TechTalks: Debates Digitais

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Impacto das Tecnologias na Comunicação

A atividade 'TechTalks: Debates Digitais' propõe uma imersão no universo das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), com foco especial no impacto destas na comunicação contemporânea. Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a estudar em casa, antes das aulas, sobre as funções da linguagem e a aplicação destas em variados contextos digitais. Posteriormente, em sala, eles deverão formar pequenos grupos para discutir o conteúdo estudado e preparar apresentações utilizando plataformas digitais como PowerPoint ou Prezi. Estas apresentações versarão sobre o impacto significativo das tecnologias na maneira como nos comunicamos hoje, abordando desde alterações linguísticas até mudanças nos comportamentos sociais mediados pela tecnologia. Esta atividade não só busca desenvolver habilidades de argumentação e fala em público nos alunos, mas também promove a reflexão crítica sobre o uso ético e criativo das TDICs na produção e compreensão de discursos em ambientes digitais.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover um entendimento crítico sobre como as tecnologias digitais de informação e comunicação alteram a comunicação humana, enfatizando a necessidade de uma utilização responsável e criativa destas tecnologias. Pretende-se, assim, que os alunos desenvolvam habilidades para argumentar de modo coerente e fundamentado sobre o tema, além de aprimorar a capacidade de falar em público. Vislumbra-se, ainda, a valorização da colaboração e do trabalho em equipe durante o processo de construção das apresentações, estimulando a produção coletiva e a troca de experiências e conhecimento entre os participantes.

  • Compreender os impactos das TDICs na comunicação atual
  • Desenvolver habilidades de falar em público e argumentação
  • Promover o uso ético e criativo das TDICs
  • Valorizar o trabalho em equipe e a produção colaborativa
  • Analisar criticamente o conteúdo digital e sua produção

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'TechTalks: Debates Digitais' abrange desde o entendimento das funções da linguagem e sua aplicabilidade em ambientes digitais até a exploração do impacto das tecnologias de informação e comunicação na dinâmica da comunicação humana. Será dada uma atenção especial aos aspectos éticos e criativos do uso das TDICs, buscando-se compreender como estes influenciam as práticas sociais e individuais de comunicação.

  • Funções da linguagem em contextos digitais
  • Impacto das TDICs na comunicação
  • Uso ético e criativo das tecnologias digitais
  • Práticas de produção de discurso em ambiente digital
  • Tecnologias de apresentações digitais: PowerPoint, Prezi

Metodologia

Utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, a atividade se inicia com a autonoma aprendizagem dos alunos em casa, através do estudo de materiais curriculares sobre funções da linguagem e impacto das TDICs na comunicação. Em sala, os alunos serão divididos em pequenos grupos para fomentar discussões ricas e construtivas sobre o conteúdo estudado. A seguir, utilizando ferramentas digitais como PowerPoint ou Prezi, cada grupo preparará e apresentará uma apresentação que argumente sobre o impacto das tecnologias na comunicação. A atividade enfatiza a importância da colaboração, do debate crítico e da reflexão sobre o uso responsável das tecnologias.

  • Estudo individual prévio sobre funções da linguagem e TDICs
  • Formação de grupos para discussão e troca de ideias
  • Preparação de apresentações digitais em grupo
  • Apresentação e debate das ideias em sala de aula
  • Feedback coletivo e reflexão sobre os aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'TechTalks: Debates Digitais' será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, perfazendo um total de 100 minutos de dedicação em sala de aula. Na primeira aula, os alunos discutirão o conteúdo estudado em casa e iniciarão o planejamento de suas apresentações. Na segunda aula, os grupos finalizam e apresentam suas produções para a classe, seguida de um período de feedback e reflexões conjuntas.

  • Aula 1: Discussão em grupos e início da preparação das apresentações
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos trabalhos; Feedback coletivo

Avaliação

A avaliação da atividade 'TechTalks: Debates Digitais' será baseada na participação ativa dos alunos nas discussões em grupo, na qualidade da argumentação desenvolvida nas apresentações digitais e na capacidade de trabalhar colaborativamente. A qualidade técnica e criativa das apresentações também será considerada, bem como a reflexão crítica sobre o uso das TDICs na comunicação. Será fundamental observar o engajamento dos alunos na atividade, avaliando tanto o processo de aprendizagem quanto o produto final apresentado. Exemplos específicos de critérios podem incluir: coerência e relevância dos argumentos, eficácia comunicativa da apresentação, contribuições individuais para o trabalho em grupo, entre outros.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'TechTalks: Debates Digitais', serão necessários computadores ou tablets com acesso à internet para que os alunos possam utilizar softwares de apresentação como PowerPoint ou Prezi. Além disso, materiais de estudo sobre as funções da linguagem e o impacto das tecnologias digitais na comunicação serão disponibilizados previamente aos alunos, para que estes possam se preparar para a aula. Recomenda-se também o uso de um projetor ou tela grande para a apresentação dos trabalhos, além de acesso a recursos online para pesquisa adicional.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Softwares de apresentação (PowerPoint, Prezi)
  • Materiais de estudo sobre funções da linguagem e TDICs
  • Projetor ou tela grande para apresentações
  • Acesso a recursos online para pesquisa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo