Criação de Um Podcast Persuasivo

Desenvolvida por: Ednalv… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estratégias Discursivas

A turma do 3º ano do Ensino Médio criará podcasts voltados para estratégias discursivas de persuasão em temas atuais. Esta atividade se propõe a desenvolver habilidades de comunicação oral e crítica ao introduzir os alunos ao formato do podcast, uma mídia crescente em relevância no cenário atual. A atividade é composta por duas etapas: na primeira aula, os estudantes irão investigar exemplos de podcasts, analisando as técnicas persuasivas usadas, por meio da metodologia de Sala de Aula Invertida. Esta abordagem promove o aprendizado autônomo e a responsabilidade dos alunos na construção do conhecimento. Na segunda aula, em formato de Aula Expositiva, os estudantes apresentam seus podcasts à turma, discutindo como as estratégias persuasivas foram aplicadas, fortalecendo suas habilidades de argumentação e comunicação oral.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam na construção e análise de textos orais, com ênfase em estratégias discursivas persuasivas. O intuito é alinhar as competências desenvolvidas com a BNCC, incentivando a responsabilidade e a autonomia dos alunos, conforme as exigências do século XXI. Os estudantes desenvolverão a capacidade de construir argumentos convincentes, aplicar técnicas de persuasão eficazes e comunicar suas ideias de maneira clara e eficaz. Este processo pretende preparar os alunos para desafios futuros, como o exame do ENEM e outras situações que demandem comunicação efetiva.

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral persuasivas.
  • Aplicar estratégias discursivas ao criar conteúdo original.
  • Ampliar o entendimento de mídias digitais e suas infinitas possibilidades.
  • Favorecer a reflexão crítica a partir da escolha de temas relevantes contemporâneos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP01: Analisar, comparar e integrar textos, com base em diferentes textos e linguagens, construindo, por inferência ou dedução, múltiplos textos e propostas de leitura.
  • EM13LP16: Elaborar produções orais e escritas, considerando a formulação de estratégias argumentativas de acordo com diferentes finalidades.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade visa estruturar a criação de argumentos eficazes voltados para a persuasão em um formato de podcast. Os alunos aprofundarão seu conhecimento sobre diferentes técnicas de persuasão, como o uso da retórica clássica, as apelações emocionais e as técnicas de storytelling. O estudo e prática dessas técnicas no contexto de conteúdos atuais darão suporte à escrita e apresentação de argumentos convincentes, bem como ao desenvolvimento da capacidade de discutir criticamente temas relevantes na atualidade, preparando os alunos para um envolvimento ativo em debates sociais.

  • Estudo de estratégias discursivas e persuasivas.
  • Observação e análise de podcasts como recurso educacional.
  • Desenvolvimento de técnicas de storytelling no discurso.

Metodologia

As metodologias aplicadas têm como foco principal a interação e o protagonismo dos alunos. Na primeira aula, será adotada a Sala de Aula Invertida, que promove um ambiente onde os alunos assumem responsabilidades no seu aprendizado, investigando previamente sobre podcasts e estratégias de persuasão. Esse método estimula a autonomia e a autoavaliação, fatores essenciais para o desenvolvimento de um aprendizado significativo e crítico. Na segunda aula, a Aula Expositiva permite que os alunos compartilhem suas produções em podcast com seus pares, o que não só fortalece habilidades de comunicação oral, mas também induz à mineração de conhecimentos a partir da observação e análise crítica do trabalho realizado por outros.

  • Sala de Aula Invertida na análise inicial de podcasts.
  • Aula Expositiva com apresentação de resultados e feedback em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi distribuído em duas aulas de 50 minutos cada, com a intenção de otimizar o tempo e garantir que todas as etapas sejam cumpridas satisfatoriamente. A primeira aula é direcionada ao estudo e análise de podcasts existentes, por meio da estratégia pedagógica de Sala de Aula Invertida. Este momento é focado na pesquisa, onde os alunos devem se preparar antecipadamente, agindo ativamente como pesquisadores. A segunda aula é o momento de exposição, onde cada grupo apresenta seu podcast e as técnicas discursivas utilizadas, recebendo e fornecendo feedback. Essa estrutura ajuda a garantir a assimilação dos conteúdos e o desenvolvimento de competências essenciais para os estudantes.

  • Aula 1: Pesquisa e análise de estratégias persuasivas em podcasts.
  • Momento 1: Introdução ao Podcast e Objetivo da Aula (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o crescimento e a importância dos podcasts como meio de comunicação no cenário atual. Explique aos alunos que eles irão explorar exemplos de podcasts para identificar e analisar estratégias persuasivas. É importante que contextualize a relevância das técnicas persuasivas na formação de argumentos convincentes. Pergunte aos alunos se já consomem podcasts e quais são seus favoritos, incentivando uma breve discussão. Observe se todos os alunos compreenderam o objetivo da aula.

    Momento 2: Investigação e Análise Individual (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos alunos que acessem plataformas de podcast como Spotify ou YouTube e selecionem um episódio de seu interesse que abordem temas atuais e relevantes. Oriente os alunos a ouvirem o conteúdo durante a aula, focando especificamente nas técnicas persuasivas utilizadas, como storytelling, uso de dados e exemplos, ou a forma como o orador se comunica. Permita que tomem notas sobre o que observarem. Este momento é crucial para promover a autonomia dos alunos, portanto, evite intervir excessivamente a menos que solicitado. Avalie o engajamento através do acompanhamento das escolhas e anotações dos estudantes.

    Momento 3: Discussão em Duplas e Compartilhamento de Ideias (Estimativa: 15 minutos)
    Forme duplas e peça que compartilhem suas observações sobre os podcasts ouvidos. Instrua os alunos a discutirem as estratégias persuasivas identificadas e a relevância dos temas abordados, fomentando o pensamento crítico e a troca de perspectivas. Sugira que cada dupla prepare uma breve síntese das principais estratégias identificadas para compartilhar com a turma. Observe se as discussões são produtivas e se há colaboração entre os pares.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Pergunte a algumas duplas voluntárias para compartilhar suas descobertas com a turma. Garanta que diferentes estratégias sejam destacadas. Dê espaço para que os alunos façam perguntas e ofereçam comentários construtivos. Utilize este momento para reforçar os pontos mais importantes sobre a persuasão no discurso oral. Avalie o conhecimento adquirido através da qualidade das apresentações e das perguntas elaboradas pelos colegas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere fornecer transcrições dos podcasts para alunos com deficiência auditiva. Utilize tecnologias assistivas, como leitores de tela, para alunos com deficiência visual, garantindo acesso total ao conteúdo. Promova um ambiente acolhedor, no qual todos os alunos, independentemente de suas habilidades, possam participar ativamente das discussões e compartilhamento de ideias. Esteja atento às necessidades de alunos que possam ter dificuldade com audição prolongada, oferecendo breaks ou resumos específicos, se necessário.

  • Aula 2: Apresentação e discussão dos podcasts criados pelos alunos.
  • Momento 1: Introdução à Apresentação (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula fazendo uma breve introdução sobre a importância do feedback construtivo na melhoria das habilidades de comunicação. Explique que a aula de hoje será dedicada à apresentação dos podcasts criados e que todos terão a oportunidade de ouvir e discutir os trabalhos dos colegas. É importante que os alunos entendam que o ambiente deve ser respeitoso e acolhedor para que todos se sintam à vontade para expor suas ideias.

    Momento 2: Apresentação dos Podcasts (Estimativa: 25 minutos)
    Peça aos alunos que formaram grupos para se voluntariar e apresentar seus podcasts. Cada grupo terá um tempo determinado para a apresentação, sugira algo em torno de 3 a 5 minutos por grupo, dependendo do número de grupos. Durante as apresentações, observe o uso das estratégias persuasivas discutidas anteriormente e a clareza na comunicação oral. Avalie o engajamento dos alunos ao observar se estes estão atentos e respeitosos durante as apresentações dos colegas.

    Momento 3: Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    A seguir, promova uma discussão aberta em que os alunos podem oferecer feedback construtivo sobre os podcasts apresentados. Incentive-os a falar sobre as estratégias persuasivas mais eficazes que identificaram e a comentar sobre a originalidade e relevância dos temas abordados. É importante que você media a discussão para garantir que todos se sintam à vontade para participar e que os comentários sejam sempre respeitosos. Utilize indicadores de aprendizagem como a capacidade dos alunos de expressar suas opiniões de forma crítica e respeitosa.

