A atividade proposta intitulada Oratória e comunicação, SEGUNDO BIMESTRE, visa integrar os estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio na exploração das intersecções entre as linguagens verbal e não verbal através da criação de projetos multimídia, como vídeos, podcasts e representações teatrais. Abrangendo temas de relevância cultural ou política, os alunos serão estimulados a se engajar em um processo criativo e crítico, buscando formas inovadoras de comunicação. O trabalho realizado em grupo promoverá não só a colaboração, mas também o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Após a conclusão dos projetos, os grupos apresentarão seus trabalhos para a turma, proporcionando um momento de compartilhamento de ideias e técnicas. Essas apresentações serão seguidas por uma roda de debate, na qual a turma terá a oportunidade de discutir o impacto das escolhas linguísticas na recepção da mensagem pelo público. Este diálogo fomentará uma reflexão profunda sobre a importância da seleção consciente de diferentes formas de comunicação na transmissão efetiva de ideias.
O objetivo central desta atividade é permitir que os alunos compreendam e analisem de maneira crítica a importância e o impacto das diferentes linguagens e de suas intersecções na comunicação eficaz. Os estudantes desenvolverão habilidades para selecionar conscientemente e utilizar de forma integrada linguagens verbal e não verbal, considerando os contextos culturais e políticos abordados. Através do processo criativo, visamos estimular a inovação e a expressão individual e coletiva, preparando os alunos para situações reais de comunicação e disseminação de ideias. Adicionalmente, fomentaremos a capacidade de debate e reflexão crítica sobre as escolhas comunicacionais e seu impacto na interpretação e construção de significados pelo público.
O programa da atividade engloba o estudo integrado das linguagens verbal e não verbal, abrangendo suas funcionalidades e aplicações em múltiplos contextos de comunicação. Através da criação de projetos multimídia, os alunos terão a oportunidade de explorar a diversidade de expressão oferecida por diferentes meios e formatos, tais como vídeo, áudio e performance. O debate subsequente às apresentações permitirá uma análise profunda sobre a recepção das mensagens, incentivando uma reflexão sobre a importância da adaptação linguística segundo o público-alvo e o contexto.
A metodologia aplicada nesta atividade envolve uma abordagem prática e participativa, capaz de engajar os alunos no processo de aprendizagem ativa. Inicialmente, será fornecido um embasamento teórico sobre linguagens verbal e não verbal, seguido de uma fase de brainstorming em grupos para a escolha do tema do projeto. A construção dos projetos multimídia será orientada por uma série de workshops práticos, visando ao desenvolvimento das habilidades técnicas necessárias. As apresentações promoverão uma troca de conhecimentos entre os grupos, que será aprofundada durante a roda de debate, estimulando o pensamento crítico e reflexivo.
A atividade será distribuída ao longo de 24 aulas de 50 minutos, totalizando 20 horas. Iniciaremos com aulas teóricas abordando as linguagens verbal e não verbal, seguido de sessões de brainstorming e planejamento. A maior parte do cronograma será dedicada aos workshops práticos e ao desenvolvimento dos projetos. As últimas aulas serão reservadas para as apresentações e para a realização da roda de debate.
A avaliação da atividade será realizada considerando diversos aspectos, como a criatividade e originalidade do projeto, a integração efetiva entre as linguagens verbal e não verbal, a relevância do tema escolhido e a qualidade técnica do produto final. Além disso, será avaliada a capacidade de argumentação e reflexão demonstrada durante a roda de debate. A participação ativa no processo de criação e debate, bem como a colaboração com o grupo, também serão critérios relevantes. Exemplos de rubricas avaliativas serão fornecidos para orientar os alunos e garantir critérios claros e objetivos de avaliação.
Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como computadores com softwares de edição de áudio e vídeo, gravadores digitais, câmeras, materiais de cenografia e figurino para as representações teatrais. Também serão disponibilizados espaços adequados para as gravações e ensaios. Além dos recursos físicos, a atividade contará com materiais de leitura e vídeos educativos sobre o uso das linguagens verbal e não verbal em diferentes contextos de comunicação.
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