Sotaques pelo Brasil afora

Desenvolvida por: Elizeu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguística, Língua Portuguesa e Artes
Temática: Variedades linguísticas do Brasil

A diversidade cultural do Brasil se reflete também na forma como o português é falado em diferentes regiões do país. Esta atividade visa explorar as riquezas das variedades linguísticas brasileiras por meio de pesquisa, análise e representação teatral dos diferentes sotaques e gírias utilizadas nas cinco regiões do Brasil. Os alunos serão divididos em grupos, e cada um assumirá a responsabilidade de investigar a forma particular de falar de uma região específica. Eles deverão buscar informações sobre o sotaque, gírias e expressões regionais, bem como o contexto cultural em que essas variedades se desenvolveram. Com base nessa pesquisa, cada grupo criará uma apresentação teatral ou demonstração que incorpore o sotaque e as gírias típicas da região estudada, proporcionando uma compreensão mais aprofundada e valorização das diferenças linguísticas dentro do próprio idioma falado no país. Este exercício encoraja o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, a colaboração e a criatividade, além de promover uma reflexão sobre a identidade cultural brasileira.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade pedagógica visa desenvolver nos alunos uma série de competências linguísticas, sociais e culturais. Ao realizarem pesquisas sobre as variedades linguísticas das diferentes regiões do Brasil, eles aprofundam o entendimento sobre a riqueza e diversidade do português falado no país. O trabalho em equipe estimula a colaboração e o respeito pelas diferentes opiniões e habilidades de cada um. Criar e apresentar um teatro baseado em sua pesquisa promove habilidades de expressão oral e corporal, além de fomentar a criatividade. A atividade também busca sensibilizar os alunos para a valorização das diferenças culturais e a importância de preservar a identidade linguística das diversas regiões brasileiras.

  • Desenvolver a compreensão sobre a diversidade linguística e cultural do Brasil.
  • Estimular habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Promover a prática de trabalho em equipe e colaboração.
  • Fomentar habilidades de apresentação, expressão oral e corporal.
  • Conscientizar sobre a importância da valorização e preservação das identidades culturais e linguísticas regionais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP13: Utilizar as linguagens verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita) e não verbal, as novas tecnologias de informação e comunicação de modo a se fazer entender e a entender os outros, nas diversas práticas sociais, considerando as situações comunicativas e o interlocutor.
  • EM13LGG102: Analisar e caracterizar fatores de variação linguística, reconhecendo-a como fenômeno natural de qualquer língua e identificando seus efeitos de sentido nos textos.
  • EM13LGG703: Explorar e refletir sobre as diferentes formas de expressão cultural, incluindo as manifestações culturais de minorias e grupos marginalizados, reconhecendo e respeitando a diversidade sociocultural.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade inclui um estudo aprofundado sobre as variedades linguísticas do Brasil, abordando os aspectos históricos, culturais e sociais que influenciam a maneira como as pessoas falam nos diferentes estados e regiões brasileiras. Além de compreender o conceito de variação linguística e sua importância para a identidade cultural de um povo, os alunos também aprenderão sobre técnicas de pesquisa e análise de dados linguísticos. A criação de apresentações teatrais baseadas nas pesquisas permitirá aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos, enquanto desenvolvem habilidades de expressão e comunicação.

  • Conceito e importância da variação linguística
  • Variedades linguísticas nas cinco regiões do Brasil
  • Aspectos históricos e culturais das variedades linguísticas
  • Técnicas de pesquisa e análise de dados linguísticos
  • Criação e apresentação de peças teatrais

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade envolve a aplicação de uma abordagem ativa, com ênfase na aprendizagem baseada em projetos. Após a formação dos grupos, cada um receberá orientações sobre como realizar pesquisas eficazes sobre a variedade linguística atribuída. Serão realizadas sessões de brainstorming para compartilhar ideias e planejar a apresentação. Os alunos terão acesso a recursos online e bibliográficos para aprofundar seu entendimento. A preparação das apresentações envolverá a prática de roteiros, desenvolvimento de expressão corporal e verbal, e uso de recursos visuais e tecnológicos. As apresentações serão seguidas de uma sessão de discussão para reflexão crítica sobre o aprendizado.

  • Aprendizagem baseada em projetos
  • Pesquisa orientada
  • Brainstorming e planejamento colaborativo
  • Preparação e prática de apresentações teatrais
  • Sessão de reflexão e discussão após apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 6 aulas de 50 minutos, distribuídas em duas semanas. A primeira aula será dedicada à introdução do projeto e formação de grupos. Nas aulas 2 e 3, os alunos realizarão pesquisas sobre suas regiões atribuídas. A aula 4 será voltada para o planejamento e preparação das apresentações. Nas aulas 5 e 6, os grupos apresentarão seus trabalhos, seguidos de uma discussão coletiva sobre as descobertas e experiências compartilhadas.

  • Aula 1: Introdução do projeto e formação de grupos
  • Aula 2 e 3: Pesquisa sobre variedades linguísticas
  • Aula 4: Planejamento e preparação das apresentações
  • Aula 5 e 6: Apresentações teatrais e discussão

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada considerando diversos aspectos, incluindo a qualidade e profundidade da pesquisa realizada, a criatividade e originalidade da apresentação teatral, a precisão na representação das características linguísticas estudadas e a colaboração entre os membros do grupo. Será dada especial atenção à capacidade de reflexão crítica dos alunos sobre o que aprenderam e o processo colaborativo. Para cada critério, será atribuída uma pontuação, e a avaliação será discutida individualmente com cada grupo, oferecendo feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação desta atividade, serão necessários recursos diversos que facilitarão a pesquisa, a aprendizagem e a apresentação dos alunos. Acesso à internet e a bibliotecas permitirá a realização de pesquisas profundas sobre as variedades linguísticas. Materiais como papel, canetas e recursos para confecção de cartazes ajudarão no planejamento das apresentações. Além disso, um espaço adequado para as performances será essencial, possivelmente equipado com um projetor e sistema de som para enriquecer as apresentações.

  • Acesso à internet e bibliotecas para pesquisa
  • Materiais para escrita e confecção de cartazes
  • Espaço adequado para apresentações
  • Projetor e sistema de som

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo