Arte e Sociedade: Uma Viagem no Tempo

Desenvolvida por: Silmar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte, História
Temática: A intersecção da arte e da sociedade através da história

Nesta atividade pedagógica, voltada para alunos do 3º ano do Ensino Médio, seremos levados a explorar como diferentes manifestações artísticas refletiam e criticavam os contextos sociopolíticos de suas respectivas épocas. Os alunos serão divididos em grupos e cada um escolherá uma forma de expressão artística particular de um período histórico específico para investigar. Essa pesquisa inicial terá um foco especial na compreensão do cenário sociopolítico daquele tempo e na maneira como a arte atuava como um espelho ou um crítico de tais circunstâncias. Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os estudantes serão incentivados a apresentar suas descobertas numa Roda de Debate. Esse formato fomenta não apenas a apresentação mas também a discussão crítica sobre a arte em diversos períodos históricos, permitindo aos alunos argumentarem sobre seu papel e significado na sociedade. A expectativa é que este debate enriqueça o conhecimento de todos através da troca de informações e promova uma compreensão mais aprofundada da arte como um reflexo e formador de paradigmas sociais.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa aprofundar a compreensão dos alunos sobre o papel crucial que a arte desempenhou ao longo da história, não apenas como forma de expressão, mas como uma ferramenta de crítica e reflexão sobre os contextos sociopolíticos. Buscamos desenvolver competências analíticas e críticas, permitindo aos estudantes articular como as manifestações artísticas podem oferecer insights significativos sobre os períodos históricos aos quais pertencem, bem como sua relevância contínua nas questões sociais contemporâneas.

  • Explorar a relação entre arte e sociedade em diferentes períodos históricos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica referentes ao papel da arte.
  • Fomentar habilidades de argumentação e debate sobre questões sociopolíticas refletidas na arte.
  • Proporcionar uma compreensão interdisciplinar que liga arte, história e ciências sociais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG601: Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
  • EM13LGG602: Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.
  • EM13LGG604: Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas.

Conteúdo Programático

Os conteúdos abordados nesta atividade permitirão aos alunos uma imersão na história da arte de uma maneira dinâmica e interativa. Serão explorados não apenas os aspectos estéticos das manifestações artísticas, mas também suas funções sociais, políticas e econômicas em diversos contextos. Este enfoque interdisciplinar é essencial para o desenvolvimento de uma visão crítica e histórica da arte.

  • Definição e análise da arte como reflexo da sociedade.
  • Estudo de casos de manifestações artísticas em diferentes contextos históricos.
  • Interpretação do papel da arte na crítica e na representação dos cenários sociopolíticos.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, incentivando o autodidatismo e a pesquisa individual antes da discussão em grupo. Ao longo da atividade, a Roda de Debate servirá como plataforma para a troca de ideias, permitindo que os alunos compartilhem suas descobertas e perspectivas. Esta abordagem favorece uma aprendizagem colaborativa e participativa, essencial para o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas.

  • Pesquisa individual sobre a manifestação artística escolhida.
  • Preparação de uma apresentação em grupo baseada na pesquisa.
  • Participação em uma Roda de Debate para discussão dos temas pesquisados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 4 aulas de 50 minutos cada. As duas primeiras aulas serão dedicadas à pesquisa e preparação das apresentações. A terceira e a quarta aulas serão dedicadas à Roda de Debate, permitindo a interação entre os grupos e a discussão das descobertas.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e preparação das apresentações.
  • Aula 3: Início da Roda de Debate.
  • Aula 4: Continuação da Roda de Debate e considerações finais.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa, na clareza e na articulação das apresentações, bem como na participação ativa na Roda de Debate. Será valorizada a habilidade de relacionar a arte escolhida com o contexto sociopolítico, demonstrando compreensão crítica. A participação nas discussões será essencial para avaliar o engajamento com o processo de aprendizagem. Exemplos práticos, como a análise de uma pintura específica e sua relação com os eventos históricos da época, poderão ser usados como parte dessa avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos digitais como artigos, vídeos e bases de dados online para a pesquisa preliminar. Adicionalmente, materiais de apoio como slides ou cartazes podem ser empregados durante as apresentações. A utilização da biblioteca escolar, bem como o acesso a museus virtuais, também serão incentivados como forma de ampliar o escopo da pesquisa.

  • Artigos e vídeos educacionais sobre arte e história.
  • Bases de dados online para pesquisa.
  • Biblioteca escolar e museus virtuais.
  • Slides ou cartazes para as apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo