Cineforum Saludable: Análise e Reflexão em Espanhol

Desenvolvida por: Taiane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Saúde e Bem-Estar

O cineforum 'Saludable' propõe uma imersão na língua espanhola através da análise e discussão de curtos vídeos ou documentários relacionados à saúde pessoal e comunitária, seguindo os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS 3). Esta atividade foi pensada para promover o engajamento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio em práticas de debate e reflexão crítica em espanhol, abordando temas contemporâneos e relevantes. Os alunos assistirão a uma seleção de conteúdos audiovisuais em espanhol, seguido de uma roda de debate, onde terão a oportunidade de expressar opiniões, interpretações e fazer conexões com a realidade da saúde em suas comunidades. Este plano visa desenvolver competências de interpretação de conteúdo, expressão oral e engajamento com temas globais de saúde em um contexto significativo e prático de aprendizado de língua estrangeira.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa desenvolver a fluência verbal e a capacidade crítica dos estudantes em espanhol, estimulando o engajamento com temas de saúde e bem-estar de maneira profunda e reflexiva. Os objetivos incluem aprimorar a interpretação de conteúdo audiovisual em língua estrangeira, fomentar a expressão oral através da participação ativa em debates, e incentivar a conexão entre os temas discutidos e suas aplicações na vida pessoal e comunitária dos alunos.

  • Desenvolver habilidades de compreensão auditiva e interpretação de conteúdo audiovisual em espanhol.
  • Praticar a expressão oral em espanhol em um contexto de debate para expressar opiniões e argumentar pontos de vista.
  • Estimular a capacidade crítica e reflexiva sobre temas de saúde e bem-estar ligados à realidade dos alunos.
  • Promover a aplicação de conhecimentos linguísticos em contextos significativos e reais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
  • EM13LGG703 - Analisar, criticar e utilizar, em diferentes contextos, práticas de linguagem oral, levando em conta a situação comunicativa, o tema/assunto, os interlocutores e o gênero do discurso.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a seleção e análise de vídeos e documentários em espanhol que tratem de temas relacionados à saúde e bem-estar, seguido de uma discussão estruturada. Este formato permite explorar diversos aspectos da saúde (física, mental, pública e ambiental), incentivando a reflexão sobre como esses temas impactam a vida pessoal e comunitária.

  • Seleção de conteúdo audiovisual em espanhol relacionado à saúde e bem-estar.
  • Técnicas para análise crítica de conteúdo audiovisual.
  • Estratégias para expressão oral e argumentação em debates.

Metodologia

A metodologia engloba uma abordagem ativa e participativa, utilizando a técnica 'Atividade Mão-na-massa' para a análise dos vídeos/documentários, 'Roda de Debate' como forma de estimular a conversação e reflexão crítica, e 'Aprendizagem Baseada em Jogos' para envolver e motivar os alunos na prática da língua. Essa combinação de metodologias visa criar um ambiente dinâmico e interativo, onde os alunos são encorajados a se expressarem e a se envolverem ativamente na aprendizagem.

  • Exibição e análise de vídeos/documentários
  • Condução de rodas de debate em espanhol
  • Uso de jogos de linguagem para aquecimento ou fixação de vocabulário

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira sessão, ocorrerá a exibição e análise dos conteúdos audiovisuais. A segunda sessão será dedicada à roda de debate, permitindo a expressão de opiniões e a discussão crítica dos temas abordados.

  • Aula 1: Exibição e análise de vídeos/documentários em espanhol.
  • Aula 2: Roda de debate sobre os temas de saúde e bem-estar abordados.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante as sessões de cineforum e na roda de debate. Será considerada a capacidade de compreensão dos vídeos/documentários, a qualidade das intervenções no debate, a utilização adequada do vocabulário em espanhol e a habilidade de realizar conexões relevantes com o tema de saúde e bem-estar. Feedback individual e coletivo será fornecido, visando o desenvolvimento contínuo das competências linguísticas e críticas dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, será necessário um conjunto de recursos incluindo projeção de vídeo, acesso à internet para seleção de conteúdo audiovisual em espanhol, espaço adequado para a realização de debates em grupo e materiais de apoio para anotações. Estes recursos são essenciais para garantir a qualidade da exibição do conteúdo e o engajamento dos alunos na atividade proposta.

  • Projetor e tela para exibição dos vídeos/documentários.
  • Acesso à internet.
  • Sala adequada para debate.
  • Material de apoio para anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo