A atividade propõe a organização de um café literário no formato de debate, onde os alunos do 3º ano do Ensino Médio discutirão temas de relevância social, econômica, política e ambiental. Cada mesa de debate terá um tema específico, e os alunos, em grupos, circularão entre elas para discutir e argumentar a partir de textos de apoio previamente selecionados pelo professor. O professor atuará como facilitador, estimulando o pensamento crítico, a expressão oral e a capacidade de argumentação dos alunos. Os textos de apoio serão compostos por artigos, reportagens e ensaios que abordam as temáticas selecionadas, oferecendo uma base sólida para as discussões. A atividade será dividida em duas partes principais: a preparação, na qual os alunos estudarão os textos e formularão seus argumentos, e o debate propriamente dito, em que haverá o intercâmbio de ideias entre os grupos. O objetivo é não apenas desenvolver habilidades argumentativas, mas também promover a reflexão sobre questões contemporâneas importantes, incentivando os estudantes a construírem posicionamentos críticos e fundamentados.
Esta atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar de forma coerente e fundamentada, aprimorar a capacidade de expressão oral e estimular o pensamento crítico sobre temas atuais de relevância social, econômica, política e ambiental. Além disso, busca promover a escuta ativa e o respeito às diferentes opiniões, preparando os estudantes para participações sociais conscientes e críticas. A atividade também tem o objetivo de incentivar a leitura crítica de textos diversos, capacitando os alunos a utilizarem informações de maneira eficaz em seus argumentos, bem como a desenvolverem um posicionamento crítico nas discussões propostas.
A atividade envolverá a análise de textos de apoio para fundamentar argumentações sobre os temas propostos. Os alunos aprenderão a construir argumentos sólidos, a critério de análise e síntese de informações, e a utilizar a retórica de forma eficaz em debates. Essencialmente, o conteúdo programático focará no desenvolvimento de competências de expressão oral, compreensão leitora, pensamento crítico e argumentação baseada em evidências textuais.
A atividade será guiada pela metodologia ativa, centrada no aluno, onde eles serão os principais protagonistas em seu processo de aprendizagem. Através do debate de ideias e da análise dos textos de apoio, os alunos serão estimulados a construir seus próprios conhecimentos. As discussões em grupo serão encorajadas para que os estudantes possam compartilhar perspectivas e refinar seus argumentos. O professor atuará como mediador, fornecendo materiais de apoio, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação ativa de todos.
A atividade será realizada em três sessões de 50 minutos cada, constituindo um total de 3 horas de carga horária. Na primeira sessão, será feita a introdução ao projeto, apresentação dos temas e distribuição dos textos de apoio. A segunda sessão será dedicada à preparação dos alunos para os debates, com leitura e discussão dos textos em grupo. Na terceira e última sessão, ocorrerão os debates em si, seguindo a dinâmica do rodízio entre mesas com temas diferentes.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões, na capacidade de utilizar os textos de apoio para embasar suas argumentações e na habilidade de expressar suas ideias de forma clara e coerente. Será valorizada a originalidade do pensamento crítico e a capacidade de ouvir e considerar as opiniões alheias respeitosamente. Feedbacks construtivos serão dados após os debates para que os alunos possam refletir sobre suas performances e aprender com a experiência.
Os recursos para esta atividade incluem um conjunto de textos de apoio selecionados para cada tema, a serem fornecidos em formato digital ou impresso. Será utilizada uma sala apropriada que possibilite a disposição das mesas de debate e a circulação dos alunos. Serão necessários também material de escrita para anotações e, se possível, um dispositivo de gravação para os debates, permitindo posterior análise e feedback.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula