Cinecrítica: Filmes que Inspiram Textos

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Interpretação Crítica e Produção Textual

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio assistem a um filme previamente escolhido e, em seguida, participam de uma discussão sobre as diferentes mensagens e funções da linguagem presentes na obra. Trabalhando em grupos, os estudantes são desafiados a escrever uma crítica, analisando a narrativa, os personagens e a mensagem central do filme. Esta atividade visa estimular a interpretação textual, o desenvolvimento do senso crítico e a habilidade de produção escrita utilizando suas próprias avaliações e interpretações do filme. A partir dessa prática, os alunos poderão aperfeiçoar sua capacidade de análise crítica em textos fílmicos, relacionando-as às práticas comunicativas do cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é promover o entendimento crítico e a análise de obras audiovisuais, incentivando o aluno a desenvolver suas capacidades interpretativas e de produção textual. A análise crítica de um filme permite que os alunos compreendam suas mensagens subjacentes e reflexões sobre a sociedade. Ao fim da atividade, espera-se que os alunos aumentem seu repertório analítico e argumentativo, considerando diferentes pontos de vista e refletindo criticamente sobre a relação entre arte e realidade.

  • Desenvolver a habilidade de interpretação crítica de obras audiovisuais.
  • Estimular a produção textual baseada em análise crítica.
  • Fomentar a discussão coletiva e a troca de diferentes perspectivas sobre uma mesma obra.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP51: Analisar criticamente diferentes produções audiovisuais estabelecendo relações entre elementos da linguagem e da estética.
  • EM13LP39: Produzir textos que articulem reflexões sobre representações artísticas e culturais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na interpretação crítica de textos fílmicos, na análise das funções da linguagem, bem como no desenvolvimento da capacidade de produzir textos argumentativos. Além disso, os alunos terão a oportunidade de discutir as representações sociais e culturais presentes nas narrativas cinematográficas. Tais conteúdos auxiliarão os alunos a identificar os recursos expressivos usados na obra e a relacioná-los com contextos culturais e sociais.

  • Interpretação e crítica de textos fílmicos.
  • Análise narrativa e dos personagens.
  • Produção de textos argumentativos e críticos sobre obras audiovisuais.

Metodologia

A metodologia da atividade inclui uma combinação de aprendizagem cooperativa e discussão em grupo, juntamente com a escrita orientada e a reflexão crítica. Inicialmente, os alunos assistem ao filme como uma experiência coletiva, o que fornece uma base comum para a discussão subsequente. Em seguida, a atividade se concentra na colaboração em grupo, onde cada equipe é responsável por analisar e compor uma crítica do filme, permitindo a troca de ideias e a prática de habilidades interpessoais.

  • Exibição de filme e discussão em grupo.
  • Aprendizagem cooperativa para análise e escrita crítica.
  • Orientação docente para direcionar reflexões e produções textuais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando duas horas de carga horária. Na primeira aula, o foco será a exibição do filme e a discussão inicial sobre os aspectos mais marcantes observados pelos alunos. Na segunda aula, os estudantes trabalharão em grupos para elaborar a crítica, com orientação do professor, finalizando a atividade com a apresentação dos resultados.

  • Aula 1: Exibição do filme (60 minutos) e discussão inicial.
  • Aula 2: Trabalho em grupos para produção da crítica escrita e apresentação dos resultados (60 minutos).

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na participação ativa durante as discussões, a qualidade da análise crítica no texto produzido e a capacidade de trabalhar em equipe. A metodologia avaliativa incluirá uma rubrica que valorize a clareza argumentativa, a profundidade da análise, a coerência e coesão textuais, bem como a colaboração e o respeito às contribuições dos colegas. Por exemplo, a qualidade do texto produzido será analisada quanto à organização das ideias, argumentação, uso correto da norma padrão da língua escrita e pertinência dos conceitos explorados relativos ao filme analisado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais audiovisuais e tecnológicos que facilitem a apreciação e discussão do filme. É fundamental que o ambiente seja adequado para a projeção do filme e as atividades de grupo. Além disso, os alunos contarão com pautas de orientação e critérios para a produção do texto crítico.

  • Reprodutor de vídeo e projetor.
  • Cópia do filme previamente selecionado.
  • Guias de orientação para produção textual.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo