Catfish das Palavras

Desenvolvida por: Laís Lim (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Produção Criativa e Análise Crítica

Nesta atividade, denominada 'Catfish das Palavras', os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão participar de uma simulação em que precisam descobrir identidades falsas baseadas em perfis textuais. Cada estudante criará um perfil digital fictício utilizando elementos de obras literárias previamente estudadas. Em um formato de aula invertida, os colegas deverão investigar esses perfis para identificar elementos textuais enganosos, empregando informações coletadas durante suas pesquisas. Esta dinâmica visa estimular a produção criativa e a capacidade de análise crítica e interpretativa de textos. Os alunos aprofundarão suas habilidades na interpretação de personagens e compreensão textual, ao mesmo tempo em que desenvolvem a criatividade e pensamento crítico no contexto digital.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade giram em torno do desenvolvimento da habilidade de análise crítica e interpretação textual dos alunos, combinada com a capacidade de produzir conteúdos literários criativamente. Através da simulação de identidades fictícias, os alunos serão incentivados a aplicar seu conhecimento literário de maneira prática, dando vida a personagens e enredos estudados. Também serão estimulados a usar seus conhecimentos de literatura de maneira criativa para construir perfis que apresentem pistas textuais referentes aos personagens das obras literárias, melhorando assim suas habilidades de escrita e interpretação crítica.

  • Desenvolver a análise crítica e interpretação textual.
  • Aplicar conhecimento literário de forma prática.
  • Aprimorar habilidades de escrita criativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG703: Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está focado na análise profunda de textos literários e na criação de conteúdo fictício. Os alunos serão desafiados a ler e interpretar personagens de diferentes obras literárias, com o objetivo de criar perfis que reflitam características únicas e pistas sutis destas figuras. Este processo irá incentivar a investigação e o pensamento crítico, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa ao explorar a intertextualidade e a construção de identidade nos ambientes virtuais.

  • Análise crítica de textos literários.
  • Criação de conteúdo fictício.
  • Leitura e interpretação de personagens.

Metodologia

Para essa atividade pedagógica, será utilizado um modelo de aprendizagem ativa com a implementação de aula invertida. Primeiramente, os alunos criarão perfis fictícios utilizando elementos de obras literárias estudadas. Posteriormente, participarão de uma aula onde tentarão identificar perfis alheios através da análise textual, usando pistas e intertextualidade. Esse método promove um aprendizado autônomo, colaborativo e reflexivo, fortalecendo a compreensão e a aplicação prática dos conhecimentos literários abordados.

  • Modelo de aula invertida.
  • Aprendizagem ativa.
  • Trabalho colaborativo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula é dedicada ao planejamento e criação dos perfis fictícios por parte dos alunos, desenvolvendo tanto a pesquisa quanto a redação dos personagens. A segunda aula foca na atividade prática, onde os alunos investigam os perfis uns dos outros, aplicando suas habilidades de análise crítica e interpretação textual para desvendar as identidades fictícias criadas, promovendo assim um ambiente dinâmico de análise e dedução.

  • Aula 1: Criação dos perfis fictícios.
  • Aula 2: Investigação e dedução dos perfis.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada por meio de critérios que englobam criatividade, precisão e capacidade de análise crítica. Na criação dos perfis, os alunos serão avaliados pela originalidade e pela ligação precisa com as características dos personagens literários escolhidos. Durante a fase de investigação, será avaliada a capacidade dos alunos em identificar pistas textuais e fazer conexões intertextuais. Exemplos de critérios específicos incluem a coerência interna dos perfis, a utilização inteligente de elementos literários e a eficácia em deduzir corretamente a identidade fictícia de colegas.

Materiais e ferramentas:

Para apoiar esta atividade, serão necessários instrumentos digitais que facilitem a criação de perfis fictícios e a interação entre os alunos. Uso de plataformas digitais seguras para compartilhamento dos perfis criados e ferramentas de comunicação e colaboração online são essenciais para a realização de discussões e debates interativos, além de materiais literários previamente estudados para fundamentar a criação dos perfis.

  • Plataformas digitais seguras.
  • Ferramentas de comunicação online.
  • Material literário estudado.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo