Verdadeiro ou Falso Gramatical

Desenvolvida por: Tieli (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Funções sintáticas: adjuntos adnominais e adverbiais

Nesta atividade, denominada 'Verdadeiro ou Falso Gramatical', os alunos do 2º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de explorar e compreender as funções sintáticas, focando especialmente nos adjuntos adnominais e adverbiais. A dinâmica consiste em uma revisão interativa, na qual professores formulam afirmações relacionadas ao uso e identificação de adjuntos adnominais e adverbiais na construção de frases. As afirmações serão intencionalmente misturadas entre corretas e incorretas, com o objetivo de estimular o pensamento crítico dos alunos. Trabalhando em grupos, os alunos deverão usar lousas pequenas ou papéis para indicar se concordam (verdadeiro) ou discordam (falso) da veracidade das afirmações apresentadas. Após cada rodada de afirmações, o professor oferecerá explicações breves e claras, elucidando por que determinada afirmação é verdadeira ou falsa, incentivando assim a correção de erros e consolidando o aprendizado. Esta metodologia ativa permite uma participação mais efetiva dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, onde os próprios estudantes constroem seu conhecimento de forma crítica e reflexiva.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover um aprofundamento teórico e prático dos alunos em relação ao reconhecimento e à utilização dos adjuntos adnominais e adverbiais dentro de uma estrutura frasal. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar corretamente essas funções sintáticas em diferentes contextos, diferenciando-os de outras funções, e aplicar adequadamente o uso destes em construções frasais próprias. Além disso, esta atividade visa estimular o pensamento crítico, a colaboração entre pares, e a habilidade de argumentação, aspectos fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes no âmbito da língua portuguesa.

  • Identificar adjuntos adnominais e adverbiais em frases.
  • Diferenciar adjuntos adnominais de adverbiais de outras funções sintáticas.
  • Aplicar o uso correto de adjuntos adnominais e adverbiais em construções frasais.
  • Desenvolver pensamento crítico e habilidades de argumentação.
  • Promover a colaboração e a aprendizagem entre pares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG703 - Analisar, em textos de diferentes gêneros e campos de atuação, as escolhas linguísticas (como uso de determinadas construções sintáticas em lugar de outras, de tempos, modos e aspectos verbais, de determinados termos em lugar de outros etc.), considerando seus efeitos de sentido.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula destina-se a explorar as nuances e a importância dos adjuntos adnominais e adverbiais na construção de sentidos em frases e textos. Ao mergulharem na análise e identificação dessas funções sintáticas, os alunos terão a oportunidade de expandir sua compreensão sobre como a escolha de determinadas palavras e estruturas sintáticas influencia diretamente o significado das sentenças, enriquecendo assim seu repertório linguístico e analítico.

  • Definição e identificação de adjuntos adnominais e adverbiais.
  • Diferenciação entre adjuntos adnominais e adverbiais e outras funções sintáticas.
  • Análise de textos com foco nos adjuntos adnominais e adverbiais.
  • Prática de construção de frases utilizando adjuntos adnominais e adverbiais.

Metodologia

A metodologia desta atividade será pautada em uma abordagem ativa de aprendizagem, na qual os alunos desempenharão um papel central no processo educativo. Através da dinâmica de 'Verdadeiro ou Falso', os estudantes se engajarão ativamente na análise de afirmações relacionadas aos adjuntos adnominais e adverbiais, promovendo um ambiente colaborativo de discussão, troca de ideias e resolução conjunta de desafios. Essa estratégia metodológica favorece não apenas a absorção do conteúdo programático de maneira mais eficiente, mas também o desenvolvimento de habilidades essenciais como a argumentação crítica, o trabalho em equipe e a autoaprendizagem.

  • Apresentação das regras e objetivos da atividade 'Verdadeiro ou Falso'.
  • Formação de grupos para a discussão e decisão coletiva sobre as afirmações.
  • Rodadas de apresentação das afirmações com espaço para discussão e justificativa das escolhas.
  • Explicações e correções após cada rodada para esclarecimento de dúvidas.
  • Reflexão coletiva sobre aprendizados e dificuldades ao final da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, perfazendo um total de 2 horas. Na primeira aula, será realizada a introdução do tema, explicação da dinâmica e a execução das primeiras rodadas de 'Verdadeiro ou Falso'. Na segunda aula, serão continuadas as rodadas, com mais complexidade nas afirmações, e concluída com uma discussão geral sobre os aprendizados e uma breve avaliação da atividade.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da atividade 'Verdadeiro ou Falso'.
  • Aula 2: Continuação da atividade e conclusão com discussão e avaliação.

Avaliação

A avaliação desta atividade será predominantemente formativa, centrada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e em suas contribuições individuais às reflexões coletivas. A compreensão de cada aluno sobre o tema, demonstrada através da capacidade de identificar e argumentar sobre os adjuntos adnominais e adverbiais nas frases apresentadas, será um aspecto importante na avaliação. Poderá ser utilizado um sistema de pontos baseado na participação e nas respostas corretas durante a atividade, complementado por uma autoavaliação e/ou avaliação pelos pares sobre a colaboração no grupo, promovendo um olhar crítico sobre o próprio aprendizado e o trabalho em equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos simples, porém eficazes, que facilitem a interação e participação ativa dos alunos. Lousas pequenas ou papéis serão utilizados pelos grupos para registrar e apresentar suas respostas, tornando a dinâmica mais visual e dinâmica. Além disso, será preparado um conjunto de afirmações impressas ou digitais sobre adjuntos adnominais e adverbiais para uso durante as rodadas de 'Verdadeiro ou Falso', juntamente com uma apresentação em slides para guiar as discussões e explicações ao longo da atividade.

  • Lousas pequenas ou papéis para os grupos.
  • Conjunto de afirmações sobre adjuntos adnominais e adverbiais.
  • Slides para apresentação das regras da atividade e discussões.
  • Material de apoio para consulta (livros, gramáticas, acesso à internet).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo