Esta atividade visa proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio a oportunidade de mergulhar no universo da literatura brasileira e portuguesa de forma criativa e inovadora, aplicando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos. Os estudantes serão incentivados a escolher obras clássicas dessas literaturas e reimaginá-las utilizando recursos multimídia, tais como softwares de edição de imagem e vídeo, plataformas de narrativa digital e tecnologias assistivas. O projeto busca não apenas recontar as histórias, mas também modernizá-las, adaptando o contexto das obras ou reinterpretação da linguagem visual para os dias atuais, gerando assim diálogos entre tempos e formas expressivas distintas. A culminância do projeto será uma exposição aberta para toda a escola, oferecendo aos visitantes a possibilidade de perceber a intertextualidade e a dinâmica que permeiam a literatura clássica e contemporânea, além de promover a acessibilidade cultural.
O objetivo desta atividade é estimular a capacidade analítica da literatura, compreendendo sua evolução e o valor intertextual entre obras distintas e épocas diferentes. Deseja-se que os alunos desenvolvam habilidades em ferramentas digitais e comunicação visual, aprendam a trabalhar em equipe e exercitem a criatividade na reconstrução das narrativas. Além disso, visa-se promover a inclusão e acessibilidade por meio do uso de tecnologias assistivas na apresentação dos projetos.
O conteúdo programático envolverá o estudo de obras clássicas da literatura brasileira e portuguesa, métodos de análise literária, técnicas de edição de vídeo e imagem, e o uso de plataformas digitais e tecnologias assistivas. Os alunos serão guiados na exploração da intertextualidade e das relações interdiscursivas presentes na literatura, promovendo um diálogo entre o clássico e o contemporâneo.
A atividade será desenvolvida por meio de uma abordagem prática e colaborativa, incluindo pesquisa, planejamento em grupo e oficinas de utilização de recursos tecnológicos. Serão realizadas rodas de debate para discussão das obras escolhidas e das possibilidades de recriação. O projeto culmina com a elaboração da exposição multimídia, onde os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos para apresentar suas reinvenções das obras clássicas.
A atividade contará com uma carga horária total de 2 horas, organizadas em uma sessão de 140 minutos, onde os alunos participarão das discussões iniciais, planejamento dos projetos, e parte prática com uso de tecnologias.
A avaliação considerará o engajamento dos alunos durante o processo de aprendizagem, a qualidade técnica e criativa dos projetos multimídia desenvolvidos, e a eficácia na comunicação das ideias propostas. Será analisado o uso inovador dos recursos tecnológicos e a habilidade de interpretação e reinvenção das obras literárias. Adicionalmente, a capacidade de trabalho em equipe e a participação nas rodas de debate também serão critérios avaliativos. Exemplos de trabalhos excepcionais serão destacados durante a exposição.
Para a realização desta atividade, serão utilizados softwares de edição de vídeo e imagem, acesso a plataformas de narrativa digital e tecnologias assistivas. Além disso, materiais de apoio para o estudo das obras literárias escolhidas e ferramentas para apresentação dos projetos na exposição serão providenciados.
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