Crônicas do Futuro: IA em Nossas Vidas

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Inteligência Artificial e Sociedade

A proposta desta atividade é conduzir os alunos do 3º ano do Ensino Médio a uma reflexão profunda sobre o impacto da inteligência artificial (IA) no futuro da sociedade. Partindo de uma pesquisa inicial sobre as aplicações atuais da IA, os estudantes desenvolverão crônicas que imaginam como essas tecnologias podem evoluir e alterar a vida cotidiana, aprofundando-se nos aspectos tecnológicos, humanos, éticos e sociais envolvidos. Por meio da escrita criativa, busca-se estimular a capacidade de análise crítica dos alunos sobre os avanços tecnológicos e suas consequências. A atividade culminará em uma roda de leitura, onde as crônicas serão compartilhadas, promovendo debate e reflexão coletiva sobre as múltiplas perspectivas do futuro com a IA.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreenderem e refletirem criticamente sobre o papel e o impacto da inteligência artificial no futuro da sociedade. Pretende-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de identificar as potenciais transformações trazidas pela IA nas rotinas diárias e nas relações sociais, humanas e éticas, usando a escrita criativa como meio de expressão e reflexão. Além disso, busca-se promover habilidades de pesquisa, análise crítica, escrita expressiva e debate, fomentando um aprendizado multidisciplinar e a capacidade de articulação de ideias complexas de forma coesa e crítica.

  • Compreender o impacto potencial da IA no futuro da sociedade
  • Promover reflexão crítica sobre as implicações éticas e sociais da IA
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica
  • Incentivar a escrita criativa como meio de expressão e reflexão
  • Fomentar o debate e a troca de ideias sobre futuros tecnológicos possíveis

Conteúdo Programático

Esta atividade aborda temas interdisciplinares, como inteligência artificial, ética, sociedade e literatura. Ao explorar o impacto da IA, os alunos desenvolverão uma compreensão abrangente sobre como a tecnologia influencia as relações humanas e a sociedade. As crônicas, como gênero literário, servirão de meio para que os estudantes expressem suas visões e reflexões, permitindo a exploração de conceitos narrativos e estruturas textuais. Este conteúdo propicia uma reflexão profunda sobre os rumos da tecnologia e seus desdobramentos éticos e sociais, preparando os alunos para pensar criticamente sobre o impacto da tecnologia em suas vidas.

  • Introdução às aplicações atuais da inteligência artificial
  • Discussão sobre o impacto da IA na sociedade e nas relações humanas
  • Princípios básicos da ética em tecnologia
  • Estrutura e características da crônica como gênero literário
  • Técnicas de escrita criativa e expressão pessoal

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade estimula o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento. Inicialmente, a pesquisa sobre aplicações atuais da IA visa ativar os conhecimentos prévios e aguçar a curiosidade, fornecendo substrato para a criação das crônicas. A escrita individual das crônicas permite que os alunos expressem suas reflexões de maneira criativa, promovendo também o desenvolvimento da habilidade de escrita. A roda de leitura e o debate subsequente são momentos de compartilhamento e expansão das reflexões, onde a escuta ativa e o respeito às diferentes visões fomentam uma rica troca de perspectivas.

  • Pesquisa guiada sobre inteligência artificial
  • Oficina de escrita para desenvolvimento das crônicas
  • Roda de leitura das crônicas produzidas pelos alunos
  • Debate orientado sobre os temas abordados nas crônicas
  • Reflexão coletiva e feedback sobre a atividade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão pesquisas e começarão a elaboração das crônicas. A segunda aula será dedicada à finalização da escrita, seguida pela roda de leitura e debate. Este cronograma facilitará um desenvolvimento estruturado da atividade, permitindo tempo adequado para pesquisa, reflexão, escrita e discussão.

  • Aula 1: Pesquisa sobre IA e início da escrita das crônicas
  • Aula 2: Finalização das crônicas, roda de leitura e debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será centrada no processo e na participação ativa dos alunos. Serão considerados critérios como coerência e originalidade das crônicas, profundidade da reflexão sobre o impacto da IA, capacidade de pesquisa e utilização das informações no desenvolvimento textual, qualidade da escrita e participação no debate. Feedbacks construtivos serão fornecidos, focando no desenvolvimento criativo e crítico dos alunos. Exemplos de crônicas bem elaboradas e debates enriquecedores poderão ser destacados como modelos de excelência.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a fase de pesquisa, materiais para escrita (computadores ou cadernos), e um espaço apropriado para o debate em grupo. Artigos, vídeos e reportagens sobre inteligência artificial fornecerão subsídios para a pesquisa inicial. Além disso, guias de escrita criativa e exemplos de crônicas apoiarão os alunos na formulação de suas obras.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para escrita (computadores ou cadernos)
  • Espaço adequado para leitura e debate
  • Guias de escrita criativa
  • Exemplos de crônicas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo