Nesta atividade, os alunos participarão de uma dinâmica interativa que explora figuras de linguagem através de uma caça ao tesouro temática literária. Organizados em grupos, eles receberão pistas dispersas por diferentes locais da escola. Cada pista contém referências a figuras de linguagem utilizadas por autores clássicos da literatura, que, quando plenamente descobertas e reunidas, formam um texto rico em recursos estilísticos. A atividade promove o envolvimento ativo dos alunos, que, além de identificar as figuras, irão discutir seu efeito nas obras literárias, estimulando a análise crítica e a interpretação textual. O objetivo é reforçar o entendimento das funções estéticas e expressivas das figuras de linguagem, o que é essencial para a apreciação literária.
O principal objetivo desta atividade é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre figuras de linguagem e seus usos na literatura, proporcionando uma experiência de aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos irão investigar as nuances das expressões literárias ao interpretar pistas que levam ao entendimento de diferentes figuras de linguagem, resultando na criação de estratégias de leitura mais analíticas. Esta abordagem lúdica permitirá que os alunos se familiarizem com conceitos teóricos de maneira prática, fortalecendo suas habilidades de leitura e análise crítica em relação aos textos complexos.
O conteúdo programático desta atividade está centrado no estudo aprofundado das figuras de linguagem e sua aplicação na literatura, uma área essencial para a formação de leitores críticos e analíticos. Os alunos serão expostos a diferentes exemplos de figuras de linguagem através de textos clássicos, que vão além de uma mera identificação, promovendo um exame detalhado sobre como essas figuras constroem significado e beleza estética nos textos literários.
A metodologia adotada para esta atividade se baseia em aprendizagem ativa e colaborativa. Incentivando a participação dos alunos em grupos, a dinâmica da caça ao tesouro promove uma interação prática com o conteúdo, aproximando a teoria literária do dia-a-dia dos alunos e fomentando o trabalho em equipe e a liderança. Esta abordagem facilita o entendimento de conceitos complexos através de uma experiência empírica, onde os alunos são o centro do processo de aprendizagem.
A atividade está planejada para ser realizada em duas etapas de 60 minutos cada, proporcionando tempo adequado para a plena participação e envolvimento dos alunos. A primeira aula será focada na introdução à atividade e início da exploração das pistas. Já a segunda aula será dedicada à conclusão da caça ao tesouro e à discussão sobre as figuras de linguagem encontradas nos textos.
A avaliação será conduzida de forma contínua, observando a participação e o envolvimento dos alunos ao longo da atividade. Critérios como colaboração em grupo, habilidade em identificar figuras de linguagem e capacidade de argumentar sobre o efeito dessas figuras nos textos literários serão avaliados. Exemplos de avaliação incluem a apresentação de um relatório final em que cada grupo compartilha suas descobertas e interpretações, bem como reflexões individuais sobre o aprendizado adquirido. O uso de autoavaliação e peer assessment (avaliação pelos colegas) pode ser incorporado para promover a reflexão crítica sobre o próprio desempenho e o dos colegas.
Para a realização da atividade, será necessário utilizar uma variedade de materiais que facilitem a logística e o engajamento dos alunos. Esses incluem tanto recursos físicos quanto tecnológicos, assegurando que a experiência da caça ao tesouro seja rica e inovadora. A escolha dos recursos visa tornar a aprendizagem mais dinâmica e interativa.
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