    Momento 4: Reflexão e Síntese (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula pedindo aos alunos que reflitam sobre a experiência de criar e apresentar um podcast. Pergunte a eles o que aprenderam sobre as técnicas persuasivas e como acreditam ter melhorado suas habilidades de comunicação. Esta etapa é uma oportunidade para autoavaliação e para que os alunos expressem o que consideram seus principais avanços. Você também pode reforçar a importância da comunicação efetiva em diversas áreas, não apenas acadêmicas, mas também na vida profissional e pessoal.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir inclusão e acessibilidade, forneça recursos que permitam a participação ativa de todos, como gravações das apresentações para quem precisar revisitar o conteúdo. Garanta que todos os alunos, independente de suas habilidades, possam se expressar, talvez oferecendo alternativas de apresentação para aqueles que não se sentem confortáveis falando em público. Crie um ambiente seguro e de apoio, onde os feedbacks são sempre dados de maneira positiva e construtiva. Se possível, organize a sala de modo que facilite a mobilidade de todos e utilize tecnologias assistivas, se necessário, para garantir acesso igualitário às atividades.)

Avaliação

Um mix de avaliações formativa e somativa será utilizado para aferir os objetivos de aprendizagem. A avaliação formativa ocorrerá durante a primeira aula e consistirá na análise do envolvimento dos alunos com a pesquisa de podcasts e as reflexões extraídas deste estudo. O objetivo aqui é garantir que os alunos estejam engajados e que a pesquisa impacte positivamente na produção do conteúdo final. A avaliação somativa acontecerá durante a segunda aula, com base nos podcasts apresentados. Serão considerados como critérios a clareza de apresentação, adequação das estratégias discursivas empregadas e a capacidade de interagir com o feedback recebido. Exemplos práticos incluem a autoavaliação e a avaliação entre pares, abordando a profundidade e a originalidade do podcast. Tais processos garantirão que os alunos se sintam investidores em seu processo de aprendizagem e incentive a autorreflexão sobre as práticas realizadas.

  • Avaliação formativa do engajamento e pesquisa dos alunos.
  • Avaliação somativa através da apresentação e clareza do podcast.
  • Autoavaliação e avaliação entre pares sobre a originalidade do conteúdo e adequação das estratégias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados diversos recursos didáticos que incentivam o uso da tecnologia e exploram os formatos multimodais. O uso da internet será essencial para a pesquisa e desenvolvimento dos scripts de podcast, onde plataformas como YouTube e Spotify servirão como referência para os exemplos a serem analisados. Ferramentas de gravação de áudio, como audacity ou gravadores integrados aos dispositivos pessoais dos alunos, facilitarão a produção do podcast. Além disso, é recomendável que os estudantes utilizem plataformas de discussão online, como Google Classroom ou Padlet, para trocarem ideias e receberem feedback em tempo real.

  • Plataformas de podcasting como Spotify e YouTube.
  • Ferramentas de gravação de áudio como Audacity.
  • Plataformas de discussão e colaboração online, como Google Classroom e Padlet.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecendo os desafios que os professores enfrentam diariamente, é vital que estratégias práticas, de pouco custo e eficazes, sejam adotadas para garantir que a inclusão e a acessibilidade sejam abordadas adequadamente. Apesar de nenhum aluno desta turma possuir condições específicas, é importante assegurar que todos tenham acesso às ferramentas necessárias para desenvolver a atividade – garantindo que a escola disponibilize dispositivos para alunos sem recursos tecnológicos em casa, por exemplo. Será vital também que todas as instruções sejam claras e explicativas para todos, incentivando a participação ativa de todos os alunos, independentemente do background tecnológico ou social. Essas práticas devem ressignificar o ambiente inclusivo e acolhedor para que colaboram, garantindo que cada aluno tenha a oportunidade de brilhar e desenvolver seu potencial verbal e crítico de maneira igualitária e estimulante.

  • Garantir acesso a dispositivos e conexão de internet para todos os alunos.
  • Instruções claras e universais para garantir a compreensão e participação ativa de todos.
  • Disponibilização de espaços de compartilhamento e colaboração que enriqueçam o entendimento coletivo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo