das obras ou reinterpretação da linguagem visual para os dias atuais, gerando assim diálogos entre tempos e formas expressivas distintas. A culminância do projeto será uma exposição aberta para toda a escola, oferecendo aos visitantes a possibilidade de perceber a intertextualidade e a dinâmica que permeiam a literatura clássica e contemporânea, além de promover a acessibilidade cultural.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular a capacidade analítica da literatura, compreendendo sua evolução e o valor intertextual entre obras distintas e épocas diferentes. Deseja-se que os alunos desenvolvam habilidades em ferramentas digitais e comunicação visual, aprendam a trabalhar em equipe e exercitem a criatividade na reconstrução das narrativas. Além disso, visa-se promover a inclusão e acessibilidade por meio do uso de tecnologias assistivas na apresentação dos projetos.

  • Compreender o desenvolvimento histórico e estético da literatura brasileira e portuguesa
  • Desenvolver habilidades práticas em edição de vídeo e imagem e narrativas digitais
  • Fomentar a criatividade na interpretação e apresentação de clássicos literários
  • Promover a inclusão e a acessibilidade cultural através de tecnologias assistivas
  • Estimular o trabalho em equipe e a gestão de projetos

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP48: Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição da literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone ocidental, em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos estéticos.
  • EM13LP50: Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolverá o estudo de obras clássicas da literatura brasileira e portuguesa, métodos de análise literária, técnicas de edição de vídeo e imagem, e o uso de plataformas digitais e tecnologias assistivas. Os alunos serão guiados na exploração da intertextualidade e das relações interdiscursivas presentes na literatura, promovendo um diálogo entre o clássico e o contemporâneo.

  • Análise de obras clássicas da literatura brasileira e portuguesa
  • Técnicas de edição de vídeo e imagem
  • Uso de plataformas de narrativa digital
  • Aplicação de tecnologias assistivas em projetos multimídia
  • Estudo de casos de intertextualidade na literatura

Metodologia

A atividade será desenvolvida por meio de uma abordagem prática e colaborativa, incluindo pesquisa, planejamento em grupo e oficinas de utilização de recursos tecnológicos. Serão realizadas rodas de debate para discussão das obras escolhidas e das possibilidades de recriação. O projeto culmina com a elaboração da exposição multimídia, onde os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos para apresentar suas reinvenções das obras clássicas.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Roda de Debate
  • Mão na massa: Oficinas de tecnologias digitais
  • Planejamento colaborativo e execução de projetos em grupo
  • Montagem e apresentação da exposição multimídia

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade contará com uma carga horária total de 2 horas, organizadas em uma sessão de 140 minutos, onde os alunos participarão das discussões iniciais, planejamento dos projetos, e parte prática com uso de tecnologias.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos, escolha das obras e planejamento inicial (140 minutos)

Avaliação

A avaliação considerará o engajamento dos alunos durante o processo de aprendizagem, a qualidade técnica e criativa dos projetos multimídia desenvolvidos, e a eficácia na comunicação das ideias propostas. Será analisado o uso inovador dos recursos tecnológicos e a habilidade de interpretação e reinvenção das obras literárias. Adicionalmente, a capacidade de trabalho em equipe e a participação nas rodas de debate também serão critérios avaliativos. Exemplos de trabalhos excepcionais serão destacados durante a exposição.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados softwares de edição de vídeo e imagem, acesso a plataformas de narrativa digital e tecnologias assistivas. Além disso, materiais de apoio para o estudo das obras literárias escolhidas e ferramentas para apresentação dos projetos na exposição serão providenciados.

  • Softwares de edição de vídeo e imagem
  • Plataformas de narrativa digital
  • Tecnologias assistivas
  • Materiais de estudo das obras literárias
  • Ferramentas para apresentação e exposição dos projetos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo