Esta atividade prática envolve os alunos do 3º ano do Ensino Médio no desafio de adaptar trechos emblemáticos da Literatura Modernista Brasileira para o formato de curtas-metragens. Abrangendo obras de autores notórios como Oswald de Andrade e Clarice Lispector, os estudantes deverão, em grupos, selecionar passagens das obras, elaborar um roteiro adaptado, e planejar cuidadosamente todos os aspectos da produção, que inclui a seleção do elenco, figurino e cenários. Esta abordagem não só promove uma compreensão profunda dos textos literários e sua contextualização histórico-cultural, mas também fomenta o desenvolvimento de habilidades essenciais, como o trabalho em equipe, o planejamento estratégico e introdução a técnicas de produção audiovisual. A finalidade é não apenas estudar a literatura, mas vivenciá-la, compreendendo sua relevância e potencial de adaptação para outras mídias.
O objetivo desta atividade é duplo: por um lado, promover uma imersão na Literatura Modernista Brasileira, permitindo aos alunos uma compreensão mais aprofundada dos textos e seus contextos; por outro, desenvolver habilidades práticas e teóricas ligadas à produção audiovisual. Os estudantes serão incentivados a trabalhar em equipe, desenvolver competências em planejamento, tomada de decisão e solução criativa de problemas, enquanto aplicam conceitos literários em um meio digital e dinâmico.
A atividade se baseia na análise e interpretação de textos da literatura modernista brasileira, com enfoque especial em autores como Oswald de Andrade e Clarice Lispector. Através da adaptação desses textos para curtas-metragens, os alunos abordarão conceitos fundamentais de roteiro, produção audiovisual, direção de arte e atuação, proporcionando uma compreensão multidimensional da obra literária e sua representação no cinema.
A metodologia ativa será o centro da abordagem pedagógica, com os alunos atuando como principais agentes do processo de aprendizagem. Isso inclui a interpretação crítica de textos literários, discussões em grupo sobre possibilidades de adaptação, e oficinas práticas focadas em técnicas de produção audiovisual. A colaboração é incentivada através do trabalho em equipe, e o produto final - um curta-metragem - será resultado direto do engajamento e comprometimento dos estudantes.
Considerando a carga horária total de 1 hora, dividida em 1.2 aulas de 50 minutos, esta atividade será introduzida e desenvolvida de maneira intensiva, focando cada encontro na progressão das etapas de produção, desde a seleção do texto até a finalização do curta-metragem.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, qualidade e coerência do roteiro adaptado, originalidade e criatividade na seleção do elenco, figurino e cenários, além da execução e edição do curta-metragem. Será levado em conta o trabalho em equipe e a habilidade de juntar imaginativamente o texto literário com elementos audiovisuais. Cada grupo receberá feedback construtivo, focando tanto nos pontos fortes quanto nas áreas a serem aprimoradas.
Os recursos compreendem material para leitura das obras modernistas, equipamento de gravação de vídeo e áudio, acessórios para o desenvolvimento de cenários e figurinos, além de softwares de edição de vídeo. Materiais adicionais podem ser providenciados pelos próprios alunos, incentivando a criatividade e o uso de recursos acessíveis.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula