Caça ao Tesouro Literário Digital

Desenvolvida por: Marcel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Literatura Estrangeira e Ferramentas Digitais

Na atividade 'Caça ao Tesouro Literário Digital', os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a usar ferramentas digitais para resolver enigmas que os levarão ao encontro de grandes obras clássicas da literatura estrangeira. Os enigmas propostos estabelecerão relações com a história, personagens, ou contextos históricos específicos de cada obra, demandando dos alunos habilidades de pesquisa, análise e síntese de informações em ambientes digitais. Utilizando dispositivos móveis ou computadores, os participantes navegarão pela internet de forma crítica e responsável, vasculhando fontes confiáveis para desvendar as pistas e encontrar as respostas. Esta atividade visa não somente aprimorar o manuseio consciente das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) mas também despertar o interesse e a apreciação pela literatura estrangeira, explorando a interatividade e o caráter lúdico da aprendizagem baseada em jogos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da 'Caça ao Tesouro Literário Digital' é engajar os alunos na exploração ativa de obras clássicas da literatura estrangeira utilizando tecnologias digitais, promovendo o desenvolvimento de competências de letramento digital e crítica literária. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de utilizar de maneira eficiente e ética as ferramentas digitais para pesquisa, análise e síntese de informações, bem como desenvolver uma maior apreciação pela literatura internacional ampliando seus horizontes culturais. Além disso, busca-se estimular no estudante a autonomia na aprendizagem e a capacidade de trabalhar colaborativamente em ambientes digitais.

  • Utilização eficaz e ética das TDICs para pesquisa e resolução de problemas.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos literários estrangeiros.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração em ambientes digitais.
  • Aumentar o interesse e apreciação pela literatura estrangeira.

Conteúdo Programático

Esta atividade introduzirá os alunos ao vasto campo da literatura estrangeira, utilizando enigmas que os conectarão intimamente com obras clássicas e seus elementos, como trama e personagens. Através desta journey literária digital, espera-se não somente o desenvolvimento das habilidades digitais dos alunos, mas também a expansão de seus conhecimentos literários, promovendo uma visão global da arte literária e sua evolução ao longo da história.

  • Exploração de obras clássicas da literatura estrangeira.
  • Análise e interpretação de elementos literários.
  • Práticas de pesquisa online responsável e crítica.
  • Colaboração e comunicação em ambientes digitais.

Metodologia

Empregando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade desafia os alunos a investigarem pistas espalhadas por diferentes fontes digitais para descobrirem obras literárias. Cada grupo de alunos receberá um enigma inicial e, através da pesquisa e colaboração, buscará resolver uma sequência de enigmas. A atividade será conduzida em um ambiente online seguro, incentivando a interação entre alunos e a utilização de ferramentas digitais de forma criativa e crítica.

  • Definição dos grupos e apresentação dos enigmas.
  • Pesquisa online e coleta de informações.
  • Discussão em grupo para interpretação das pistas.
  • Apresentação da solução encontrada e reflexão coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula única de 60 minutos, onde os alunos poderão vivenciar a prática da investigação literária de maneira lúdica e interativa.

  • Aula 1: 'Caça ao Tesouro Literário Digital' – Exploração e descoberta das obras literárias através de enigmas.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, colaboração entre os membros do grupo e a capacidade de utilizar as ferramentas digitais de pesquisa de forma eficiente e ética. Cada equipe apresentará as obras que conseguiu descobrir e discutirá o processo de pesquisa, abordando as dificuldades encontradas e estratégicas utilizadas. Será avaliado o entendimento da obra em questão, a qualidade da pesquisa realizada e o grau de envolvimento com a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessárias ferramentas digitais como computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet, além de plataformas online que permitam a interação do grupo. Recursos didáticos como guias de literatura estrangeira e acesso a bibliotecas digitais também serão valiosos na assistência aos alunos durante a resolução dos enigmas.

  • Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet.
  • Plataforma online para trabalho colaborativo.
  • Guia de referência de obras clássicas da literatura estrangeira.
  • Acesso a bibliotecas digitais e bases de dados acadêmicos.

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