Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de explorar a obra 'Vidas Secas', de Graciliano Ramos, sob diferentes perspectivas de criação, através dos conteúdos produzidos para as redes sociais, como o Instagram e o TikTok. Além disso, será realizada a apresentação do autor da obra e a sua relevância para a literatura brasileira. Passado o momento inicial, será solicitado que os alunos façam buscas relacionadas à obra nas redes sociais, utilizando as hashtags como ferramenta. Após as pesquisas, começaremos a selecionar conteúdos encontrados, com o intuito de provocar a curiosidade dos alunos pela obra literária e de demonstrar para eles que há uma rede ampla de outros adolescentes-leitores lendo a mesma obra e compartilhando impressões sobre elas e com os quais eles podem se identificar. Depois, a leitura do livro será dividida em capítulos, de modo que um capítulo seja lido coletivamente e um seja lido em casa, assim seguindo um fluxo de leitura alternado. A frequência de leitura poderá ser acompanhada via grupo no Telegram ou pelo App Maratona, por meio da criação de desafios. Por fim, será proposto um Círculo de Leitura, em que os alunos poderão recorrer a ferramentas digitais para cumprir suas funções (exemplo: os dicionaristas podem recorrer ao Glossário Ceale ou a IAs para obter verbetes de modo criativo). A atividade propõe um aprofundamento na compreensão literária dos estudantes, enriquecendo sua capacidade analítica e apreciativa em relação às diferentes manifestações culturais.
A realização desta atividade visa atender a múltiplos objetivos educacionais. Pretende-se, por um lado, aprimorar a capacidade dos alunos de analisar e compreender obras literárias e suas adaptações para novos formatos de conteúdos, evidenciando outros processos de leitura. Por outro, objetiva-se estimular o pensamento crítico dos estudantes, promovendo um ambiente de debate rico e construtivo sobre as diversas maneiras de interpretar uma obra. Espera-se, ainda, incentivar a apreciação estética das artes em geral, desenvolvendo a sensibilidade, a imaginação e a criatividade dos alunos. Ademais, esta atividade propõe fortalecer a habilidade de argumentação e expressão oral dos participantes, preparando-os para participações sociais mais efetivas e conscientes.
A abordagem de 'Vidas Secas' em sala de aula não se limitará ao estudo do texto literário, mas se expandirá para incluir análises de suas adaptações cinematográficas e teatrais. Os alunos serão convidados a explorar os aspectos narrativos, descritivos e de desenvolvimento de personagem no livro, e como estes são transformados ou reinterpretados nas telas e nos palcos. A atividade proporcionará uma visão holística sobre o processo criativo de adaptação, incentivando os estudantes a perceberem as diversas camadas de significação que uma obra de arte pode apresentar.
Utilizando metodologias ativas como a Sala de Aula Invertida e a Roda de Debate, esta atividade incentiva a participação ativa dos alunos. Na fase preparatória, eles serão encorajados a ler trechos específicos de 'Vidas Secas' e a observar detalhes importantes que serão posteriormente discutidos. A visualização das adaptações será seguida por debates em grupo para que compartilhem suas impressões e análises, promovendo o desenvolvimento de uma compreensão crítica e reflexiva sobre as obras. Esta metodologia busca fomentar um aprendizado mais significativo e engajado, permitindo que os alunos se tornem co-criadores do conhecimento.
A atividade será desenvolvida ao longo de 24 aulas de 50 minutos, incluindo a leitura dirigida de trechos do livro, a visualização das adaptações cinematográficas e teatrais, e a realização da Roda de Debate para discutir as interpretações artísticas.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante os debates, na capacidade de expressarem suas análises críticas das adaptações, e na profundidade e pertinência de seus argumentos. Avaliar-se-á também os relatórios ou ensaios escritos, onde os estudantes deverão comparar as diferentes interpretações artísticas de 'Vidas Secas', demonstrando compreensão das técnicas narrativas empregadas na literatura e suas adaptações. Será valorizada a capacidade de identificar e articular os elementos que contribuem para a apreciação estética da obra nas suas diversas formas.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como cópias do livro 'Vidas Secas', acesso às adaptações cinematográficas e teatrais da obra, espaço adequado para as exibições e debates, além de material de apoio para anotações e elaboração de relatórios ou ensaios. O uso de projetor, tela de projeção e sistema de som também se faz necessário para garantir uma experiência imersiva durante as visualizações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula