Versos do Nosso Tempo

Desenvolvida por: Beidim… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Poesia Contemporânea, Identidade, Poder e Conflito Social

Esta atividade pedagógica foi idealizada com o propósito de mergulhar os alunos do 2º ano do Ensino Médio no universo da poesia contemporânea relacionada a temas vibrantes como identidade, poder e conflito social. Através desta imersão, os estudantes terão a oportunidade de ver o mundo através das lentes de diferentes poetas, compreendendo como a literatura pode refletir e influenciar a sociedade em que vivemos. Após uma introdução abrangente aos temas e contexos explorados pela poesia contemporânea, os alunos serão divididos em pequenos grupos para escolher e analisar um poema específico. Eles empregarão uma lente crítica para desvendar como a gramática contextualizada e os aspectos linguísticos contribuem para a projetção dos temas abordados. Cada grupo preparará uma apresentação para compartilhar suas descobertas, realçando a interconexão entre forma e conteúdo. A atividade culminará em um debate vibrante, incentivando os alunos a refletir e discutir sobre a função da poesia como um espelho da realidade e um canal para a exploração da diversidade e da pluralidade de ideias. Este é um convite para que os jovens elevem suas vozes, forneçam suas interpretações e conectem-se profundamente com a poesia enquanto expressão artística e social.

Objetivos de Aprendizagem

Ao final desta atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer e apreciar a poesia contemporânea, bem como sua relevância para a discussão de temas sociais profundos como identidade, poder e conflito. Eles desenvolverão habilidades críticas e analíticas ao examinarem como a escolha das palavras, a estrutura e a forma dos poemas trabalham juntos para transmitir mensagens e sentimentos complexos. Através do trabalho em grupo e do debate, os estudantes também aprimorarão suas competências comunicativas, argumentativas e de apresentação, além de entenderem a poesia como uma ferramenta poderosa para reflexão e mudança social.

  • Reconhecer temas de identidade, poder e conflito na poesia contemporânea
  • Analisar e interpretar elementos linguísticos e estruturais em poemas escolhidos
  • Desenvolver habilidades de debate e argumentação sobre temas sociais através da poesia
  • Promover a apreciação da diversidade e pluralidade das expressões poéticas como reflexo da sociedade

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP26 - Analisar efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos estilísticos e figurativos (como metáfora, ironia, hiperbole, aliteração) em textos de diferentes gêneros e tipos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba um estudo aprofundado da poesia contemporânea com foco nas temáticas de identidade, poder e conflitos sociais. Os alunos irão explorar a utilização de diversas ferramentas linguísticas e recursos estilísticos empregados pelos poetas para expressar suas visões, críticas e reflexões acerca da realidade atual. Esse processo de análise proporcionará aos estudantes uma compreensão mais rica da linguagem poética e da capacidade da poesia de agir como veículo de expressão cultural, social e política.

  • Introdução à poesia contemporânea e suas principais temáticas
  • Análise de elementos linguísticos e estruturais em poesia
  • Exploração de temas como identidade, poder e conflitos sociais em poemas selecionados
  • Preparação e execução de apresentações críticas sobre os poemas analisados
  • Debate guiado sobre o papel da poesia na sociedade atual

Metodologia

A metodologia ativa será o alicerce desta atividade, estimulando a participação ativa dos alunos através de leitura, análise crítica e discussões em grupo. Esta abordagem enfatiza a construção do conhecimento de forma colaborativa e a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Os estudantes trabalharão em equipes para selecionar, discutir e interpretar poemas, além de desenvolverem apresentações que destaquem a interação entre forma e conteúdo. O papel do professor será de facilitador, fornecendo recursos, orientações e feedbacks que incentivem a reflexão e o pensamento crítico.

  • Leitura dirigida e discussão inicial em sala de aula
  • Trabalho em grupo para análise crítica dos poemas
  • Preparação de apresentações por parte dos grupos
  • Realização de um debate aberto sobre os temas discutidos
  • Feedback e reflexão orientados pelo professor

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de uma hora cada. Na primeira sessão, será feita a introdução aos temas e à poesia contemporânea, seguida pela formação de grupos e início das análises. A segunda sessão será dedicada à finalização das análises, preparação e apresentação dos trabalhos, culminando no debate sobre o papel da poesia na sociedade.

  • Aula 1 - Introdução aos temas e começo das análises em grupos.
  • Aula 2 - Apresentações dos grupos e debate.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e no debate, na profundidade de suas análises, e na qualidade e criatividade de suas apresentações. Será dada atenção especial à habilidade dos alunos de argumentar e defender suas interpretações dos poemas, assim como à articulação de como os temas discutidos se relacionam com questões sociais mais amplas. Exemplos práticos de avaliação incluirão análise de relatórios de grupo, avaliação por pares das apresentações e uma autoavaliação da participação no debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos variados visando apoiar os alunos em suas análises e apresentações. Além do material didático composto por uma seleção diversa de poemas contemporâneos, serão utilizados dispositivos digitais para pesquisa adicional, softwares de apresentação para as exposições dos grupos, e espaços físicos apropriados para a realização do debate. A integração desses recursos tem o objetivo de enriquecer a experiência de aprendizado e permitir um engajamento mais efetivo com o conteúdo.

  • Seleção de poemas contemporâneos impressos e/ou digitais
  • Acesso a Internet para pesquisa
  • Software de apresentação (PowerPoint, Prezi, etc.)
  • Espaço adequado para apresentações e debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo