Recriando Textos: A Arte das Variedades Linguísticas

Desenvolvida por: Mariél… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Variedades Linguísticas

A proposta desta atividade é proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma compreensão mais ampla e aplicada das variedades linguísticas existentes no Brasil. Mediante a análise e reescritura de textos padrão como notícias, contos e anúncios publicitários em diferentes variedades linguísticas, espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer, valorizar e aplicar as distintas formas de expressão presentes na comunicação humana. Grupos de alunos receberão textos e deverão trabalhar coletivamente na sua reinterpretação, aplicando variedades linguísticas diferentes das originais. Além de promover a produção textual, a atividade visa desenvolver a capacidade analítica dos estudantes em relação ao uso contextualizado da língua. A apresentação dos textos recriados será uma oportunidade ímpar de interação, onde a classe exercitará a adivinhação das variedades linguísticas empregadas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e lúdico.

Objetivos de Aprendizagem

Essa atividade tem como finalidade estimular nos alunos do 2º ano do Ensino Médio a capacidade de análise crítica, criatividade e compreensão aprofundada sobre o funcionamento e a aplicabilidade das variedades linguísticas presentes na língua portuguesa. Pretende-se, com isso, ampliar o repertório linguístico dos estudantes, ressaltando a importância e riqueza da diversidade linguística no contexto brasileiro. Além disso, visa-se incentivar a pesquisa, o trabalho em equipe e a habilidade de apresentação em público, preparando os alunos para a utilização consciente da linguagem em diferentes contextos sociais e comunicacionais.

  • Analisar a funcionalidade e características das variedades linguísticas brasileiras.
  • Desenvolver textos empregando diferentes variedades linguísticas.
  • Promover o trabalho colaborativo e a criatividade na produção de textos.
  • Estimular a capacidade de apresentação e argumentação em público.
  • Valorizar a diversidade linguística como patrimônio cultural do Brasil.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade inclui um estudo introdutório sobre as variedades linguísticas no Brasil, destacando sua importância sociocultural e aplicabilidade. Os alunos serão introduzidos aos conceitos chave que definem as variedades regionais, sociais, de registro, entre outras. Dessa maneira, espera-se que adquiram uma base sólida para a subsequente fase de análise e reescritura de textos, na qual aplicarão de maneira prática e criativa o conhecimento teórico previamente adquirido.

  • Conceito de variedades linguísticas
  • Variedades regionais e sociais
  • A importância da diversidade linguística
  • Análise de textos em diferentes variedades
  • Produção textual e criatividade

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa, empregando as estratégias de Atividade Mão-na-massa e Sala de Aula Invertida. Inicialmente, haverá uma fase de pesquisa home-based, onde os alunos se dedicarão ao estudo das variedades linguísticas. Em sala, eles serão divididos em grupos para analisar textos padrão e reescrevê-los, aplicando variadas linguísticas. A interação e discussão em grupo serão incentivadas para enriquecer o processo criativo. A apresentação dos textos recriados para a turma estimulará a capacidade de falar em público e promoverá um ambiente colaborativo de aprendizagem.

  • Pesquisa home-based sobre variedades linguísticas
  • Análise coletiva de textos padrão
  • Reescrita criativa em grupos
  • Apresentações para a classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 4 aulas de 50 minutos cada. Inicialmente, será dedicado um tempo para a explanação do projeto e distribuição dos materiais. As duas aulas seguintes serão voltadas para o trabalho em grupo, incluindo a fase de pesquisa e reescritura dos textos. A última aula será destinada às apresentações dos grupos e atividade de adivinhação das variedades linguísticas por parte da classe.

  • Aula 1: Introdução e explicação da atividade.
  • Aula 2: Pesquisa e início do trabalho em grupo.
  • Aula 3: Continuação do trabalho em grupo e preparação das apresentações.
  • Aula 4: Apresentações dos grupos e atividade de adivinhação.

Avaliação

A avaliação será contínua e multi-facetada, levando em consideração a pesquisa inicial, o processo de trabalho em grupo, a qualidade dos textos produzidos e as apresentações. Será valorizada a originalidade, a capacidade de trabalhar em equipe, a aplicação adequada das variedades linguísticas e a habilidade de apresentar e justificar as escolhas feitas diante da turma. Feedback construtivo será dado após as apresentações para incentivar a reflexão e o aperfeiçoamento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Utilizaremos diversos recursos para facilitar a aprendizagem e estimular a criatividade dos alunos. Além dos materiais tradicionais como textos impressos e acesso à internet para pesquisa, incentivaremos o uso de softwares de edição de texto para a produção e revisão colaborativa dos textos. Materiais visuais e exemplos de diferentes variedades linguísticas também serão disponibilizados para enriquecer a fase de pesquisa e inspirar os alunos em suas criações.

  • Textos padrão impressos (notícias, contos, anúncios)
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Softwares de edição de texto
  • Exemplos de diferentes variedades linguísticas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo